Cantr Fechado, vamos meditar

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

HFrance

Re: Cantr Fechado, vamos meditar

Postby HFrance » Mon Jun 21, 2010 3:01 am

Ah... um dado importante: a proporção entre jogadores portugueses e brasileiros é de 1 para 1. ;)
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion

Postby Voltenion » Tue Jun 22, 2010 10:44 pm

HFrance wrote:Ah... um dado importante: a proporção entre jogadores portugueses e brasileiros é de 1 para 1. ;)

Estamos 50/50? o.O
Muito estranho mesmo, acho que nem se nota muito no jogo. Ou se calhar grande parte desses portugueses acabam por desistir cedo e deixam os personagens por ai a dormir, dai notar-se mais "você"s que "tu"s.
"Delete Fu Island" activist.
HFrance

Postby HFrance » Tue Jun 22, 2010 10:59 pm

Voltenion wrote:
HFrance wrote:Ah... um dado importante: a proporção entre jogadores portugueses e brasileiros é de 1 para 1. ;)

Estamos 50/50? o.O
Muito estranho mesmo, acho que nem se nota muito no jogo. Ou se calhar grande parte desses portugueses acabam por desistir cedo e deixam os personagens por ai a dormir, dai notar-se mais "você"s que "tu"s.

Você deve ter pelo menos uma personagem em cada localidade deste nosso Cantruguês, não? Olhos e ouvidos por toda a parte? Sim. A proporção é aproximadamente 1/1, mesmo.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion

Postby Voltenion » Tue Jun 22, 2010 11:05 pm

HFrance wrote:
Voltenion wrote:

Estamos 50/50? o.O

Você deve ter pelo menos uma personagem em cada localidade deste nosso Cantruguês, não? Olhos e ouvidos por toda a parte? Sim. A proporção é aproximadamente 1/1, mesmo.

Notei ai alguma atitudezinha :lol:
Estava a dizer que EU não tinha notado isso, não que os factos estavam errados e eu certo. O que estava mesmo a fazer era só a falar sobre assunto, não questionar nada.
"Delete Fu Island" activist.
Esc

Postby Esc » Sat Sep 04, 2010 11:53 pm

Pelo que eu conheço de HFrance ele não é moleque de tomar atitudezinha. Ele chuta o balde, depois de cagar dentro. Por estes dias ele fez uma avaliação de quanta aporrinhação exite neste atual contexto de experiência de jogo (tesão x tensão) e concluiu que no mundo dele não haverá tanta ênfase na norma comportamental para dar mais atenção ao carnaval da coisa. É preciso que as normas objetivas sejam definidas na base, para que a criatividade seja lançada às alturas. Ou seja, é preciso mais engenharia de suporte para dar sustentação aos carros alegóricos mais alucinados. Por exemplo, se vamos construir um mundo virtual não podemos nos deixar levar pela criatividade sem eira nem beira daquilo que seria absolutamente diverso do mundo real que conhecemos (por experiência comum aos mortais e, principalmente, por conhecimento técnico e científico que caminha séculos). Todo um background já está disponível para usarmos na criação de um projeto de simulação bastante coerente para dar sustentabilidade a um mundo virtual que, se de um lado nos tira a obrigação de dar explicações imaginárias ao modo de ser do cenário, nos libera a criatividade para darmos um rico conteúdo aos aspectos psico-sociais das personagens. Eu não entendia isto muito bem, mas o HFrance me explicou melhor dizendo que é melhor nos atermos ao vai-vem da transa do que tentar explicar o motivo de estarmos transando nas nuvens. Nós temos o planeta Terra na palma das mãos e, para dar aos carnavalescos uma avenida virgem, basta apenas excluir da Terra o elemento tecnológico, ou seja: a história humana. Pré-história - e todo conhecimento que temos dela, especialmente nos segundos que antecedem a entrada do homem nesta festa: início do Cretácio com seus dinossauros no apogeu e mamíferos gigantes disputando espaço. A geografia está dada (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cret%C3%A1ceo), a paleontologia nos dá outros elementos, a mineralogia outros, etc - domínios que se abrem à simulação científica ou pedagógica. E HFrance lança o desafio: como o homem atual se comportaria se fosse lançado neste cenário, sem lenço e sem documento? Sim, insiste ele: o homem atual, com suas habilidades atuais, cultura e educação, visão ética e perspectiva de existência? Nada de homens da caverna que têm dificuldades de explicar o porque de surgir aos vinte anos alfabetizado e com a cabeça moldada pelos ideais deste ou daquele teórico marxista ou liberal. Nada de driblar a consciência out-of-character, nada de driblar a possibilidade de ser bilingue, nem a necessidade de se inventar teorias mirabolantes para reconstruir um referencial físico a partir do nada. Então eu paguei mais um chope pro HFrance e perguntei: como um homem ou mulher da atualidade poderia, de um momento a outro, cair subitamente numa Terra do Cretáceo? Simples, ele disse: em 28 de dezembro de 2012, época prevista para ocorrer mil e uma coisa no nosso planeta, pouco aconteceu. Apenas apareceu a 200 metros da orla da baía de Itapuã um buraco de minhoca (http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_de_minhoca) que captura banhistas inadvertidos e os transporta para o Parque Cretácico, pelados e tornado estéreis pelas forças incompreensíveis do fenômeno. Pelo menos dois terços das regras de crb abstratos que conhecemos em Cantr deixam de existir e o espaço está aberto para quem desejar, de forma cooperativa, aberta e gratuita, implementar este cenário livre de simulação e interação social. Ah... ia me esquecendo. Como HFrance considera como um dos maiores diferenciais do Cantr é a multiculturalidade, todos os manés absorvidos pela falha espaço-temporal surgem num único e mesmo spawnpoint, independentemente do(s) idioma(s) que dominam e, deste ponto de partida, cuidam de se dispersar pelo mundo conforme suas afindades e capacidades de interação. Chuta o blade, HFrance, chuta!
Trapaças

Postby Trapaças » Sun Sep 05, 2010 8:43 am

Desculpa lá mas tl;dr :P
Esc

Postby Esc » Sun Sep 05, 2010 11:54 pm

http://www.urbandictionary.com/

1. tl;dr

Literally, "Too long; didn't read" Said whenever a nerd makes a post that is too long to bother reading.
"omg you postwench. i can only say one thing in response - tl;dr"
"tl;dr...why dont you give up on your unabridged edition of War and Peace or at least stop posting it here?"

