Tópico condenado a ser esquecido... (Associação de palavras)

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

Voltenion

Re: Tópico condenado a ser esquecido... (Associação de palavras)

Postby Voltenion » Sun Aug 21, 2011 10:06 pm

Imaginação
"Delete Fu Island" activist.
muidoido

Postby muidoido » Tue Aug 23, 2011 7:11 pm

ação
Trapaças

Postby Trapaças » Wed Aug 24, 2011 8:03 am

muidoido wrote:ação

Ja de acordo com o acordo ortográfico :lol:

OT: velocidade
danizappa

Postby danizappa » Thu Aug 25, 2011 12:33 am

Desculpem lá mas ação lê-se: "assão" e não ássão. E como é estranho demais estar a acentuar uma silaba que não é a tónica (o "á"), então, nesse caso, acção deverá continuar acção. É uma estupidez este (des)acordo. Em inglês,acção é ac-tion. Ac-ção, é como se deveria escrever em português (PT ou BR). Não faz sentido escrever o que não se pronuncia. Não faz sentido esqueçer a etimologia das palavras, porque senão mais vale escrever mesmo aksão ou qualquer coisa que queiramos... não é assim a escrita deveria funcionar.
muidoido

Postby muidoido » Thu Aug 25, 2011 5:11 am

Ação é ação. :P :P

Desculpe se vocês vão ter que mudar aí, mas aqui no Brasil já é assim há uns 100 anos, e essa nós ganhamos! :shock:
Trapaças

Postby Trapaças » Thu Aug 25, 2011 9:07 am

Dani, não sei se tens visto o Cuidado com a Língua e o Bom Português na RTP, acredita que é uma boa forma de perceber o que muda e porquê. O que faz a nossa língua estar viva é o facto de evoluir e adaptar-se e ,embora percebo que estejas chateado porque nós tugas somos os que temos mais mudanças em comparação com outros paises que falam português, eu estou de acordo com o acordo ;)

Ação perde o c pela nova regra de não escrever o que não se pronuncia, no entanto há palavras que não perdem a letra que não se pronuncia devido a haver palavras homófonas: como o facto vs fato, pacto vs pato e afins. Facto e pacto continuam com o c para evitar confusões, palavras que começam com h continuam a começar com h na mesma também.

Não estamos a esquecer a etimologia das palavras, estamos a adaptar a nossa lingua aos tempos modernos e devias estar agradecido por não falarmos como se falava no tempo dos reis em que a 2ª pessoa do plural era usada para nos dirigirmos a uma pessoa de forma formal e farmácia se escrevia pharmacia :lol:
Como vês não é a primeira vez nem será a última certamente que há um acordo ortográfico para adaptar a língua falada. E graças a este acordo, todos agora falam português e não português do brazil ou da angola, só mesmo português ;)

E se achas que o acordo não faz sentido, agradece o facto de estares em Portugal, porque na França estão a proibir estrageirismos com medo que isso afecte as mentes francesas :roll:

Enfim é normal ter medo da mudança mas a nossa língua não é caótica a ponto de mudar constantemente mas também não é estática. O latim era uma língua estática e olha no que deu, morreu dando origem a 4 ou 5 línguas diferentes :lol:
muidoido

Postby muidoido » Thu Aug 25, 2011 6:20 pm

Tenho más notícias pra você, Trapaças. O facto também mudou por aqui já faz muito tempo. Parece que aí na terrinha não é obrigatório...

http://novaortografia.blogspot.com/2009/03/fatofacto-consumado-ou-nao.html

http://acordoortograficopt.blogs.sapo.pt/
danizappa

Postby danizappa » Thu Aug 25, 2011 7:02 pm

Os brasileiros não procunciam o "c" em facto/fato?

