Controlar o Fluxo de Nascimentos

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

jotael

Postby jotael » Sat Oct 10, 2009 10:31 am

Eu concordo com a segunda sugestão. Possibilita um maior agrupamento das personagens de lingua portuguesa.
Illidan

Postby Illidan » Sat Oct 10, 2009 11:35 am

eu vejo na primeira o mais "ilógico" porém a mais "interessante" para nós...

de qq maneira cancei de fazer eremitas pela grande ilha, esperarei alguma certeza q nascerei na ilha portuguesa para gastar meus 4 slots restantes
HFrance

Postby HFrance » Sat Oct 10, 2009 5:28 pm

Qualquer uma destas duas está ótimo. Eu não saberia opinar sobre o quão é mais difícil ou mais fácil implementar qualquer uma delas, logo, meu voto associa-se ao que Volt escolher.

Nem estou postulando em causa própria pois não tenho mais slots livres e não pretendo matar meus personagens nômades. Entre suicídio ou mensagem do Além, fico com este últmo recurso, que manda minhas crianças construirem barcos.

Tomara que os bons jogadores se reúnam finalmente na ilha portuguesa para que o nosso Cantr não desapareça ou caia nas mãos dos guerramundos...
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Gran

Postby Gran » Wed Oct 14, 2009 5:43 am

Eu acho que qualquer coisa é melhor do que o existente. Ah, nota: Movo isto aqui para que vire uma discussão mesmo. O "Meras Opiniões" foi criado para ser um tópico onde o assunto é coisa meramente efêmera, a discussão se prossegue, prossegue com interrupções.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
Voltenion

Postby Voltenion » Thu Oct 15, 2009 4:10 pm

Gostava de saber a opinião do Hikke e do Danizappa, que foram as únicas duas pessoas de forum que discordaram com a ideia há algum tempo. Quero saber o que pensam dos dois pontos que falei.
Eu já disse que, apesar de preferir o segundo por ser mais realista e não deixar totalmente de parte algumas cidades fora da Ilha que realmente merecem algum respeito e ter a sua própria população, a primeira opção também estou muito pronto a adoptar. E esta talvez seja a mais fácil de implementar e logo a mais facilmente aceite pelos Lords of Cantr.

- Criar os pontos de nascimento onde cerca de 70% deles seriam na ilha principal. Esta é a ideia mais fácil de implementar. Sinceramente concordo convosco, a ideia é pouco realista quanto ao que temos agora. Mas esta mesma ideia foi usada nos tempos iniciais do Cantr para se formarem as civilizações. É um método de controlo muito eficaz e concordo plenamente com ele, uma medida drástica a ser tomada em tempos difíceis.

-Manter o sistema actual mas juntando uma probabilidade que faz com que pelo menos metade dos personagens nascidos portugueses nascessem na Ilha. Uma ideia muito mais realista e que é melhor porque as outras cidades que se justificam de ter os seus próprios habitantes não sofreriam tanto. (No sistema de pontos apenas 30% iria para as outras cidades fora da Ilha e logo iria haver algumas de fora que provavelmente iriam morrer ou recuar algum tempo...Ou se calhar melhorar, menos novatos chatos .)

Para quem gosta de estatísticas chocantes: A Malú contou-me que dos seus 15 personagens apenas 1 lhe nasceu na nossa ilha.
"Delete Fu Island" activist.
HFrance

Postby HFrance » Thu Oct 15, 2009 4:21 pm

Enquanto aguardo os posicionamentos requeridos....

Mais estatísticas: dos meus 15, apenas 2.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Hikkke

Postby Hikkke » Thu Oct 15, 2009 10:55 pm

Agora analisando os dados fornecidos pela Mallu e pelo HF, não me surpreende mais que tantos novatos estejam debandando.

Eu apoio a primeira ideia, obvio, não fui eu que sugeri?...

Das minhas personagens, da nova geração, nenhum nasceu "em casa" e 99% delas tem um RP de merda, por que nasceram em sitios onde todos estavam a dormir. Possivelmente depois de uma grande e bizzara orgia.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
danizappa

Postby danizappa » Thu Oct 15, 2009 11:54 pm

Pelo que li o Hikkke considerou "estranho e CRB" a ideia de limitar os locais de nascimentos a um numero fixo de spawn points. Contudo isso parece não o impedir de defender essa ideia??? :?

