Olá Jaiminho, bem-vindo ao Cantr! Não te esqueças que o que aqui temos não são BRS unidos, mas portugueses unidos!
Ok, só pra avisar que há aqui uns portugas de Portugal à mistura, eu incluído...
Passando às dúvidas, o escudo não tem que ser equipado, teres o escudo basta, quando fores atacado por um animal ou personagem ele é usado automáticamente, defendendo-te de algum dano se tiveres sorte, ou se tiveres azar o ataque passa todo (o que corresponde a teres sido muito lento a levantar o escudo, mas não podes evitar isto, é uma questão de sorte).
Quanto a usar materiais para fazer coisas, como por exemplo ossos, há duas maneiras de usar isso, uma é indo ao menu das ferramentas (botão com um martelo e uma chave de porcas ao fundo do ecrã do teu personagem acima do botão de logout), escolher uma ferramenta nesse menu que queiras fazer, e escolher a opção "apenas se eu tiver tudo" (recomendado) ou "Sim, ponha tudo o que eu tenho". Assim, o projecto para a criação da ferramenta vai ser criado e os materias necessários para completar esse projecto vão ser colocados automáticamente no projecto (a primeira opção só mete os materiais se tiveres todos, a segunda mete tudo o que tu tiveres mesmo que não chegue).
Se por outro lado escolheres a opção "Não, deixe-me fazer isto", então ele vai criar o projecto sem usar os materiais, e és obrigado então, se quiseres trabalhar no projecto, a ir ao teu menu do inventário e a fazer usar tal como tu fizeste, escolhendo o projecto que acabaste de criar. Assim os materiais vão ser usados no projecto e quando todos os materiais necessários tiverem sido usados podes ir ao menu Actividades e carregar no botão com um P que está ao lado do teu projecto para começares a trabalhar nele.
Uma dica, se nesse menu carregares em Procurar sem preencher a caixa de procura, todos os projectos iniciados na localidade onde estás vão aparecer o que pode dar jeito se quiseres trabalhar num projecto que não é teu (ou para ajudar alguém, ou se a pessoa não estiver presente para concluir o projecto e ficar com os resultados).
Outra dica ainda, tens aqui um site que ajuda muito a quem está a começar a jogar Cantr:
http://www.cantr.net/mwiki/index.php/Main_Page
É uma wiki para o Cantr com versão em português que ainda está em fase de tradução. Se perceberes inglês é aconselhado, mas acho que o português já está bastante traduzido, graças a outros que não eu...
E é tudo, bom jogo, e se tiveres mais dúvidas continua a perguntar!
All those who believe in psychokinesis raise my hand.