Como construir um bom personagem?

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

danizappa

Re: Como construir um bom personagem?

Postby danizappa » Thu Sep 16, 2010 4:54 pm

Bem, deverão sair da aldeia, ou fugir, ou seja la o que for... e, tentar achar um grupo que seja do seu agrado. É muito simples.

Felizmente não é assim tão simples. Sim felizmente. De facto, um char sair de um lugar com a motivação proveniente do jogador e não do char trata-se de uma acção que vejo como CRB, não medida em que o char perde a sua autonomia e passa a ser comandado pela personalidade do jogador e não do char.

A motivação é do jogador - no caso em que o jogador quer que o seu char se encontre num ambiente de determinado tipo e para isso foge do lugar onde esta sem motivação de RP. Uma coisa é fazer o roleplay de inadequacao com o char e levar o mesmo a um ponto em que ele parte para algum lugar à procura de algum objectivo que seja proveniente do RP. Outra coisa é o jogador "emprestar" ao char a motivacao "do jogador" de querer que o char saia dali. Isso é CRB.

Um char com tempera de assassino vai partir mundo fora porque a população é boazinha? Ou ficaria para tentar matar algum crédulo? O importante aqui, é o comportamento do char ser realista, verossímil e claro, não ir direito a correr a alguma localidade que o char desconhecia mas que o jogador conhecia para se juntar aos mercenários de dominium. :)

Percebes que a maneira como puseste as coisas Jotta mostra claramente que defendes o argumento ooc da adequação entre personagens e do conforto do gameplay - o "vamos juntar os bons com os bons porque eu jogador acho que fica bem". E mostras claramente que consideras que as motivações do "jogador" deve estar acima do cumprimento e respeito pela capital rule. Isso é muito errado. Mas posso ter percebido mal a tua argumentação ou podes ter-te explicado mal, mas não concordo com o que depreendi do que disseste.
jotta

Postby jotta » Thu Sep 16, 2010 8:43 pm

Bem, o meu personagem, vive de fato o personagem. Se não fosse assim, eu primeiro, esperaria ele nascer na aldeia, para só depois eu dar uma personalidade a ele.

Você comentou sobre os mercenários. Eu criei ja varios personagens com indole má, no entanto, o que teve contato e oportunidade - pois nasceu entre eles - de se juntar a esse grupo, foi um que não tem o mesmo objetivo que eles. Por isso não se juntou ao grupo. Não era do caráter dele esse tipo de coisa.

Eu imagino cada personagem antecipadamente por causa disso mesmo. Pra não facilitar a vida do personagem e não se deixar envolver pelas coisas que ja sei -como jogador-.

Se eu quisesse que um dos meus personagens se juntasse a um grupo como mercenários (assim usando o conhecimento de jogador) eu esperaria nascer pra dar personalidade a eles.

Isso seria muito comodo. Muito fácil. E muito chato.

Cada personagem meu, buscará realizar seus objetivos pessoais, independente do meio que ele nasça. Por isso é que sempre imagino meus persongens chegando a aldeia de algum outro lugar, e nunca nascendo na aldeia. ´como se ele estivesse de passagem.

Se um deles tiver a sorte de nascer, num meio de um grupo onde seus objetivos sejam os mesmos que o dele, então ótimo.

Mas, entenda, ir atrás de seus objetivos, e quero deixar isso claro, é procurar pessoas, grupos que tenham o mesmo objetivo. Se esse grupo não existir - ja que meu personagem não sabe que existe - ele poderá tentar criar um grupo para atingir seus objetivos.

Agora, ainda falando sobre personagens maus. Nem todos os meus persoangens tem o objetivo de se juntar a um grupo, ou montar um. Alguns deles tem o puro e simples objetivo de roubar, matar, trair, ali mesmo onde ele nasça, ou onde ele esteja. Esta seria outa personalidade. Outro objetivo.

