Pensamentos do Dia

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

Voltenion

Re: Pensamentos do Dia

Postby Voltenion » Fri Nov 02, 2012 4:56 pm

A doença do sono que eu saiba ainda é muito usada. Mais ainda não tive assim tantas oportunidades para certificar ou não. Foi uma boa invenção, mas foi tão boa que era usada em todo lado. Até novatos acabados de acordar conheciam a "doença do sono". Há que se arranjar novas razões.

Múltiplas contas criei quando era um noob e aquela regra de não poder fazer logo as 15 personagens seguidas, num miudo agarrado a esta droga só podia dar em mais uma conta. Seja como for, acho que fui apanhado em menos de um mês e eles juntaram-me as contas. Nunca é uma boa ideia porque mesmo que alguém consiga jogar 30 personagens (e bem), vai haver sempre uma ou outra que nascem na mesma terra. Eu sei que os dois que tive em grande chifre não me ajudaram nada. Só comecei a jogar com o Welm, quando o Arrav se foi embora numa viajem qualquer e morreu. E depois é muito estranho estarem duas personagens que não têm razão nenhuma para não se ajudarem e estão ali sem se ajudarem porque isso seria batota. Para não fazerem CRB fazem CRB.

Já agora, com estes post enormes só deixas saudades ao pessoal. Vai lá criar uma conta (ou duas) :lol:
"Delete Fu Island" activist.
Encaitaron

Postby Encaitaron » Fri Nov 02, 2012 5:10 pm

Voltenion wrote: A doença do sono que eu saiba ainda é muito usada.

Isso não é bom sinal portanto.

Voltenion wrote: Para não fazerem CRB fazem CRB.

Acredito que isto já deve ter sido discutido, mas isso é um paradoxo que sempre me incomodou. Naturalmente, criar personagens para servirem de mão de obra ou ajudarem a expandir o "teu império" é CRB 101, agora muitas vezes, independentemente de usares uma conta ou várias, quando tens vários personagens há sempre a possibilidade de alguns se virem a cruzar, independentemente de ser voluntário ou não.

Supondo que o teu personagem A que vive em Terra X.
Supondo que o teu personagem B, é empregado de C e te manda falares com A para adquirir, sei lá maRchados de batalha de aço, ou mais credível, ossos para fazer lanças.
O que é que o teu personagem B vai dizer? epah desculpa chefe, vai tu, o A cheira mal?
Ou quando o A vai para entregar os items a B vai deixa-los cair ao chão para não ser apanhado pelo PD? Que ainda assim vai acabar por perguntar "TU! Porque raio tens dois personagens no mesmo local?"

No final, este é um paradoxo "maravilhoso". Metagaming é geralmente um dos pecados capitais de roleplay... e no entanto para não cometeres irregularidades no jogo tens de recorrer a metagaming.

Metagaming: Neste contexto, utilizar conhecimento adquirido ooc para decidir as acções em ic
Your mother plays Cantr II in hell!
Franzzz

Postby Franzzz » Fri Nov 02, 2012 6:44 pm

Polícia para quem precisa, mas quem precisa de polícia?

Se o jogador pensasse no Players Department como um aliado na superação destes tipos de ocorrências, bastaria comunicá-lo da situação. Se eu ainda estivesse por lá, certamente autorizaria (contando para isto com autorização de meus superiores) o jogador a continuar com o roleplay, recebendo as armas de aço normalmente e as entregando ao seu chefe. A personagem ficaria sob fiscalização durante todo o roleplay e o jogo prosseguiria normalmente depois disto.
também conhecido como HFrance
Encaitaron

Postby Encaitaron » Fri Nov 02, 2012 8:17 pm

Tens ai um post que pode ser bem polémico :P

Franzzz wrote:Polícia para quem precisa, mas quem precisa de polícia?

