Jogos dentro do Cantr

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

Hikkke

Jogos dentro do Cantr

Postby Hikkke » Mon Sep 29, 2008 2:47 am

Criei este tópico com o intuito de não poluir o game com vários ooc's que poderiam ser evitados com o uso do forúm, e assim possamos discutir aqui formas de criar jogos dentro do Jogo.

Já antes de tudo, acho que atividades que requiram o uso do físico, deveria ser relevante a força, como fator de ajuda, algo como:

- Muito mais forte: +2
- Mais forte: +1
- Normal: +0
- Mais fraco: -1
- Muito mais fraco: -1.5

Alguma modalidades como a natação, já foram bem elaboradas. Outras sugestões:

- Luta livre.
- Corrida.
- Queda de Braço.
- Salto em Distância.
- Bocha
- Queimada

Posso tentar elaborar algum sistema, mas não tenho muita base para isso, então gostaria de saber algumas coisas:

- Um sitema de dados confiavél (daquele que você tem em casa, acho que vocês tem dado em casa, não? :lol: )
- É permitido/legal usar destes argumentos in-game?
- Vocês gostariam que houvesse jogos dentro do jogo?

Eu acho que em alguns casos isto é interresanto, tendo visto que sempre foi preciso levar entreteinimneto como forma de evitar confrontos, revoltas... às grandes cidades, como a luta de gladiadores, o futebol americano, o futebol (soccer)...

E isto poderia mudar o status quo de algumas personagens. Criar idólos.

O grande lado negativo é os ooc's poluindoa tela.

Mas isto se resolve, com um pouco de paciência e bom censo.

Os jogos serviam mais como plano de fundo, para enriquer e variar o RP e não propriamente como: ''vou ir ao cantr jogar conter-striker!" e sim como: "vou ir ao cantr, fazer minha personagem derrubar o império, sendo o campeão na arena!"

OFF: E mais... o que houve com o forúm?! O tópico mais movimentado é um, criado por MIM! Que quase sempre crio tópicos inutéis e non-sences... 8)

E nem é sobre o assunto do topico! :lol: (como sempre)
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
Rossato

Postby Rossato » Mon Sep 29, 2008 3:00 am

Eu curti a natação, acho que tem potencial pra se desenvolver. Eu já vi um pessoal que dizia usar o último dígito da saída de um projeto de coleta para apostar (por exemplo, se eu pego 700 espianfres, mas chegam 732, ganha o 2 ou o 32).

Um cassino cantriano também ia bem.
Não vai dar tempo!!
Rossato

Postby Rossato » Mon Sep 29, 2008 4:16 pm

Pensei também em criar nossas próprias skills, dependendo do jogo. Por exemplo, a skill inicial de um nadador seria sua força, mas daí ele ia nadando e aumentando isso... Pode dar trabalho, mas seria divertido. Aí as skill iriam dar bônus na hora de tirar o dado.
Não vai dar tempo!!
Voltenion

Postby Voltenion » Mon Sep 29, 2008 5:44 pm

E como é que fazemos tudo isso a partir de in game? É que sim as ideias são muito boas e mantêm a cidade acordada mas o uso de ooc's ou se pensarem em usar o forum, deixa de ser um jogo IN GAME. Por isso, força, pensem,( se eu tiver alguma ideia tambem ajudo), mas tenham ideias que de facto possam ser usadas dentro do jogo. Logo isso de bonus e tal acho que só vai complicar, comecem com algo mais simples. Digo eu...

Já sabem como sou com os OOC's :P
"Delete Fu Island" activist.
eununco22

Postby eununco22 » Mon Sep 29, 2008 6:35 pm

Bem muito tempo que não apareço aqui, mas isso me chamou atenção:

Pó vc teve a mesma idéia que aminha em bolar Natação, rsrssss.
Isso foi uma boa em Grande Chifre a pesar de não ter mar e sim um córrego.
Até agora só participaram eu que sou eu mesmo no cautr e o Máximos.

Temos até um site rodador de dados: http://www.milenio.com.br/master/cobra/ ... llerST.asp

Sobre os ooc: Poderia ser assim na historia caso alguém tope:::

Code: Select all

Rás nada como muita dificuldade tentando alcançar Renan. ( 4 dificuldade 2 = 2)

Ficaria meio discreto assim não sei.:roll:
Rossato

Postby Rossato » Mon Sep 29, 2008 7:37 pm

Eu não me importo com OOCs usados pra contornar as limitações da mecânica do jogo. Uma coisa é conversar sobre a vida em OOC, outra coisa é dar o resultado de uma rolagem.

Na pior das hipóteses, dá pra colocar *dá uma boa forçada no braço, e chega no 15o. metro do rio* pra dizer que já somou 15 nos dados.
Não vai dar tempo!!
eununco22

Postby eununco22 » Mon Sep 29, 2008 9:44 pm

É....pode ser uma boa assim , até que não fica mal la...