Seja como for, os meus argumentos são semelhantes:

Quanto à primeira ideia:

1) é estranho

2) não possibilita a criação de novas cidades (a não ser com intervenções de nível administrativo visivelmente difíceis de gerir)

3) pode ser injusto para com as cidades que enventualmente fiquem de fora, e não sei se será facil determinar quais são as cidades que realmente merecem existir como o Volt propôs

4) A eventual injustiça/inconveniencia da medida 3) pode desencorajar noobs que são bem preciosos para o jogo crescer - algo mais importante até do que a condensação das personagens lusófonas.

5) É anti-mecânico, ou seja, deixa a mecânica do cantr numa espécie de limbo por não se perceber bem a "mecânica" responsável pela criação de novas cidades

São esses os argumentos, mas se for só eu a defender a não realização da proposta, então prefiro que avancem e experimentem.

Quanto à segunda ideia:
É melhor, é mais orgânica e coerente, constitui efectivamente um "sistema" uma "mecanica" para controlar os nascimentos e penso que isso se aproxima mais de um modelo de coerência para defender a qualidade deste jogo.

Era ótimo, claro, se se conseguisse acopular ao sistema de nascimentos existente o tal factor magnético. Isso era o ideal. Se for mt dificil de fazer em termos de programacao e toda a gente quiser avançar para o sistema dos pontos então... pá não sei. Respondam-me à problemática de criação de novas cidades, como se processariam as coisas? Mal provavelmente...
Mallu
Translator-Portuguese (LD)

Postby Mallu » Fri Oct 16, 2009 1:26 am

danizappa wrote:
3) pode ser injusto para com as cidades que enventualmente fiquem de fora, e não sei se será facil determinar quais são as cidades que realmente merecem existir como o Volt propôs

4) A eventual injustiça/inconveniencia da medida 3) pode desencorajar noobs que são bem preciosos para o jogo crescer - algo mais importante até do que a condensação das personagens lusófonas.

Meu caro Danizappa, anteriomente eu citei cidades que ainda tem chars interagindo... A minha idéia é que agora na atual conjuntura, onde não temos mas "nascimentos" da ilha portuguesa, a medida para ter-los na ilha seja considerado.

Na nossa ilha existem cidades completamente abandonadas, que tinham um puta potencial: Santarém, Paraíso Hostil e outras que tem carros, edifícios e recursos não estejam sendo aproveitados.

Um noob que entra no jogo e aparece em um lugar onde não tem ninguem, fica muito díficil continuar a jogar. Eu tinha "convencido" duas pessoas a jogarem e ambas desistiram. Por que? surgiram em sítios de mudos ou em lugares desabitados.
Agora me diga?! como iremos melhorar o jogo e chamar novos jogadores se a situação está complicada até para os jogadores veteranos? :evil:

Essa medida seja ela a primeira ou segunda opção deve ser considerada. Nem que seja por um tempo determinado... Tipow arrumaremos a casa pra os novos visitantes... Só assim o Cantr Luso-brasileiro vai melhorar. 8)
HFrance

Postby HFrance » Fri Oct 16, 2009 1:45 am

Parece que estamos chegando ao ponto de um tópico de enquete, apresentando-se as duas opções.
Voltenion

Postby Voltenion » Fri Oct 16, 2009 3:04 pm

Vou tentar responder a tudo.

danizappa wrote:Quanto à primeira ideia:

1) é estranho

E não é o sistema actual? Se calhar o que queres dizer é que é pouco familiar, já estás habituado ao normal. Mas não te esqueças que este sistema dos pontos foi o utilizado nos inícios do Cantr, não me parece nada estranho. Poucas coisas o são, dentro do Cantr.

danizappa wrote:2) não possibilita a criação de novas cidades (a não ser com intervenções de nível administrativo visivelmente difíceis de gerir)