No meu tempo chamávamos-lhes os "lituanos" :lol:

Não sei se a situação mudou nestes últimos anos, mas tenho a sensação que o PD sempre pareceu como uma entidade meio distante para a comunidade. O PD geralmente era quem mandava as noticias no menu principal do jogo; quem perguntava porque temos 2 chars no mesmo sitio; mas quem parecia não fazer nada em relação ao anti-jogo dos lituanos, etc...

Sinceramente, imagino que ser do PD seja uma tarefa um bocado ingrata. Agora, uma coisa que os jogadores devem ter em atenção, e mais que os jogadores, o próprio PD, é que PD quer dizer Players Department e não Police Department.

Se há coisa que aprendi nestes últimos anos é que, de um ponto de vista geral, as pessoas não gostam muito de hierarquias enquanto ooc. Embora as pessoas compreendam a necessidade e utilidade de um admin, ou semelhante, num rp, quer para garantir o cumprimento das regras quer, em alguns jogos, o próprio desenvolvimento da história, quando essa entidade começa a influenciar o livre arbítrio do jogador, o jogador "passa-se" completamente.

Franzzz wrote:Se o jogador pensasse no Players Department como um aliado na superação destes tipos de ocorrências, bastaria comunicá-lo da situação. Se eu ainda estivesse por lá, certamente autorizaria

Pessoalmente, acho que não faz muito sentido, ou pelo menos, não será o mais adequado, o jogador dirigir-se ao PD e comunicar-lhe a situação, mas sim, o PD verificar a situação dita suspeita e analisar, afinal de contas é o trabalho do PD (acho eu).

Além do mais, se for o jogador a dirigir-se ao PD, há a possibilidade de surgirem, pelo menos, dois problemas:
1- Ter de esperar pela decisão de outros para continuar/realizar o meu roleplay. O que num jogo lento, seria não só complicar o processo, como tornar o jogo mais lento.

Franzzz wrote: A personagem ficaria sob fiscalização durante todo o roleplay e o jogo prosseguiria normalmente depois disto.

2- A criação de um estigma, transformando a existência do PD não numa hierarquia organizacional, mas antes uma categoria.
"TãU Ieu tenhu dxi pedir autorização pah poder jogah?"
"Quem é esta gente pah mi star ah vigiar? IEu naum tou a quebrah as regrahs!"

(Não sei porque imagino a pessoa a fazer estas perguntas a falar como o eununco, mas pronto)

E como me esqueci do que ia escrever a seguir deixo o pensamento do dia:
"Ver o patrão no trabalho, fora de horas, a dirigir-se para ti é o mesmo que ver mais trabalho na tua direcção."
Franzzz

Postby Franzzz » Fri Nov 02, 2012 11:19 pm

Encaitaron wrote:Tens ai um post que pode ser bem polémico :P

Então vamos lá, ressalvadas as minhas limitações no que não posso ou não quero dizer. Minha fala aqui não representa a posição oficial do PD, pois não pertenço mais aos quadros, nem estarei aqui falando de assuntos internos e reservados.

Encaitaron wrote:Não sei se a situação mudou nestes últimos anos, mas tenho a sensação que o PD sempre pareceu como uma entidade meio distante para a comunidade.

A situação não mudou, no que se refere à sensação de distância. Mas posso assegurar que a real distância entre o PD e a comunidade lusófona sempre foi, por parte do PD, a mesma entre ele e qualquer outra comunidade. Os mecanismos são os memos para todos, as regras de atuação são as mesmas para todos, o único problema de antigamente era a falta de algum voluntário que compreendesse bem a nossa língua e estivesse disposto a contribuir com a qualidade do jogo. Talvez o aparente distanciamento fosse causado, antes, por uma dificuldade linguística. E depois, pela facilidade linguística.

Encaitaron wrote:(...) parecia não fazer nada em relação ao anti-jogo dos lituanos, etc...