Code: Select all

*Eununco, Breno e Máximos nadam com toda força chegando já nos 16 metros para alcançar Fymenso que esta nos 5 já próximo dos 20*

Vamos vê a opinião dos outros.
:D
Voltenion

Postby Voltenion » Mon Sep 29, 2008 10:39 pm

Bem vindo de volta ao forum :wink:

Bem...É um CRB usar qualquer coisa fora do jogo para influenciar qualquer coisa dentro do jogo. Isso inclui sites com dados...

Acho que a ideia deve ser usada completamente IN game. Algo como a percentagem do projecto talvez? ( Já que quase todos os jogadores fazem RP de outras coisas enquanto o seu personagem estaria supostamente a apanhar espinafres :roll: )
Por exemple, de 0 a 10, usando a unidade como décima. Ou seja, estamos numa corrida de natação. O meu projecto vai a 65%. Logo a força a qual o meu personagem está a nadar é de 6,5. Os jogadores expressam isto pelo própio RP, na hora em que entraram no jogo. Assim vê-se quem tinha mais velocidade, e só depois é que esse jogador faz o RP da vitória. S

É um ideia estupida, do meu ponto de vista, mas eu não costumo ver ninguem a RP aquilo que está a fazer realmente, logo talvez dê resultado.

Agora usar qualquer coisa fora do jogo em si, até mesmo o forum, é CRB.
O uso dos OOC's deve ser extritamente guardado para casos extremos, como duvidas de novos jogadores ou então alertas dos veteranos a certas coisas que vão contra as regras do jogo. Usá-los para tudo e mais alguma coisa é anti-jogo, torna-se muito confuso (principalmente para os novatos, isto não é uma coisa que queremos. Não os podemos confundir mal eles entram com dois tipos de textos, completamente diferentes e sem nexo), e deixa a PD de olho! Eles vão se perguntar porque raio é a necessidade de tantos OOC's e depois, no fim, acabam a acusar-nos de CRB.

Desmancha prazeres?
Skulty

Postby Skulty » Mon Sep 29, 2008 11:44 pm

Bem, concordo que uma enorme quantidade de OOC's no jogo é mau e feio, mas não concordo que o uso de um site de dados para influenciar o jogo seja um CRB.
CRB é quando usas informação que o teu personagem não era suposto saber para influenciar as acções dele. Eu não chamaria a um lançamento de dados "informação que o teu personagem não era suposto saber", isso é igual a se eu usasse um dado para tomar as decisões do meu personagem, ninguém tinha nada a ver com isso. Era só uma ajuda para tornar as acções do meu personagem mais aleatórias e diferentes daquilo que eu faria no lugar dele. Neste caso ajudam a fazer com que as nossas acções nos jogos sejam mais variadas e justas. Adicionar um elemento aleatório às nossas acções parece-me interessante e apoio.

Agora é preciso é evitar ao máximo os OOC's no jogo, e também não serve virmos ao forum explicar as regras cada vez que queremos fazer um jogo novo. Ou inventamos um método que funcione para todos os jogos de modo a não termos que usar o forum ou então pomos numa nota as regras do jogo com um pequeno aparte em OOC...
All those who believe in psychokinesis raise my hand.
Gran

Postby Gran » Tue Sep 30, 2008 12:16 am

Eu achei a idéia da natação até interessante e não tenho nada contra usar o tal dado, até acho legal. Mas a assustadora quantidade de OOC's, que tem apenas crescido em GC aliás, foi uma poluição visual tremenda.

Imagino se ao invés de ficar metendo OOC's nos jogos de esportes não podemos anunciar os números com (número) ou *rp (número)* e estabelecendo a meta de maneira semelhante, ficando:

*A multidão vibra na arena enquanto os gladiadores entram*

Inc:'Então Mínimus, vamos terminar isso agora!!! *prepara escudo (meta:45)* '
Min:'Arrrreeee!!! *dá um golpe certeiro em Incomodus (10)*'
Inc:'*Chuta Mínimus no saco (13)*
Min:'*Em dores cai no chão (passo)* "poderia ser (passo) ou (-)"
[...]

Não seria muito diferente do rp de certos lutadores e caçadores ou quando queremos informar algo na batalha e fazemos '*Trespassa um soldado com a lança (38%)*.

Podemos diminuir ainda mais isso criando espaços específicos para os torneios, como arenas, cassinos etc.

Já quanto a cassinos, a poluição é menor: Podemos fazer uma nota com Php e colocar hyperlinks e animações simples como nos "mapas mágicos".

