Desentendimentos no cantr

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

jotta
Posts: 18
Joined: Wed Sep 15, 2010 12:09 am

Desentendimentos no cantr

Postby jotta » Thu Aug 09, 2012 12:57 pm

A coisa mais complicada no cantr é tentar fazer algo de qualidade. E quando se consegue, parece que alguns não querem acompanhar e acabam por estragar toda representação. E não estou me referindo apenas aos meus chars.

Isso desanima. E é ai que dá aquela vontade de jogar tudo pro ar e parar de jogar.

Alguns dizem que o cantr permite isso e aquilo, mas se fizermos tudo o que cantr permite e não nos atentarmos para uma boa representação de personagens, não haverá jogo. Então se é para fazer o que o cantr permite, que seja feito com inteligência.

Parece que a única coisa que realmente funciona aqui é construir casinhas, fora isso, qualquer tentativa de se construir uma boa história é vã, pois quase sempre acaba em discussões em occ's no meio do jogo ou o char é apagado por falta de imaginação dos outros chars.

Passam-se os dias e nada muda. O jogo esta ficando uma mesmice. "Graças a Deus as vezes surgem um ladrões e saem correndo com algo para se ter o que fazer além de construir"


Realmente, estou ficando cansado!
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Desentendimentos no cantr

Postby danizappa » Thu Aug 09, 2012 4:54 pm

As pessoas passam muito tempo de facto construindo casas e coisas, que depois não servem para nada, de facto.
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Re: Desentendimentos no cantr

Postby Trapaças » Thu Aug 09, 2012 6:57 pm

Ainda por cima com os novos itens de rp para celebrar os 10 anos de cantr
Já alguém tentou fazer um papagaio? São muito fáceis de fazer
Fogo de artificio por outro lado... mas acho que alguém já inventou o pó explosivo pelo é só dar-lhe uso ;)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Desentendimentos no cantr

Postby danizappa » Thu Aug 09, 2012 7:40 pm

Trapaças, concordo contigo na primeira parte. Mas quanto ao pó explosivo, polvora, não te parece que as coisas são inventadas demasiado rápido e demasiado "porque sim" ? Ainda agora isso foi introduzido já alguem o inventou na comunidade lusofona do Cantr :( É optimo ter items para fazer apenas roleplay, mas também é optimo fazer um bom roleplay das invenções e dos processos que levaram às descobertas dos mesmos... tipo... ah agora os programadores colocaram uns itens... bora la fazer o que eles colocaram porque é giro... É que afinal de contas, até parece que vocês vão ver alguma imagem ou algum movimento.. tipo.. é TEXTO! Qual é a piada? Para isso eu também podia apenas escrever *char faz um papagaio com uns materiais que encontrou* O objectivo é a historia e as vivencias e nao os objectos em si. Os objectos em si sao so TEXTO
jotta
Posts: 18
Joined: Wed Sep 15, 2010 12:09 am

Re: Desentendimentos no cantr

Postby jotta » Thu Aug 09, 2012 8:02 pm

Exato. O objetivo principal é usar todos os itens com um bom texto, uma boa história... mas poucos se preocupam em fazer isso. E, infelizmente, quando se esta acontecendo alguma boa história, um outro char pode vir a atrapalhar tudo se começar com entra e sai de prédios, pega coisa, solta coisa, rouba, ou começa alguma representação fora de contexto. Pior ainda é quando o mesmo char esta diretamente envolvido e ao invés de ficar esperando e escutando os outros chars, fica de entra e saí de prédios...

As vezes temos que abrir mão de nossos objetivos egoístas para não atrapalhar os outros chars... e assim, esperar a nossa vez de fazer a representação.

Eu já fiz isso muitas vezes, deixei meu char dormindo e esperando o desenrolar da história para não ficar atrapalhando o jogo dos outros.