Esta questão, que parece ser a grande mágoa da comunidade em relação ao PD deveria ser levantada definitivamente junto ao staff, aqui no fórum, para que tudo fosse esclarecido. Eu mesmo fui vítima, quando ainda novato, da falta absoluta de roleplay por parte dos chacineiros - uma das razões que, na época, me fizeram abandonar o jogo. Outra razão foi a falta de roleplay por parte de nossos próprios power-gamers
.

Encaitaron wrote:Sinceramente, imagino que ser do PD seja uma tarefa um bocado ingrata.

Pouco imaginas! Por duas vezes optei por me desfazer de todas as minhas personagens apenas para me manter longe de acusações de parcialidade e mau uso das prerrogativas durante uma operação investigativa de maior envergadura. E sou mais odiado aqui do que... algum outro que se achava detestado. Mas não me importo, pois sei que prestei serviços muito relevantes ao PD e para o bem desta nossa comunidade.

Encaitaron wrote:Agora, uma coisa que os jogadores devem ter em atenção, e mais que os jogadores, o próprio PD, é que PD quer dizer Players Department e não Police Department.

O Players Departament jamais se posicionou como Departamento de Polícia, embora vigiar e punir esteja entre suas funções, quando necessário e/ou provocado. Mesmo o teor da minha postagem acima não se refere a vigiar e punir, mas em ajudar a resolver conflitos entre personagens, jogadores entre si, e entre jogadores, regras e mecanismos.

Encaitaron wrote:as pessoas não gostam muito de hierarquias.

Isto é um ranço deixado pelos regismes ditatoriais em nossos países, Portugal e Brasil. Quando as coisas apertam aqui na terra auriverde, como agora, o povo clama por mais autoridades e mais ações de polícia, mas é só acalmar um pouco as coisas que começam a cuspir nas viaturas.

Encaitaron wrote:(...) o mais adequado, (...) o PD verificar a situação dita suspeita e analisar, afinal de contas é o trabalho do PD (acho eu).

O que você pede acima é um verdadeiro Estado de Polícia, orwelliano - o que contradiz com suas queixas de suposto autoritarismo que faz em seguida:

"Quem é esta gente pah mi star ah vigiar? IEu naum tou a quebrah as regrahs!"

Saudades do Gran... cadê nosso leitor de Nietzsche?
Encaitaron

Postby Encaitaron » Fri Nov 02, 2012 11:56 pm

Parece que me exprimi mal em alguns pontos >.<... Realmente, relendo o meu post pareceu quase um "open fire" ao PD :lol: Não foi de todo a ideia --'''

Franzzz wrote: A situação não mudou, no que se refere à sensação de distância. Mas posso assegurar que a real distância entre o PD e a comunidade lusófona sempre foi, por parte do PD, a mesma entre ele e qualquer outra comunidade. Os mecanismos são os memos para todos, as regras de atuação são as mesmas para todos, o único problema de antigamente era a falta de algum voluntário que compreendesse bem a nossa língua e estivesse disposto a contribuir com a qualidade do jogo. Talvez o aparente distanciamento fosse causado, antes, por uma dificuldade linguística. E depois, pela facilidade linguística.

Sim, acredito perfeitamente. Sinceramente, não creio que nenhuma nação/língua seja mais ou menos isolada.

Franzzz wrote:Esta questão, que parece ser a grande mágoa da comunidade em relação ao PD deveria ser levantada definitivamente junto ao staff, aqui no fórum, para que tudo fosse esclarecido.

Uma grande mágoa sim, mas acho que a magoa era mais com os lituanos do que com os membros do PD.
Ainda assim, tenho noção que alguns jogadores, o Mike por exemplo, chegaram a comunicar esses problemas com o PD (ou pelo menos algumas das situações mais estranhas)...e se não me engano, acho que os finlandeses(?) também chegaram a fazer o mesmo, já que o labas e o vardas também os começaram a atacar.

Franzzz wrote: Pouco imaginas!