Mas ao invés de mágico, a idéia é de uma tabela desenhada num papel e daí você teria que por exemplo, jogar uma pedra na casa X em que você apostou. Teria as 'anotações', onde a pontuação do char fica registrada no canto da folha. Aí simplesmente o script sorteia a casa e a jogadada do char que a fez é registrada.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
Hikkke

Postby Hikkke » Tue Sep 30, 2008 4:09 am

Ok, parece que chegamos a alguns pontos comuns.

- Não pode haver ooc's, ao menos não tantos.
- O jogo deve ser criado e desenvolvido IN-GAME.

Acho que a utilização do "Rolador de Dados" é válida. Já que funciona de forma bastante rápida e "confiavél". Não vai afetar a dinâmica do jogo.

Vendo toda a repercussão que este tópico criou, onde quase 100% das respostas foram positivas, no sentido de haver jogos in-game, me pergunto, o porque desta função ter ficado esquecida, dentre tantas outras, que poderiam dinamizar as relações?

Tenho algumas idéias, sobre novas funções a implementar ao Cantr, mas acabaria fazendo mais um de meus posts Pedro Troles... então vou me reter ao básico e ao possivél, por agora.

EXEMPLO PRÁTICO DE JOGO:

Regras ooc:
DIFICULDADE: 5
Bonûs: muito mais forte: +1 Mais forte: +0.5 Normal: 0 Mais fraco: -0.25 Muito mais fraco: -1
- A distância a se percorrer é de 20 metros.
- Cada jogador pode rolar os dados um limite máximo de 4 vezes.
- Cada rolagem de sucesso é somada, sendo a soma a condição definidora do vencedor.
- Se ambos conseguirem terminar a prova, vence aquele que conseguiu com o menor numero de rolamento de dados.
- Se ainda houver empate, o vencedor será aquele que mais se aproximou do 50.

Juiz diz: Julio, Ricardo e Lucas, em suas possições! VALENDO!

Julio (muito mais forte) rola os dados e tira um 6:

Julio diz: *correndo num ritmo forta, já passa dos 7 metros*

Ricardo (muito mais fraco) Rola os dados e fracassa:

Ricardo diz: *dá um pique desajeitado e tropeça nas proprias pernas, dando de cara no chão*

Lucas (Normal) Rola os dados e tira um 9:

Lucas diz: *sai em disparada e se aproxima dos 9 metros*

Julio (muito mais forte) rola os dados e tira um 9:

Julio diz: *avança rapidamente rumo a vitoria, já chegando aos 17 metros*

Ricardo (muito mais fraco) Rola os dados e tira um5:

Ricardo diz: *consegue se levantar e demonstrando espirito esportivo, segue na disputa, chegando aos 4 metros*

Lucas (Normal) Rola os dados e tira um 9:

Lucas diz:*com grande agilidadesegue firme na altura dos 18 metros*

Julio (muito mais forte) rola os dados e fracassa:

Julio diz: *Julio olha para trás e num momento de distração, tropeça e cai ao chão, parando nos 17 metros... ele tenta se levantar mas, parece que torceu o tornozelo e está fora da disputa!*

Ricardo (muito mais fraco) Rola os dados e tira um 9:

Ricardo diz: *consegue recuperar o ritmo e segue buscando se recuperar, chegando aos 12 metros*

Lucas (Normal) Rola os dados e fracassa:

Lucas diz:*cai proximo a linha de chegada, olha para trás e resolve continuar*

Ricardo (muito mais fraco) Rola os dados e tira um 9:

Ricardo diz: *Num pique avança com todas suas forças e passa na linha de chegada, em exatos 20 metros*

Lucas (Normal) Rola os dados e tira um 3:

Lucas diz:*avança confiante e passa a linha de chegada em 21 metros*

Ricardo foi quem mais se aproximou dos 20 metros, então, vence Ricardo.

Isto, In-Game, ficaria assim:

Juiz diz: Julio, Ricardo e Lucas, em suas possições! VALENDO!
Julio diz: *correndo num ritmo forta, já passa dos 7 metros*
Ricardo diz: *dá um pique desajeitado e tropeça nas proprias pernas, dando de cara no chão*
Lucas diz: *sai em disparada e se aproxima dos 9 metros*
Julio diz: *avança rapidamente rumo a vitoria, já chegando aos 17 metros*
Ricardo diz: *consegue se levantar e demonstrando espirito esportivo, segue na disputa, chegando aos 4 metros*
Lucas diz:*com grande agilidadesegue firme na altura dos 18 metros*
Julio diz: *Julio olha para trás e num momento de distração, tropeça e cai ao chão, parando nos 17 metros... ele tenta se levantar mas, parece que torceu o tornozelo e está fora da disputa!*
Ricardo diz: *consegue recuperar o ritmo e segue buscando se recuperar, chegando aos 12 metros*
Lucas diz:*cai proximo a linha de chegada, olha para trás e resolve continuar*
Ricardo diz: *Num pique avança com todas suas forças e passa na linha de chegada, em exatos 20 metros*
Lucas diz:*avança confiante e passa a linha de chegada em 21 metros*