A diferença entre assão acção ouve-se bem. Para leres á-ssão, terias de acentuar o "a" e isso não sentido porque não é a tónica. O latim deu origem a mais de 10 línguas na boa. Eu acho que as línguas perdem força se perderem o seu sentido. Suprimir a evidência etimológica é perder o sentido. Pharmácia era um galicismo creio, dai não ser tão mau a supressao do f. Os japoneses não aceitam neologismos. Criaram uma convenção estranha para os neologismos, que ate se escreve com caracteres diferentes acho. Eu sou 1 pc contra os neologismos - prefiro atelier em vez de ateliê. Acho que as palavras fazem sentido nas línguas maternas. Quando posso falo latim, ou relembro a origem latina ou gregas das palavras, para me explicar melhor - optime explicat :P
danizappa

Postby danizappa » Thu Aug 25, 2011 7:07 pm

Ainda podes usar a 2ª pessoa do plural Trapaças ;)

Acho que vou ser daqueles que no fim dos textos vai ter de deixar sempre uma notinha a dizer: "este autor não segue o acordo ortográfico"

Não fico chateado por ter de mudar mais ou menos coisas que os brasileiros. Não quero ter de mudar de todo, pelo menos nos aspectos q são apontados pelo acordo. Por outro lado acho excessivo que uma coisa como a escrita seja imposta por alguém. Faz-me muita confusão isso.
danizappa

Postby danizappa » Thu Aug 25, 2011 7:20 pm

Egipto passou a Egito. Os tugas aqui não dizem o "p" em egipto?
muidoido

Postby muidoido » Thu Aug 25, 2011 9:22 pm

O nosso fato não tem C na pronúncia. E o que é assão? :?:

[url]http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=ass%u00e3o[/url]
danizappa

Postby danizappa » Thu Aug 25, 2011 10:13 pm

quando falei "assão" não queria dizer nenhuma palavra com significado (muito embora assão poderia significar uma queimadura). O que queria ilustrar era o som com que leria "ação". O primeiro "a" não se leria acentuado, como na verdade se lê. Tanto em Portugal como no Brasil.
Voltenion

Postby Voltenion » Sat Aug 27, 2011 11:50 pm

Trapaças wrote:O que faz a nossa língua estar viva é o facto de evoluir e adaptar-se e...:

E isto é o meu grande problema com o acordo. Foi me ensinado isto mesmo, a lingua adapta-se conforme o uso que as pessoas lhe vão dando. Daí o total discordo do que se ensina na escola que é a 2 pessoa do plural e o que realmente se diz no dia-a-dia. Basicamente, a lingua mudava porque as pessoas iam-na mudando ao longo dos tempos. Erros na forma de falar, tornavam-se tão populares que passavam a ser correctos... Ou seja, este acordo não é a nossa língua a adaptar-se ou evoluir, somos nós a transformá-la contra a sua vontade (as pessoas) para um proveito mínimo económico.
"Delete Fu Island" activist.
danizappa

Postby danizappa » Wed Oct 05, 2011 10:26 pm

O acordo ortográfico tá mt fraquinho pró meu gosto, mas voltando ao jogo.

Palavra: Gosto
JLancaster

Postby JLancaster » Fri Oct 07, 2011 2:49 pm

Também estou de acordo com o acordo... mas não sei se as mudanças irão se concretizar... o português escrito aqui no Brasil teve poucas alterações.... mais na parte de acentuações etc... mas em Portugal haverá muitas mudanças... Como está a aceitação destas mudanças por ai?! ...
O bom de unificar em uma só escrita é o FORTALECIMENTO da nossa língua... digo NOSSA o PORTUGUÊS (de todos os países que foram colonias ou povoados pelos portugueses)... Não podemos esquecer de nossas origens!!!

E agora em especial para todos os portugas....
Assim como a maioria ai tem a imagem de baderna/carnaval/futebol/índio/sexo... do Brasil... a maioria aqui tem aquela imagem do português atrapalhado, mulher de bigode... e as piadas de português "rolam as pencas..."

MAS... nem todos os brasileiros fazem piadas ou criticam Portugal...
Assim como acredito que nem todo português pense que aqui só tem índio/sexo/carnaval/futebol ... Bom até temos... mas isso não resume o país hehehehe

No mais só alegria....fixe!

Não sei se o "fixe" é a mesma coisa que "legal", mas é legal falar fixe!
=D
Abraço as tugas! Em especial as mulheres! hehehe
:mrgreen:
;)

Return to “Português (Portuguese)”