Acredita. Imagino :P
Embora nunca tenha sido membro do PD, já passei por situações semelhantes... Não ao ponto de ser odiado <.< ... bem, pelo menos não por muitos...

Franzzz wrote: O Players Departament jamais se posicionou como Departamento de Polícia,

Provavelmente devido à tal distância, nunca me deu a parecer que isso fosse o caso, mas pelo sim pelo não lol

Franzzz wrote: Isto é um ranço deixado pelos regismes ditatoriais em nossos países, Portugal e Brasil.

Isso é verdade... Mas, curiosamente, rp-community-wise, é global. Imagino que seja pelo facto de isto ser um jogo, e como tal, as pessoas só querem ... jogar, distraírem-se, ser "livres". Daí que devem ver um admin, ou algo do género quase como um (potencial) adversário a essa liberdade? Alguns "inveja" da falta de "poder" (nota as aspas lol), que supostamente um admin/pd/whatever tem (conclusion: people are wierd).

Franzzz wrote: O que você pede acima é um verdadeiro Estado de Polícia, orwelliano - o que contradiz com suas queixas de suposto autoritarismo que faz em seguida:

Não de todo, o que "pedi" é o que já existe. Quando jogava, já tive n personagens na mesma terra, ou já tive mesmo de passar objectos de um char para o outro num contexto "legal". E nessas situações, o PD contactou-me a perguntar o porquê. Ao que em ambos os casos, justifiquei e tudo continuou pela normalidade.

Ou seja, eles detectaram uma situação suspeita e analisaram-na.... não vejo a contradição oO (not important anyway)

Franzzz wrote:Saudades do Gran... cadê nosso leitor de Nietzsche?

Ele disse que voltava :P
Voltenion

Postby Voltenion » Sat Nov 03, 2012 10:16 pm

Ainda estou longe de perdoar a PD da forma como lidou com tudo o que se passou por aqui. A verdade é que perdemos muitos excelentes jogadores por impaciência e falta de resposta. E quando a resposta finalmente veio vê-se que foi mal planeada, já que os lituanos passaram de 60 jogadores para 11. Era uma situação complicada, admito, mas não podemos fechar os olhos, lidaram mal com o problema.

Franzzz wrote: E sou mais odiado aqui do que... algum outro que se achava detestado. .

Que balelas! O Gran será sempre o odiado número 1.
Encaitaron

Postby Encaitaron » Sat Nov 03, 2012 10:38 pm

Voltenion wrote:E quando a resposta finalmente veio vê-se que foi mal planeada, já que os lituanos passaram de 60 jogadores para 11.

Wait, what? :shock:

Eu não sabia dessa :o
O que se passou ao certo?
Voltenion

Postby Voltenion » Mon Nov 05, 2012 7:05 pm

Encaitaron wrote:
Voltenion wrote:E quando a resposta finalmente veio vê-se que foi mal planeada, já que os lituanos passaram de 60 jogadores para 11.

Wait, what? :shock:

Eu não sabia dessa :o
O que se passou ao certo?

Ainda estavas por cá, julgo eu. Só sei que quando finalmente houve resposta da PD no fórum lituano, os jogadores deles começaram a reduzir drasticamente. Provavelmente aborrecidos por já não poderem matar toda a gente sem sequer escrever nada, muitos deles saíram. Isto não foi propriamente culpa da PD, mas podiam ter tratado melhor do assunto só para ver se restavam mais alguns jogadores lituanos para a "zona" deles não morrer.
Já criaste uma conta ou nem por isso?
Encaitaron

Postby Encaitaron » Mon Nov 05, 2012 7:23 pm

Até onde sei, acho que não seria preciso criar uma conta nova, basta reactivar a antiga (or something like that).
Voltenion

Postby Voltenion » Mon Nov 05, 2012 7:55 pm

Encaitaron wrote:Até onde sei, acho que não seria preciso criar uma conta nova, basta reactivar a antiga (or something like that).