Julgo que o que queres dizer é "dificulta". Mas na minha opinião só melhora. No sistema actual o que acontece é estarem duas pessoas numa localidade, nunca lhes teria passado pela cabeça que teriam que fazer uma cidade. Do nada começam a nascer novatos que não se calam, por todos os lados. A localidade não tem nada, não há organização, não há liderança, não há interesse e é um poço de morte para um bom Roleplay, no entanto acabou de ser criada ai uma cidade simplesmente porque não paravam de nascer lá pessoas. Ou seja acho que o sistema de pontos só favorece a criação de novas cidades, não vão existir terras sem líderes, sem organização e sem qualquer ponta por onde se pegue. Quem quiser fazer uma cidade, vai para um ponto de nascimento, faz o seu "patrocinio" e apela às pessoas para virem para a sua cidade. Aí sim, foi criada uma cidade que talvez mereça ser criada. Uma cidade organizada e com uma visão.
Acho que o sistema actual é o que mata os nossos "noobs". Nascerem em terras no qual não são recebidos, simplesmente porque ninguém estava à espera deles. Com os pontos isto não acontece.
Fica mais difícil para se criarem as cidades, mas as cidades que vão ser criadas serão muito muito melhores do que as que temos.

danizappa wrote:3) pode ser injusto para com as cidades que enventualmente fiquem de fora, e não sei se será facil determinar quais são as cidades que realmente merecem existir como o Volt propôs

Nisto concordo contigo, de certeza que vão haver cidades deixadas de fora e provavelmente algumas cidades mereciam ter um desses pontos. As cidades que estão demasiado longe de qualquer ponto nem vão conseguir apelar a ninguém para se mudar para a sua terra. Mas sinceramente prefiro isto ao que temos agora, total anarquia. Terras com 10 pessoas onde não existe sequer um homem com um plano em mente.

danizappa wrote:4) A eventual injustiça/inconveniencia da medida 3) pode desencorajar noobs que são bem preciosos para o jogo crescer - algo mais importante até do que a condensação das personagens lusófonas.

Julgo que com o sistema dos pontos os "noobs" só se vão sentir mais cativados, por que vão estar numa cidade que os recebe. Não aqueles desertos criados só por uma infelicidade. Vão nascer em cidades que lhes dão hipóteses e os recebem de braços abertos.

danizappa wrote:5) É anti-mecânico, ou seja, deixa a mecânica do cantr numa espécie de limbo por não se perceber bem a "mecânica" responsável pela criação de novas cidades.

Se estás a falar de os nossos personagens não entenderem a mecânica de nascimento, não te preocupes. É mais fácil de entender os pontos de nascimento do que o sistema actual.

Está tudo?
"Delete Fu Island" activist.
HFrance

Postby HFrance » Fri Oct 16, 2009 5:03 pm

Voltenion wrote: (...) Quem quiser fazer uma cidade, vai para um ponto de nascimento, faz o seu "patrocinio" e apela às pessoas para virem para a sua cidade. Aí sim, foi criada uma cidade que talvez mereça ser criada. Uma cidade organizada e com uma visão.

Ou seja, autêntico processo de colonização! É disto mesmo que precisamos.
Illidan

Postby Illidan » Fri Oct 16, 2009 5:16 pm

Depois da aprovação temos que fazer uma propaganda em massa, chamar quanta gente conseguirmos...

No inicio será chato mas depois os players vão se "selecionando"
Hikkke

Postby Hikkke » Fri Oct 16, 2009 7:18 pm

Desculpem!

A minha opção é a segunda... esta sim foi a que eu sugeri. Na pressa confundi... :oops:

E continuo achando que a opção 1 é um grande CRB.

Desculpem! Desculpem! Desculpem! Desculpem! Desculpem! Desculpem! Desculpem! Desculpem! Desculpem! Desculpem! Desculpem! Desculpem!

O ideal seria para Hikkke:

Os personagens do experimento:

Novato: jogador novato, principiante, primeiros 15 dias de jogo.
Intermediario: joga a menos de 1 ano e já sabe caçar, usar emotes, que os outros personagens não são telepatas e não não deve-se abreviar as palavras das suas personagens durante o RP
Avançado: joga a mais de 1 ano

Novato:

dia 0 - faz o cadastro.
dia 1 - recebe permissão para criar os primeiros dois chars.
- char 1 - vai para a segunda maior cidade em população ativa.
- char 2 - vai para a cidade de maior população.

Por que? Mais personagens, mais jogadores, vai poder se ambientar melhor, terá suas duvidas sanadas mais rapidamente.

dia 3 - faz seu 3° e 4° char.
- char 3 - nasce aleatoriamente dentro da "ilha portuguesa".
- char 4 - nasce em qualquer lugar.