Parece bem enxuto e viavél, não? 8)

Agora, a idéia do bonûs e das skills, é interresante. Poderiam valer em caso chegasse a existir ligas oficiais. Os bonûs só seriam atribuidos, via disputa federada, tipo, venceu, ganha +0.25 de começo. Segundo lugar: +0.10, Terceiro: +0.05... podendo váriar de acordo com a importância do torneio.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
Encaitaron

Postby Encaitaron » Tue Sep 30, 2008 5:57 pm

Abobora-Men!

Bem-vindo de novo!

Acredita que já tinha saudades de ver essa abobora louca entre os posts...

Por acaso uma coisa que já tinha comentado com 1a ou 2as pessoas era a realização de Jogos Olimpicos no Cantr, acontece que não estava a imaginar bem com essas descrições todas...

Na altura tinha pensado, mais em corridas, a pé, de veiculos, e/ou de barco...
Por exemplo: O primeiro a chegar a Apollodoro saido da Praia do Galeao...

Outras provas seriam tipo algumas já feitas como a caça (X pontos por cada tipo de animal), ou mesmo porrada (quem desse mais dano com um ataque)...

E por ai fora...

Não só cortava a necessidade de OOCs como seria um método de "avaliaçao" exacto. Não ia depender de quase um contrato para ver quem ganha num jogo de futebol, nem era necessario andar a lançar moedas ao ar... O resto seria o bom e velho RP...

Já sobre outro tipo de jogos, sinceramente ainda estou a formular uma opinião...
Your mother plays Cantr II in hell!
Voltenion

Postby Voltenion » Tue Sep 30, 2008 7:12 pm

Doug R wrote:...Using any out-of-game method to affect in-game events, as you describe, is a clear violation of the rules.

É contra as regras, pode ficar bem mas é contra as regras...

Sinceramente, se é possivel fazer jogos apenas In game, porquê isto?
Não dá para fazer os jogos aos quais estamos habituados no mundo real, sim. Mas dá para fazer jogos que fazem sentido estarem no cantr, tipicos dele! É considero que é muito melhor RP fazer algo que está dentro do sistema do jogo do que um RP muito imaginário mas que se baseia só nisso, na imaginação, os personagens realmente não estavam a fazer nada para isso. Sinceramente, só isso dos bonus, tem que ser tudo visto a partir de OOC.... Há tanta coisa que se pode fazer dentro do jogo :roll: E já vi isto dos dados a deixar-se escapar, daqui a nada é usado para tudo --". Vi a ser usado como para dizer qual foi a força do ataque do rinoceronte.... E ELES NÂO CHEGARAM ATACAR, SEQUER!(um pequeno adicional: Parem de RP coisas que podem acontecer In game que realmente não aconteceram --", no ofense. ) :?

E nem quero saber como é que vai ser com a PD quando eles descobrirem.
Last edited by Voltenion on Tue Sep 30, 2008 7:28 pm, edited 1 time in total.
Encaitaron

Postby Encaitaron » Tue Sep 30, 2008 7:24 pm

Voltenion wrote:(um pequeno adicional: Parem de RP coisas que podem acontecer In game que realmente não aconteceram --", no ofense. ) :?

E nem quero saber como é que vai ser com a PD quando eles descobrirem.

Mesmo ainda nao tendo opiniao formada quanto a isso de jogos de dados e, saltos e mais o catano...

Ponto 1: Não acho que exemplificar em RP seja o drama que estás a pintar...

Ponto 2: Se estás a pintar um drama à pala da insciencia e nescice do PD, ai estou completamente de acordo :lol:
Your mother plays Cantr II in hell!
Gran

Postby Gran » Wed Oct 01, 2008 12:17 am

Português é OOC, você o fala In-Game, and what Doug would say?
Doug R would had wrote:Whatever...

Eu não gosto de ficar rpiando coisas que não existem, mas o marasmo é o principal motivo. A maioria das ações em rp na verdade, não existem, fora isso afetam muito menos que um raio dum lito com Kage Bushin.

Se podemos usar HTML e Php em notas, não vejo por que não podemos usar dados para decidir quem ganha ou não uma disputa em rp. É muito mais justo que a simples imaginação: basta observar duas crianças brincando, quando elas começam à fazer brincadeiras e uma tem poder X que derrota o amiguinho, amiguinho usa poder Y que invuleráve, e amiguinho responde com outro e isso vai ad infinitum.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"

Return to “Português (Portuguese)”