Eu sei bastante sobre isso. Estou na minha 3a reactivação. ;)
Encaitaron

Postby Encaitaron » Mon Nov 05, 2012 8:04 pm

Voltenion wrote:
Encaitaron wrote:Até onde sei, acho que não seria preciso criar uma conta nova, basta reactivar a antiga (or something like that).

Eu sei bastante sobre isso. Estou na minha 3a reactivação. ;)

*shakes head* Isso só prova o quão pequena é a tua fé no Grande Verde.
Contudo, deves ficar-lhe grato, pois, independentemente do teu estado de espírito e atitude, ele recebe-te sempre com um sorriso.
Franzzz

Postby Franzzz » Mon Nov 05, 2012 11:28 pm

Encaitaron wrote:(...) ele recebe-te sempre com um sorriso.

Image
danizappa

Postby danizappa » Tue Nov 06, 2012 12:23 am

Ui!... *olha para os vários posts acima* tanta coisa que me apetecia comentar. Nem sei por onde começar.

Acho que é dita muita coisa interessante, mas fico céptico em relação à clareza do discurso que fazemos quando falamos de uns para os outros aqui no forum.

Quanto à questão lituana
Fico com dúvidas se de facto perdemos bons jogadores devido às acções de machado na mão levadas a cabo pelos chars lituanos. Tenho uma percepção diferente. Não associo uma coisa com a outra. Para o fundamentar lanço dois dados que me ocorrem:

1) Grande Chifre nessa altura critica estava livre de ameaças e conseguiu-se conquistar "Vidabella" (penso ser esse o nome), ou seja, não se sentia grande pressão lituana.

2) À roda do Vale do Sono os problemas com lituanos não eram também de grande gravidade. Lembro-me do grupo das "mulheres que não gostam de homens" ter tido problemas no fim com lituanos, mas tal só aconteceu após o grupo se ter desmembrado "naturalmente", pela razão mais típica - falta de tempo e interesse para fazer rp.
Franzzz

Postby Franzzz » Tue Nov 06, 2012 1:57 am

danizappa wrote:1) Grande Chifre

Eu me lembro de uma personagem minha que nasceu em GC, à qual eu dei o nome "Cem". Ela nasceu como resposta a uma outra personagem minha chamado "Lépido Aristo". Este eu criei na prancheta, projetado para ser um gentleman, mas daí calhou de nascer em GC, num lugar onde todos estavam se preparando e treinando para um conflito com os lituanos (seria o confronto final, como ficaríamos sabendo depois). E Lépido não se entendeu bem com o líder de nosso "exército", que era um grosseirão, e terminou por fugir de lá. Então, quando criei uma nova personagem e vi que ela também havia surgido em GC, mudei de estratégia e transformei-a imediatamente em um guerreiro, mas um guerreiro indisciplinado, um tanto louco. Mas as coisas já estavam diferentes e o tal "nosso exército" já estava bastante desanimado e apático. Fiz Cem sair de lá e ir procurar os tais lituanos, desobedecendo o nosso "líder". Cem caminhou pela região, de localidade em localidade, até encontrar (ser encontrado, na verdade) pelos inimigos. Foi a primeira e única vez que vi o modus operandi dos tais chacineiros - Cem foi degolado sem mais delongas em uma localidade imediatamente vizinha ao nosso acampamento. Fiquei triste por não estar junto da turma no momento final que certamente estaria bem próximo... Ah... Lépido também morreu nas mãos dos lituanos, bem longe dali, mas esta é outra estória, muito mais dramática e poética que vivi junto a outro membro de nossa comunidade.

Está na hora de construirmos juntos uma memória de GC. Todos sabemos que é algo que jamais poderá ser reconstruída in-game e, caso não o façamos aqui, perderemos isto no esquecimento.

Return to “Português (Portuguese)”