To reclamando barbáridade mesmoooo!
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Desentendimentos no cantr

Postby danizappa » Thu Aug 09, 2012 9:23 pm

além do mais... objectivos egoístas? Isso faz algum sentido? Até parece que os jogadores podem jogar sozinhos... podem tentar, mas é óbvio que isso tem pouca piada. Os objectivos egoístas de cada um deveriam ser a melhor partilha possível de experiências de jogo. Portanto, quebrar o roleplay que outro jogador está a fazer é só a pior coisa que se pode fazer no cantr, no meu entender.

(e não me venham dizer que o Tan só quer ser líder pois ele já mostrou que não, como vos disse, não se trata de objectivos egoístas tacanhos, o Tan teve vários desentendimentos com Wiro ao longo de toda a vida, mas nunca o pôs em causa, apesar de toda a sua revolta interior. contudo, perante um episódio em que viu o total desproposito do Wiro ser subserviente a Trick - Trick nada diz a Tan - ai Tan, no fim da sua vida, quer morrer de consciência tranquila e parar aquilo que considera a governação absurda feita ao longo do tempo por Wiro. Os desentendimentos entre Tan e Wiro têm varias razoes que Tan ainda não explicou profundamente, contudo, perante um cenário de total insanidade como o testemunhado com a traição de Trick e a confissão de quase subserviência de Wiro em relação a Trick, quando disse que se Trick o matasse e ficasse a governar, que ficaria feliz. Isto só poderia levar a um perder das estribeiras e a confrontar finalmente Wiro ao fim de tantos anos de revolta)

Outra coisa que desmotiva são as argumentações não fundamentadas dentro do jogo que alguns chars fazem. Ai, nesse momento sinto-me compelido a fazer algo contraditório, que é estar a ouvir e a justificar uma, duas, três vezes coisas que são demasiado óbvias, o que também atrapalha muito o fluir "normal" "esperado" do roleplay. Parece que estamos sempre numa sala de audiências num tribunal, a esgrimir argumentos, quando no cenário do jogo não é nada disso, estamos na desputa entre dois companheiros de longa data.

É por isso que falar em ooc é importante e o forum é o local para isso. O ooc deve ser evitado dentro do jogo, nao dá jeito nenhum e interrompe o roleplay. Perguntaram-me porque que eu estava sempre a iniciar conversas em ooc. De facto tenho iniciado algumas, mas não sou só eu. Acho que quando há situações mais tensas isso é normal acontecer. Acreditem que detesto começar a falar em ooc, mas infelizmente às vezes tem mesmo de ser feito, pois a frustração de deitar para o lixo oportunidades de fazer bom roleplay uma atras de outra e a insensibilidade demonstrada às vezes pelos jogadores perante as situações de roleplay consegue superar toda a paciência e de facto faz-nos pensar "o que é que eu estou pra aqui a fazer a tentar jogar com esta malta!" Sem menosprezo pelo carácter dos jogadores, mas o pessoal estica a corda demasiadas vezes, ou então é mesmo insensível e tem de ouvir desabafos destes para começar a perceber.
jotta
Posts: 18
Joined: Wed Sep 15, 2010 12:09 am

Re: Desentendimentos no cantr

Postby jotta » Fri Aug 10, 2012 12:25 am

Não sei se é impressão minha, mas se você achou que meu post foi relacionado ao seu char, eu digo, não foi. Para mim não interessa o objetivo do tan. Se quer se líder ou não, pra mim, tanto faz. O char, sim, tem direito de ser egoísta e procurar seguir o que se propôs.

Os objetivos egoístas que detesto e que vejo,como um dos exemplos, é o char da Maria. Entra e sai de prédios bem no meio da conversa sem ter objetivo para o mesmo. Atrapalhando todo enredo. Tan, ainda adptou-se a isso, mas mesmo assim... ao meu ver, ela estava atrapalhando.

Outro, foi o char do Santo. Para que se meter no meio e pegar as armas do Tan? Se estava quieto, ele devia ter continuado quieto, pois não estava envolvido em nada.