Por que? A char 3, nasce na ilha ainda, para que o novato possa por em pratica o que aprendeu com char 1 e 2. A char 4, nasce aleatoriamente em qualquer lugar, por que o novato já a essa altura, percebe um pouco da mecanica do jogo.

dia 4 - faz seu 5°, 6°, 7° e 8° char.
- todos nascem aleatoriamente, metade na ilha portuguea, a outra no resto do mundo.

dia 5 - faz seu char de numero 9 e 10.
- todos nascem de forma aleatoria. Nasce um na ilha portuguesa e outra na ilha tuga.

dia 6 - faz o limite, 15 persongens.
- nascem intercalando-se, tuga, mundo, tuga, mundo, tuga.

Depois dos 15 dias, ele já cai em outra classe, a intermediaria:

dia 15 - Hipoteticamente todos seus chars morreram num big CRB.

dia 16 - Não joga por que está chateado com o CRB...
dia 17 - Idem...
dia 18 - Idem...
dia 19 - Volta ao jogo desesperado, pois já está viciado e os dias de abstinência já começavam a ficar dificeis.

dia 20 - cria 5 chars.
- nascem nesta ordem: t (tuga) m (mundo)

t,m,t,m,t ou m,t,m,t,m

num primeiro momento se mantém algum equilibrio.

dia 21 - cria-se outras 5 chars.
- nascem assim:

t,t,m,t,m ou m,m,t,m

dependendo da ordem do dia 12.

dia 22 - não loga.

dia 23 - cria as outras 5.
- nascem aleatoriamente.

Isto se mantém no primeiro ano do jogador, para sempre manter-se ligado em tudo que ocorre no jogo.

dia 366 - loga, termina um bote e foge da ilha lituana.

dia 367 - Novo big CRB, todas suas personagens morrem.

dia 368 - passa 5 minutos com o ponteiro do mouse acima do nefasto BIG X.

dia 369 - nem entra na internet.

dia 370 - tenta jogar Travian...

dia 371 - passa o dia jogando Travian.

...

dia 376 - clica na page do Cantr II.

dia 377 - cria coragem e cria de cara 4 personagens.
- nascem duas t e duas m, intercalando-se.

dia 378 - se empolga e cria mais 6 personagens. Ao menos 1 nasce na t.

dia 379 - está entediado e cria mais 5 chars.
- nasce de acordo com:

- ilha tuga está com mais ou menos de 3/5 da população total de chars tugas?

Sim ou Não?

Se sim, estas personagens nascem até que o jogador fique com a proporção 60% - 40%. Sendo 60% fora da ilha tuga.

Não, ocorre o oposto.

dia 380 - se diverte com sus personagens.

dia 381 - faz sua primeira viagem em um bote longo.

dia 382 - descobre uma ilha!

dia 383 - Crash no servidor, todas as contas reiniciadas.

...

Isto é a minha utopia.

Nunca seria implementado e nem sei se agradaria.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
HFrance

Postby HFrance » Fri Oct 16, 2009 9:39 pm

Aqueles que optam pela primeira, deveriam apresentar os critérios de seleção objetivos para a prévia seleção dos pontos de nascimentos ou, então, apresentar um rol de localidades sugeridas, sem entrar em detalhes in-game (grande CRB aqui?);

Aqueles que optam pela segunda, deveriam detalhar os critérios exatos atualmente usados no sistema proporcional de nascimentos (pois, talveez haja quem não conheça) e aqueles a serem sugeridos para serem implementados.

Sistema atual:

Spawning rules:

1) There have to be two people of the same language to qualify as a valid location
2) Spawning is random
3) Randomness is weighted positively by population density of that language group
4) Randomness is further weighted negatively by proximity of a players other characters
5) First two spawns are heavily weighted towards regions of high population

You can contemplate these rules and discover how they may be contributing to whatever phenomenon you see. If they don't seem to apply, it's probably just random variation.

Editado para citar a fonte: http://forum.cantr.org/viewtopic.php?t=17866&highlight=spawn+system
Last edited by HFrance on Sat Oct 17, 2009 3:46 pm, edited 1 time in total.

Return to “Português (Portuguese)”