E mesmo sendo mau, ele pode não desejar se juntar ou criar um grupo de assassinos. Ele é um assssino solitário e pronto. É sua indole e acabou. A não ser é claro que algum acontecimento dentro do jogo o faça mudar por dentro. Mudar seu carater para melhor ou pior.

Isso porque ele é o personagem e não o - jogador onisciente que sou eu.

Então, repito, meus personagens ja aparecem com algum desejo no coração. Um propósito que adquiriu durante 20 anos desconhecidos.

Esse tipo de coisa que faço com eles, dificulta muito, qualquer influencia minha como jogador sobre os personagens, pois cada um deles tem objetivos próprios.

Outra coisa, cá entre nós. Qualquer um de nós, se quiser propositadamente, fazer um dos personagens se juntar a um grupo como os mercenários, isto é muito facil.

Basta usar a onisciencia de jogador e um mapa, e pronto.

Mas que graça isso teria?

Seria como fazer os personagens nascerem no paraíso. Não há aventura. Não há emoção. Não há ação. Não há risco de morte. Não há surpresa. Não há nada de interessante.
danizappa

Postby danizappa » Thu Sep 16, 2010 8:50 pm

Sim, ainda bem que tens em conta o roleplay e a experiencia de vida dos teus chars. Tenho só a dizer que esse tipo de abordagem de criar um personagem com uma personalidade ja mt marcada pode ser arriscado uma vez que se admitires que esse passado dos vinte anos é desconhecido podes acabar por nao perceber verdadeiramente as motivacoes do teu char e devido a isso ficares com um char vazio, que é mau simplesmente porque é mau. E isso tambem é bastante simples e deveras enfadonho, para alem de sem sentido.

Cumprimentos e bom jogo, bem vindo ao cantr.

PS: tenta pensar de onde vêem os objectivos pessoais dos teus chars.
Voltenion

Postby Voltenion » Thu Sep 16, 2010 9:44 pm

Não crio personagens com objectivos, crio personagens com personalidade. A sua personalidade e o local onde nasceram vai condicionar os seus objectivos. Muito social e inteligente e nasceu num local onde se sente bem? Se calhar vai tentar participar na politica da cidade, quem sabe lidera-la.
Egoísta e violento e nasceu num local primitivo e com pouca gente? Provavelmente tornar-se ia criminoso ou tentaria chegar ao poder para fins e egoistas, um tirano.
Preferi assim os personagens, para não criar um mercador que acaba deprimido por nascer na única cidade da ilha ou um navegante que nasce no meio do deserto. Muitas vezes vejo personagens desenquadrados com a terra onde nascem sem qualquer explicação. Criando a personalidade e deixando as experiências sofridas pelo personagem afectá-lo e direccioná-lo assim para os seus objectivos faz mais sentido para mim. Por isso que muitos dos meus personagens só assumem realmente um objectivo quando já com uns 25 anos, até então seguem quem mais se indentifica com eles.

Já o sair de cidades à procura de um grupo com quem melhor se dão os meus personagens... Acho que só o devo ter feito uma ou duas vezes, mas desde que a inteligência e motivação do personagem esteja de acordo com a tarefa. Por vezes não nos metemos mesmo na pele de um personagem a viajar sozinho no Cantr... Andar sozinho por terras cheias de animais selvanges ( que inclui lituanos) e com pouca comida, sem ver ninguém e grande maioria das vezes sem saber bem para que lado se está a ir... É desumano. O meu último personagem que esteve mais de 5 anos sozinho virou louco e passou a falar com o arco.
"Delete Fu Island" activist.
Hikkke

Postby Hikkke » Thu Sep 16, 2010 10:56 pm

Tenho uma personagem que está a vagar sozinha a uns 20, 25, 30, 35 ou 40 anos. Nem eu, jogador lembro mais.

Ela vai começar a falar com suas partes intimas e tentar alimenta-la com tudo que encontrar por ai.

Seria engraçado, ou talvez só bizarro, mas sozinha, o que importa? :|

Depois de anos, tenho enfim um slot vago.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...

Return to “Português (Portuguese)”