Meros pensamentos e opiniões

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

HFrance

Postby HFrance » Wed Sep 16, 2009 4:27 am

... e tudo fica mais triste ...
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Encaitaron

Postby Encaitaron » Wed Sep 16, 2009 12:50 pm

Nah... acho que o botao nao é automatico... pois à pala de um erro no telemovel ia confirmando a operação (MEDO)
Your mother plays Cantr II in hell!
Illidan

Postby Illidan » Thu Sep 17, 2009 10:46 pm

to olhando as estatísticas do CANTR...

estamos em queda de numero de personagens e em quedra de número de personagens de jogadores velhos :shock: :shock: :shock:

e estamos próximo da casa dos 150 players, que isso gente :cry:
HFrance

Postby HFrance » Thu Sep 17, 2009 11:43 pm

Duvide-o-dó de 150 jogadores. Divida por dez isto. Merchandzing!

Editado: e mais: se cada um destes 150 tiverem um único personagem verdadeiramente ativo nas ilhas portuguesas - que seja - me apontem estes 150 personagens ativos por lá.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
danizappa

Postby danizappa » Sat Sep 19, 2009 5:23 pm

É mais isso sim, devemos ser uns quinze jogadores.
Encaitaron

Postby Encaitaron » Sun Sep 20, 2009 8:22 am

15 inscritos porque activos não acredito que seja nem metade disso. (Eu inclusive)
Your mother plays Cantr II in hell!
HFrance

Mera Provocação

Postby HFrance » Tue Sep 22, 2009 4:41 pm

O Cantr é um simulador de sociedade. Mas simular uma sociedade não sgnifica tentar reproduzir artificialmente algum tipo de organização social, cultural e política que exista, tenha existido ou possa existir no mundo real em que vivemos. Há que se patir das bases existentes no simulador, seus mecanismos e modo de funcionamento. O mundo de Cantr tem uma infraestrutura radicalemente diferente desta de nosso mundo. Para começar, o tempo: enquanto nós o organizamos pelos eventos cíclicos planetários em relação ao nosso Sol e a nossa Lua, em Cantr não há nenhum mecanismo deste tipo. O único evento "natural" cíclico imposto aos habitantes de Cantr é a FOME. Num certo momento - que se repete periodicamente e afeta todos os habitantes simultaneamente - sente-se fome. Esta é a estranha base temporal daquele mundo. Os habitantes daquele mundo possuem, portanto, uma noção instintiva (natural) e universal (absoluta) do tempo. Isto já basta para descartar qualquer tentativa de resolvê-los num padrão unicamente humano que conhecemos ou que possamos idealizar a partir do nosso. Outras diferenças fundamentais podem ser apontadas:
- Os indivíduos simplesmente surgem espontaneamente no mundo, ou seja, não há nada que os cantrianos possam fazer ou deixar de fazer para dar causa necessária ao surgimento de um novo cantriano (o roleplay pode apenas interpretar o que aconteceu, mas não determinar um acontecimento futuro);
- A alimentação é automática nos momentos do ciclo de fome universal, e há sempre um princípio inato, compulsório e inteligente que norteia a seleção dos alimentos a serem digeridos, independentemente da inteligência, experiência, conhecimento ou mesmo vontade dos indivíduos (aqui também o roleplay limita-se a interpretar o já ocorrido);
- Ao cantriano já se encontra desde o surgimento, disponível de modo inato e invariável, todo mecanismo necessário para que ele seja um indivíduo superconsciente, ou seja, tenha pleno conhecimento de tudo o que aconteceu (fatos e atos) em seu entorno durante toda sua existência (o roleplay pode apenas limitar a manifestação deste poder num ou noutro indivíduo, mas não pode regular sua manifestação na espécie);
Só por estas características já é possível descartar qualquer tese que tente atribuir aos cantrianos uma natureza humana e, portanto, exigir deles uma "humanidade" e, a partir desta espectativa equivocada, exigir que as estratégias de desenvolvimento daquela espécie, de sua sociedade e sua cultura, sejam modeladas em qualquer esquema conhecido out-of-character, seja ele histórica ou teoricamente conhecidos.
danizappa

Postby danizappa » Tue Sep 22, 2009 7:35 pm

Até que enfim um post deste tipo, do tipo de coisas das quais gosto de falar. Obrigado HFrance :wink:

Há ai principios interessantes, mas conclusões das quais não gostei muito ou que vão desembocar a rumos que não são os que gostaria para o jogo.

No geral discordo de tudo o que disseste, embora tenhas justificado bem.
Acho que não vou falar já de todos os temas mas prometo (e apetece-me bastante) falar de todos eles.