Foi uma pena tudo o que aconteceu. o cenário estava tão bonito.... dois de um lado encurralados por um prédio, um grupo se amontoando na frente deles... uma tensão no ar...


Mas, eu de certa forma já esperava por isso quando vi as armas sendo jogadas....é que nem jogar milho pra galinhas... vai tudo em cima.
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Re: Desentendimentos no cantr

Postby Trapaças » Fri Aug 10, 2012 6:37 pm

jotta wrote:Mas, eu de certa forma já esperava por isso quando vi as armas sendo jogadas....é que nem jogar milho pra galinhas... vai tudo em cima.


Sabes como é, um newspawn vê uma arma potente no chão, nem pensa duas vezes. É uma vontade de ganhar importância, um newspawn nasce e se não for proactivo é visto como "só mais um que ali está". Este "só mais um" se pega um machado de batalha de aço derrepente pensa que é o maior e que está em pé de igualdade com chars várias décadas mais velho que ele.
Acho que a idade devia continuar visivel depois de darmos um nome a alguém, muito depressa se esquece que o parceiro já lá vai com 60 ou mais anos.
Espera podemos usar o CANTR_CHARDESCK. Acho que vou passar a usar isso, assim se reparar que alguém passa dos 20 para os 30 posso dar-lhe os parabéns ;)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Desentendimentos no cantr

Postby danizappa » Fri Aug 10, 2012 8:53 pm

Quando falava de objectivos egoístas era de jogadores, não de chars. Pensei que tb era nesse sentido que tinhas falado inicialmente Jotta.

O atirar milho para os pombos é de facto bom para ver a maturidade dos jogadores.

Eu estava a fundamentar as ações de Tan mas não por achar que estivesses a falar particularmente do egoísmo ou das suas motivações.
Luk
Posts: 2
Joined: Thu Feb 17, 2011 11:13 pm

Re: Desentendimentos no cantr

Postby Luk » Sun Aug 12, 2012 3:24 pm

Acho que vcs estão querendo tranformar o jogo numa porcaria, já que para alguns é só texto, então vamos jogar por e-mail!

Olhem o que o pessoal de outras línguas fazem, e não vi nada do que o Jotta quer fazer: criar um jogo dinamizado na vontade de um único jogador e os outros que aceitem passivamente. Texto por texto, o cara fica ofendido porque uma person entrou num prédio! Fica ofendido porque pegarm-lhe as armas que jogou...ah! É melhor sair mesmo...esse seu estilo é um porre!
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Desentendimentos no cantr

Postby danizappa » Mon Aug 13, 2012 2:02 pm

Mas não é só texto? Não percebo que queres dizer.

Curiosamente, o jogo começou dessa maneira mesmo. Por troca de mails entre amigos
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Re: Desentendimentos no cantr

Postby Gran » Wed Aug 29, 2012 9:46 pm

É realmente difícil fazer algo interessante no Cantr, já que nem sempre tudo segue como era nossa vontade. Escrevemos e empenhamos tempo em fazer algo que pode muito bem ser bombástico mas mal apertamos "Falar" e logo vêm respostas ora desinteressadas, ora medíocres; quando vêm.

Mas isto é normal. Não por culpa dos outros, mas sim porque são todos pessoas e personagens diferentes, e porque não dão importância às mesmas coisas. O que se tem a fazer é lidar com isso; senão só sobra bater a cabeça na parede. Pode ser que alguém se lembre, ou que seja só coisa da minha imaginação, mas algum dia Cantr foi chamado "jogo social". O que quero dizer é que talvez vocês estejam se esquecendo disto, "social", e de que estamos lidando com outros, e em uma relação mútua, bilateral. E dessas pessoas, desses dois lados, não acham que estão esquecendo de olhar para o seu?