Cada coisa nova que a gente aprende.
ts;dc
significa: "Too short; don't contribute"
Trapaças

Postby Trapaças » Tue Sep 07, 2010 9:00 am

Esc wrote:http://www.urbandictionary.com/

1. tl;dr

Literally, "Too long; didn't read" Said whenever a nerd makes a post that is too long to bother reading.
"omg you postwench. i can only say one thing in response - tl;dr"
"tl;dr...why dont you give up on your unabridged edition of War and Peace or at least stop posting it here?"

Cada coisa nova que a gente aprende.
ts;dc
significa: "Too short; don't contribute"

Não sabia que havia antagónico do tl;dr :o
Enfim não leves a mal eu não ter tido muita vontade de ler o teu post dos wormholes (ainda li algo antes de desistir ;))
Esc

Postby Esc » Tue Sep 07, 2010 6:16 pm

Trapaças wrote:Não sabia que havia antagónico do tl;dr :o
Enfim não leves a mal eu não ter tido muita vontade de ler o teu post dos wormholes (ainda li algo antes de desistir ;))

Não existia, mas já estava na hora de alguém inventar. :D
Gran

Postby Gran » Tue Sep 07, 2010 6:18 pm

Na verdade este já está tomado.

"Too stupid; Don't care."

Mas nada impede que signifique duas coisas.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
Esc

Postby Esc » Wed Sep 08, 2010 2:19 am

Então lá vai mais um tanto:
Nome do proje(c)to: Pangandaran

Pangandaran (leia rápido para parecer o rufar de um tambor) é o nome de uma região de Java oriental, Indonésia. Lugar com praias maravilhosas que atraem turistas de todas as partes do mundo. É lá que ocorre o fenômeno do "buraco de minhoca", exatamente no dia 28/12/2012. Ninguém se dá conta.

Deste dia em diante, muitos banhistas começam a desaparecer sem deixar rastros. Dia após dia as pessoas vão sendo sugadas pela passagem insólita, para surgirem do outro lado, completamente nuas, sem lenço e sem documento, mas intactas, salvo por um efeito colateral que, se pensarmos bem, não é tão mal assim... tornam-se estéreis.

O lado de lá nada mais é que a mesma ilha de Java, ou melhor, como ela era há cinco milhões de anos atrás. O banhista, bastante confuso, é recebido por outras pessoas que passaram pela mesma experiência. Uns tão abalados quanto, outros mais conformados, outros ativamente trabalhando para sobreviver e outros já pensando em ser os reis do pedaço. Uns falam inglês, outros polonês, português, lituano, íidiche e inúmeras outras línguas dentro de todas as línguas possíveis.

Ocorre que os vulcões não estão para brincadeira nesta época e a ilha não é um bom lugar para tanta gente se amontoar. É preciso sair dali e... começa a brincadeira.

===

HFrance manda que eu pergunte o que vocês acham do Google Code e Google App Engine (java).
Editado: e também o Longouse http://code.google.com/p/longhouse/
Editado novamente: O Google bloqueia vários paises, inclusive Cuba que HFrance tanto ama. Então... que tal http://www.javaforge.com/project/11
jotael

Postby jotael » Wed Sep 08, 2010 7:51 am

Eu li na diagonal, peço desculpa, mas isto não parece muito com a série Lost? Com as devidas diferenças de detalhe.
Gran

Postby Gran » Wed Sep 08, 2010 5:29 pm

Minha experiência pessoal com Java é que é lento p'ros caralhos. Mas isto é apenas minha pessoal experiência.
Esc

Postby Esc » Thu Sep 09, 2010 1:35 am

Gran wrote:Minha experiência pessoal com Java é que é lento p'ros caralhos. Mas isto é apenas minha pessoal experiência.

Mais lento que Cantr?
O problema não está na velocidade. Está nas exigências de servidor (quase dedicado).

Sobre Lost.
Aquilo é uma série esquisita de tv, sem pé nem cabeça. Estou falando de um jogo. Lost se passa numa ilha cheia de maluquices. O jogo, apesar de começar por uma ilha, se espalha por toda a extensão do globo terrestre. Quem sabe depois de Robson Crusoe ninguém mais pode fazer nada do tipo?
Gran

Postby Gran » Thu Sep 09, 2010 2:27 am

Esc wrote:
Gran wrote:Minha experiência pessoal com Java é que é lento p'ros caralhos. Mas isto é apenas minha pessoal experiência.

Mais lento que Cantr?

Sim, senhor, mais lento que Cantr. Porque mesmo que o ritmo do jogo esteja em dois dias para cada fala, estas falas são processadas num instante. E dependendo do volume de tráfego, isto pode ser um problema (pense que todos estaram numa localidade e que a interação assim será possivelmente contínua: afinal, fusos permitem que sempre haja alguém lá disposto a falar).

Mas eu posso estar estupidamente errado sobre Java. S'eu perguntasse "ó, e agora, quem poderá me corrigir?" eu diria ou o Enca ou o Chico, como nenhum dos dois está cá :? ...

Return to “Português (Portuguese)”