Vou começar com um.

A questão dos ciclos solares. Eles existem e isso está espelhado no jogo de varias formas:

- a passagem dos dias (apontada pelo relógio do jogo)
- a existencia (ainda que ooc) de referencias como Norte, sul, este oeste (isso aponta que os programadores estavam pressupor um trajecto do sol -"sunset-sunrise, north, etc, senao seria apenas: "direita, esquerda, cima baixo,... azimuite 26graus, etc...)
- a existencia de varios objectos que usam o sol
- a existencia de agua, que pressupoe o seu ciclo e portanto aquecimentos arrefecimentos da atmosfera.
- a existencia de chapeus :P

e por ai fora.

Há uma coisa que me dá uma raivazinha que não posso deixar de ainda referir aqui que é a nocao "universal" do tempo... mas isso fica prá proxima.

Abraco
HFrance

Postby HFrance » Tue Sep 22, 2009 8:23 pm

danizappa wrote:- a passagem dos dias (apontada pelo relógio do jogo)
- a existencia (ainda que ooc) de referencias como Norte, sul, este oeste (isso aponta que os programadores estavam pressupor um trajecto do sol -"sunset-sunrise, north, etc, senao seria apenas: "direita, esquerda, cima baixo,... azimuite 26graus, etc...)
- a existencia de varios objectos que usam o sol
- a existencia de agua, que pressupoe o seu ciclo e portanto aquecimentos arrefecimentos da atmosfera.
- a existencia de chapeus :P

Quem bom que gostes deste tipo de elocubrações, Danizappa, pois eu adoro estas coisas também. Vamos brincar com isto, então?

Quanto à existência de pontos cardeais, acho que está mais diretamente relacionado ao eixo magnético de um corpo do que às relações deste corpo com outros (rotação, translação, etc) - pelo menos sabemos que, tendo norte e sul magnéticos, estamos falando de um planeta. Mas a contagem de tempo pode não estar relacionada necessariamente a nenhum movimento desta esfera em relação a um ponto de referência. O calendário do mecanismo pode estar relacionado a qualquer fator cíclico daquele mundo e, não necessariamente, ao movimento relativo do sistema. Não estava negando a existência de sóis e luas, mas dizendo apenas que o único ciclo perceptível em Cantr é a fome, já que nenhum outro mecanismo afeta as personagens. O tempo passa, mas o modo como ele passa, com exceção da fome, só pode ser representada por roleplay (noite, dia, estações do ano, etc).
danizappa

Postby danizappa » Tue Sep 22, 2009 9:18 pm

Bora lá então! :D

O tempo passa, mas o modo como ele passa, com exceção da fome, só pode ser representada por roleplay (noite, dia, estações do ano, etc)

É isso, o modo de passagem do tempo é para ser modelado pelo roleplay. Se quisermos, até a fome pode ser modelada pelo roleplay pois podes sempre RPiar fome que não tens ou RPiar não ter fome. Esse é um aspecto muito engraçado no Cantr que é a possibilidade que deixa em aberto de podermos "torcer e moldar" o tempo.

Quando falei das referencias ao Norte Sul, etc e a sua associação com o movimento solar tava a pensar que essa opção foi feita pelos programadores talves porque tinham em mente a passagem do sol na abobada celeste. Com isto queria só sugerir que o Cantr tem algum ambiente "humano" a ele associado, as roupas, o tipo de objectos etc.

Ou seja, suspeito e desconfio quando oiço falar que os cantrianos são uma espécie própria, com características "especiais", nada no jogo me aponta isso, começo a sentir uma comichão porque acho que isso vai contra o ambiente e o sentido do jogo.

Contudo há uma componente de liberdade muito interessante no jogo que o HFrance apontou bem. Irei falar disso mais tarde. Mas adianto que de facto o jogo tem como ponto forte a possibilidade de se criar culturas de raiz.
HFrance

Postby HFrance » Tue Sep 22, 2009 10:02 pm

Tudo bem, a maioria esmagadora dos fenômenos pode ser RPada, mas não se pode fazer o roleplay de que não exista o ciclo geral da fome. Uma personagem que diz jamais precisar se alimentar certamente será tratada como uma aberração. E tudo bem. Mas se uma outra alegar que não existe nenhum Sol "a girar em torno do planeta" (sic) ela não pode ser facilmente desacreditada por outras que "percebem" o ciclo solar, pois não há nenhum mecanismo que evidencie isto, salvo o calendário (caso esta tese de calendário solar tenha validade). E ainda resta aquela discussão sobre a validade das personagens terem imediata noção do calendário de Cantr (se este é ou não um elemento ooc).

Edit: quanto à natureza do cantriano, acho que ele é uma ameba antropomórfica - simplesmente ele engloba as coisas que pega no chão!!! :P
Trapaças

Postby Trapaças » Wed Sep 23, 2009 2:33 pm

Os jogadores consideram os seus personagens humanos porque é mais fácil e mais realista.
Se todos os jogadores tivessem a sua ideia própria de como os cantrianos eram, dava uma grande confusão, por isso por motivos de organização e facilidade consideram-se todos humanos.

É claro que isso não impede ninguém de criar o homem-espinafre ou a amoeba ambulante :lol:

PS: já que estão assim com tanta vontade de discutir o que se passa no mundo do Cantr aqui vão umas coisas:

1 - O mundo cantriano considera-se ser um donut gigante e não um mundo esférico como o nosso. Porquê, porque podes andar indefinidamente para norte e nunca achas o ponto mais magnético desse mundo.

2 - Que teorias vocês têm para o envelhecimento cantriano? Supostamente os nossos chars não perdem qualidades quando envelhecem (aliás, até podem tornarem-se mais fortes).

3 - Admito que a única coisa que está fora do rp de cada um seja a fome e o comportamento dos animais. No entanto o calendário Cantr é e não é ooc. Por um lado é estranho para alguém que acabou de nascer, saber a data certa do seu dia de nascimento sem perguntar a ninguém. Por outro lado as tentativas que já ocorreram de "reformar" o calendário (sem dar spoilers aconteceu pelo menos em duas cidades) falharam porque os outros chars não faziam ideia do novo calendário e acabavam sempre por perguntar coisas do tipo "então quando é que é o dia XPTO, para fazermos uma festa ãh?" e a resposta acabava por ser o dia Cantr e não o dia "especialmente inventado" para facilitar as contas aos outros.
Hikkke

Postby Hikkke » Wed Sep 23, 2009 8:01 pm

99% das personagens nascem sabendo falar, ainda que algumas estejam muito longe de serem eloquentes.

Se tentam comer estrume, fresco ou seco, a voz misteriosa lhes alerta que não o podem fazer.

90% nascem sabendo ler e escrever.

99,99% sabem andar.

Então nascerem sabendo algo como o dia, não é algo muito fora do comum para mim.

Como vocês mesmo disseram, Cantr é diferente do mundo real.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
Mallu
Translator-Portuguese (LD)

Postby Mallu » Wed Sep 23, 2009 8:48 pm

Hikkke wrote:99% das personagens nascem sabendo falar, ainda que algumas estejam muito longe de serem eloquentes.

Se tentam comer estrume, fresco ou seco, a voz misteriosa lhes alerta que não o podem fazer.

90% nascem sabendo ler e escrever.

99,99% sabem andar.

Então nascerem sabendo algo como o dia, não é algo muito fora do comum para mim.

Como vocês mesmo disseram, Cantr é diferente do mundo real.

Mas isso não é devido já nascerem com 20 anos?
Não se nasce no Cantr com 0 de idade, e sim com 20. Por isso já se sabe andar, falar, já tem até uma certa pessonalidade formada.
Creio que seja por isso que já 'nasçam', melhor dizendo apareçam aos 20.
Por que você repara alguem que nao tinha visto antes... Não se trata de você ver nascer alguem. Logo a pessoa já existia, tem personalidade, defeitos físicos, é loiro, moreno... Já é um homem ou mulher formado.
Aí vem a questão; Apareceu de onde?
Bom nesse sentido apareceu por que um jogador a criou, mas ninguem sabe disso no Cantr. Então apareceu e pronto, ainda não vi ninguem perguntar de algum char que eu tinha de onde eu tinha vindo...

E mais, como se trata de um jogo escrito não teria lógica alguem aparecer sem saber ler. Porém existem casos de isso acontecer, mas isso depende da personalidade do char em questão. Ele pode pegar uma nota e querer comer por exemplo.

* Saudades da Hina Huro... Eu tenho muita saudade da amiguinha dela, viu Hikke? Quando eu voltar de vez espero encontra-la novamente.*
Nesse caso, essa char em questão nem precisa. Mas como ela vai fazer se ficar totalmente sozinha? Só comer e colher ou vice-versa?

Bom vocês entendem mais de Cantr que eu mil anos luz na frente. Mas essa é minha opnião. :wink:
Illidan

Postby Illidan » Thu Sep 24, 2009 1:14 am

Personagem explorador solitário voltando para casa, sorry. Me empolguei
Last edited by Illidan on Thu Sep 24, 2009 11:57 pm, edited 1 time in total.

Return to “Português (Portuguese)”