Porque se dizem "Ah, mas os objetivos egoístas!", para mim estão sendo egoístas querendo fazer do meio da rua um teatro quando eu quero cuidar dos meus afazeres, ou mesmo entrar em uma casa, como se tivéssemos de abrir alas. Aí dizem "Ah, Gran, mas isso é injusto! Não fiz nada de errado, isto é RP!". Justo! Não fez nada mesmo. Não vejo como poderia culpar alguém que faz RP em um jogo que é suposto isso. A questão é aqui sequer é de culpa. Não posso cobrar nem querer nada de vocês porque eu não tenho poder para isso. O que tenho aqui é um bocado de opinião e um pouco de conselho: não se percam em suas personagens, nem em si mesmos, tenham consciência de onde estão. Tenham olho bom antes de simplesmente dizer "Ah, é culpa dos outros". Digo isso porque donde vejo este pode bem ser o caso de vocês: vão fazendo as coisas, falando, atuando, RPiando; e nisso se esquecem dos outros, do homem que planta espinafres, da mulher que conserta uma faca, ou do homem de vinte anos faminto e pelado ao canto, que por sua fome e sua nudez talvez não se interesse em nada disso.

Essa questão de meio, inclusive, é coisa de lendas. Por exemplo, em partes da Espanha (acho que em Portugal também), monta-se o presépio de Natal com as imagens da Sagrada Família, dos Reis Magos e dos Pastores e ao canto com a imagem de um homem cagando. Acho essa imagem bem apropriada, tanto ao ambiente de uma estrearia (conheço bem o cheiro de um curral, ao que o dicionário traz o sinônimo bostal) como à conversa. Podem trazer mirra e incenso, mas não há de esquecer que isto é uma estrebaria. E ao cristão, é aí que reside todo o significado da coisa: do contraste entre o filho de Deus e o ambiente humilde em que nasce, porque também ele é humilde.

Não sou padre, nem mesmo sei se são cristãos (eu não o sou), mas emfim, é uma questão de contexto. Não é possível ignorar o contexto. E é aí que volta a idéia do jogo social, porque temos de estar conscientes do contexto e que para possamos interagir melhor com ele. Cantr é menos a ação do que incitar à ação. Senão jogarão sozinhos, e não se espantem, é possível sim jogar sozinho. Pode-se viver a vida inteira de um orador ou poeta ou guerreiro em uma vila apagada e sonolenta, e é este o maior problema. O difícil é trazer a resposta, mas no difícil é que está a graça. Denovo, não quero recriminar ninguém, como se vocês estivessem fazendo algo de errado ou não dessem o seu melhor. Porque isto tudo é conselho, conselho se ignora (quando quer). Mas se há desentendimentos no Cantr, nós que somos gente que nos entendamos, senão a coisa fica feia.

Este post pode parecer um pouco deslocado. A verdade é que mesmo achando algumas coisas, não faço idéia se tudo o que se escreveu aqui foi parte de algo que aconteceu e por isso todos estavam agitados (acabei de ler um resumo de novela sobre algumas personagens que eu nem sabia que viviam). Mas bem, seja como fôr.

Se eu não estiver postando ainda em uma semana, quer dizer que eu não voltei. E se ninguém responder a este post até lá, tudo bem (se você leu até aqui deste calhamaço, você já é sensacional), só vou ficar insatisfeito porque não gosto de ver o fórum apagado. Fórum é para discutir, minha gente!
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Desentendimentos no cantr

Postby danizappa » Thu Aug 30, 2012 11:26 pm

Dizes muitas coisas pertinentes Gran. O problema de que se fala acima é esse mesmo, aparente falta de interesse ou consideração pelo roleplay feito pelo outro. Se o roleplay não interessa ao um char em particular deverão existir razões para isso. Suponho que o char nú e com fome seja de jogadores que não queiram jogar numa determinada localidade. Se isso tem valor, não tem, mas também não acho que seja muito criticavel. Aqui o caso, como dizes é perfeitamente legitimo, um char pode estar interessado apenas na sua vida e não no teatro que se passa na rua. Contudo a coisa fica lamentavel quando se começa a achar que isso não teria motivo para ser assim In-Game, mas é como dizes, o essencial é as pessoas jogadores entenderem-se.

Deixar-me-ia muito feliz regressares ao jogo, creio que acrescentarias riqueza e consideração interpessoal ao ambiente vivido pela (não)comunidade de jogadores.

Sinceramente faço votos que os jogadores venham para aqui entender-se. Há demasiado anti-jogo no cantr e isso não faz sentido nenhum.

Todos cometemos erros, só temos que os assumir e pedir desculpa.
Eu desde já peço desculpa se sugeri hoje que se deveria matar Wiro para libertar Tan. A minha tentação inicial era essa. Contudo, tar seria impossivel de realizar sozinho. Este episódio neste momento vive um cenário ooc que prejudica mt o in-game, mas terei de ser compreesivo, mesmo que isso implique que Tan morra de fome. Não considero interessante para o jogo que isso aconteça, dai o meu impulso em ver Wiro morrer para deixar Tan viver. Contudo, sei que isso é pedir demais.

Agora, cansa. Cansa em demasia ter de defender Tan tantas vezes.
Contudo, é como Gran diz. Há que trabalhar com o contexto e o contexto não facilita a vida a Tan e ainda que eu ache que o jogo perde com isso e que o roleplay que decorre de todo este contexto é bastante mediocre, não posso forçar as coisas a serem diferentes e esperar aceitação de Tan como faria sentido a meus olhos é uma espectativa que não deverei ter. É pena mas o meu roleplay e o roleplay dos outros jogadores não é suficientemente apurado para que isso seja viavel de acontecer.

Agora, o ambiente entre jogadores deveria estar muito mais aberto à apreciação do roleplay feito por jogador alheio e sobretudo deveria ser muito mais intecomunicativo e sem estes atritos que de facto não fazem sentido nenhum. Para isso mais vale não jogar. Mais vale falar jogador entre jogador do que estar a jogar cantr com as chars. É um exercicio muito mais positivo então falar com jogadores e fazer amigos e obervar o jogo de fora/de longe do que estar a jogar com os chars se isso for apenas processo para impedir que se gerem amizades.

Espero não ter sido mt confuso e também acho que são uns heróis por terem lido até aqui.

Abraços e beijinhos
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Re: Desentendimentos no cantr

Postby Hikkke » Tue Sep 11, 2012 3:36 am

Só em relação ao Tan... e para não me prolongar em um assunto que acho nem deveria ser cogitado a se comentar aqui. O Tan esteve MUITO tempo longe da cidade X, a cidade X não parou no tempo, o Tan veio e foi-se muitas vezes da cidade X. Já havia um RP na cidade X (a muito, mas muito tempo mesmo) com relação ao Tan, ao Trick e ao Wiro. Ponto, mas do que isso não me atrevo a dizer.

Você joga uma idéia, se comprarem, otimo. É assim que funciona, as vezes o teu brilhante RP, pode não ser tão brilhante para quem observa por fora, as vezes você pode estar achando que está passando uma mensagem, mas esta passando outra, lembrem-se, somos transmissores quando falamos e receptores quando ouvimos, e como receptores de informação, cada um interpreta de uma forma. Se estão ignorando ou fazendo pouco caso de seu RP, talvez a abordagem não tenha sido a mais correta.

As vezes um RP não encaixa simplesmente por que não tem de encaixar. Não dá para forçar situações e esperar que todos sigam uma idéia que não acreditam.

Gran, sua volta seria muito benéfica ao jogo, assim como a da Perl, do Skulty, do Mike, do Volt...
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Desentendimentos no cantr

Postby danizappa » Thu Sep 13, 2012 2:37 am

Espero que tenhas razão Hike. Não vi esse roleplay de que falas.. Acredito que me tenha escapado.

Return to “Português (Portuguese)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest