Meros pensamentos e opiniões

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

Illidan
Posts: 301
Joined: Wed Oct 22, 2008 10:51 pm

Postby Illidan » Tue Dec 22, 2009 9:15 pm

Agora com os Spawn Points a questão é que os líderes dos S.P. organizem caravanas periódicas para retirar gente de suas terras...

Algo como "nasceram cinco aqui, vão até o ponto X, lá viverão melhor, trabalharão com tal coisa e blablabla"

Essa dica pode ser considerada CRB? Se for mandem eu deletar o mais rapido possivel antes que os líderes vejam =/
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Tue Dec 22, 2009 9:26 pm

Eu não considero CRB, é apenas a menção genérica a uma estratégia social tão natural que me espanta não ter sido adotada há muito mais tempo pelos "líderes": a colonização (não confundir com expansão desordenada). O que não se pode fazer fora do jogo é coordenar concretamente as estratégias naqule mundo.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Wed Dec 23, 2009 12:59 am

HFrance, acho que acontece, é que os novatos, acabam por nascer mais de uma personagem em cada localidade, ai vem aquele recadinho do PD e logo se cagam a correr com suas chars, sem um pingo de coerência.

Dai, antes que os lideres possam dizer: "ei, tem um sitio ali... hã?! cade o puto?"

E por nosso próprio conhecimento da mecânica do jogo, imaginem a situação:

- nascem 10 novos chars em uma semana, você pega 5 dos 10 chars antigos, e fala: "olhem, porque não colonizam terra *piiiiiiii*?". Dai pouco depois os 10 chars novos morrem e fica com apenas 5 pessoas na cidade...

Dai que tanto os jogadores, quanto os lideres tem consciência que não se deve dar tarefas do tipo a recém nascidos.

E outra, no sentido out-game, mandar um novato a colonizar uma localidade, é o mesmo que dizer: "Vá lá puto, seja um noob, faça coisas de noob e quando cansar, apague a conta!"

Assim, particularmente já tenho a esperança que desta vez, tenhamos uma boa safra de novos jogadores, para que possamos pensar mais seriamente sobre colonias e outrem.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Wed Dec 23, 2009 4:49 pm

A colonização vai acontecer mas só quando for precisa. Nascem 10 e só uns 3 é que vão continuar vivos por isso é normal que ainda não haja colonização alguma.
Quando as cidades começarem a ficar sobre lotadas, então os líderes vão começar a enviar colonizadores para terras ao lado. E claro as terras que já existem mas não são S.P vão acabar por notar que não recebem nenhum novato há algum tempo e vão para as outras terras buscar esses novatos, convence-los de que a terra deles é melhor. Acho que vão nascer rivalidades e guerras interessantes a partir de aí. Finalmente: guerra entre Portugueses. :twisted:
"Delete Fu Island" activist.
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Postby danizappa » Wed Dec 23, 2009 9:09 pm

E claro as terras que já existem mas não são S.P vão acabar por notar que não recebem nenhum novato há algum tempo e vão para as outras terras buscar esses novatos, convence-los de que a terra deles é melhor. Acho que vão nascer rivalidades e guerras interessantes a partir de aí. Finalmente: guerra entre Portugueses.[/quote]

Isto não faz sentido. Uma guerra não ir lá à outra terra e dizer: "ya people!..
curtam: porque que nao vem para a nossa terra viver ya? akilo é bue de nice.." que falta a seguir? Batalhas de dança como no Fame ou como no "Beat It" do Mickaeil?

Esse sistema de SP é uma merda, não é organico, não é mecanico, é anti-mecanico, nao cria um sistema coerente é uma simplificacao atroz das dinamicas de nascimento que seriam desejaveis. As cidades novas não deveriam ser criadas admnistrativamente... isso é revoltante. Toda a logica de crescimento das cidades é completamente deturpada por funcionar à base de S.P. Mete-me dó como arquitecto de profissão e urbanista de paixão. Para além de que qto a mim teve a consequencia bem nefasta se ter aplicado às outras linguas do cantr prejudicando o jogo por inteiro, ate as nacionalidades que nem pediram a alteracao. Compreendo isto apenas como medida provisoria, mas é obvio que é algo que afecta negativamente o jogo e q devia ser revisto o qto antes. Para mim o outro sistema era sem duvida melhor, dava mais pica, até aos noobs. Se dois ou tres jogadores quisessem criar uma cidade isso podia acontecer de facto e aconteceu com alguns sitios. Mesmo que esse sitios se tenham revelado insustentaveis, isso nao deixou de dar pica a quem o fez e acabou por mostrar um dos aspectos mais poderosos do jogo e essa experiencia fica marcada na sensibilidade de qualquer um e quem sabe nao tera sido isso que fidelizou muitos jogadores ao cantr. Para mim foi uma das coisas marcantes que ajudou muito a achar este o melhor jogo de sempre.

Pensem em alternativas por favor.
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Wed Dec 23, 2009 9:34 pm

... vou ter de concordar em parte com o Danizappa.

Imagine dois putos a viajar, acham um lugar giro... a uns 20 dias de viagem de uma cidade, imagine ficar indo buscar pessoas... irritante.

De certo modo os S.P ajudam a fidelizar os novos jogadores, por que também é irritante começar a jogar e cair em terras mudas ou em terras "noobs". Imagino se na altura que comecei a jogar, não tivesse trombado com jogadores como Skulty, Mike, Pearl, Raziel... era provavel que mandasse o jogo a merda e nunca mais voltasse.

Agora a impossibilidade de nascer em outros lugares é preocupante a longo prazo, principalmente aos veteranos. Devia ter um sistema de porcentagem. Algo que manteira a massa nas grandes cidades, mas não mataria a evolução das novas.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!



Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
JuniorM
Posts: 37
Joined: Sat Jan 17, 2009 4:20 am

Postby JuniorM » Wed Dec 23, 2009 9:50 pm

Eu concordo com o Danizappa e o Hikkke,além de que se torna uma coisa completamente previsivel,você cria o char já sabendo onde ele vai nascer.
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Postby Trapaças » Thu Dec 24, 2009 9:23 am

O problema do sistema anterior era que já quase ninguém nascia nas localidades que na altura estavam mais activas, Lusitânia ,MC e Apollodoro mais ou menos.

Sugerimos que fosse adoptado temporariamente os SP porque esses lugares primordiais estavam a desaparecer e a probabilidade de nascer num lugar esquecido era quase 100%.

Mas sim, talvez agora seja uma boa altura para voltar pois está tudo a ficar sobrelotado, pelo menos aquilo que eu vi... :roll:
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Postby Trapaças » Thu Dec 24, 2009 9:24 am

Sorry double post
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Thu Dec 24, 2009 12:10 pm

danizappa wrote:Isto não faz sentido. Uma guerra não ir lá à outra terra e dizer: "ya people!..
curtam: porque que nao vem para a nossa terra viver ya? akilo é bue de nice.."

Era mesmo assim que eu imaginei que iria acontecer.

Danizappa wrote: Para além de que qto a mim teve a consequencia bem nefasta se ter aplicado às outras linguas do cantr prejudicando o jogo por inteiro, ate as nacionalidades que nem pediram a alteracao.

Essas nacionalidades tiveram imenso tempo para falar por si, como nós fizemos, e responder à pergunta da PD que era "como podemos salvar o vosso grupo?". Não responderam, nem um e, como a PD até trabalha, eles fizeram o que podiam e meteram os S.Ps. Nem podes dizer que prejudica, só porque não concordas, visto que não prejudica.

Danizappa wrote:Compreendo isto apenas como medida provisoria, mas é obvio que é algo que afecta negativamente o jogo e q devia ser revisto o qto antes. Para mim o outro sistema era sem duvida melhor, dava mais pica, até aos noobs. Se dois ou três jogadores quisessem criar uma cidade isso podia acontecer de facto e aconteceu com alguns sitios.

Claro que isto acontecia em 10% dos casos. Os outros 90% eram cidades de pessoas a dormir e viajantes que passavam por ali por acaso e nem se dão ao trabalho de convidar os novatos para irem com eles. Nasciam cidades mais rápido que sei lá o quê. Se dá pica ter 15 personagens e só uma ter nascido numa cidade activa, então não sei o que é isto que temos agora que já andam pessoas a falar de actividade em todas as cidades e até ficam nostálgicos com Grande Chifre, como se estivesse a renascer.

Danizappa wrote:Pensem em alternativas por favor.

O tempo de pensar em alternativas já passou, se bem me lembro não deste uma única. Nós todos falámos e consentimos que esta era a melhor medida de todas. Espero não ser o único a lembrar-me disso.

Hikke wrote:Agora a impossibilidade de nascer em outros lugares é preocupante a longo prazo, principalmente aos veteranos. Devia ter um sistema de porcentagem. Algo que manteira a massa nas grandes cidades, mas não mataria a evolução das novas.

A memória é uma coisa chata. :lol: Vou vos relembrar da opção que nós tomamos em conjunto ( parece aqui que fui o único a votar sim quando é mentira): O nosso objectivo era juntar a população portuguesa que já estava muito, mas ridiculamente muito dispersa, trazendo-a para um ponto comum, ou seja, a nossa querida ilha. Quando a proximidade for um facto e não 3 cidades vivas numa ilha inteira, decidimos que iríamos voltar ao sistema antigo OU ao que estivesse actualmente em ordem (já que se estava a tentar muito novas medidas de nascimento, inclusive o nascimento por familia já é uma sugestão aceite só ainda não foi implementada). Foi isto que defendemos e estamos a tentar, na minha opinião a conseguir, fazer.

Trapaças wrote:Mas sim, talvez agora seja uma boa altura para voltar pois está tudo a ficar sobrelotado, pelo menos aquilo que eu vi...


Não vejo nada sobrelotado. Seja o caso Lusitânia, a cidade de primeira impressão está sobrelotada mas verdadeiramente está só com três personagens eléctricos. Quando parece que está muito a acontecer, bastar olharmos melhor e vemos que é só um personagem a entrar em todas as casas existentes na cidade por nenhuma razão aparente. Ainda falta algum tempo para voltar para o sistema anterior.


E bem, está provado! Tudo o que tem sangue lusitano nunca está satisfeito com quem está no poder ou as medidas que estão em vigor. Sempre suspeitei, está aqui provado. Antes concordam e depois sempre foram os que discordavam.
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Thu Dec 24, 2009 1:59 pm

A discussão sobre a implantação foi calorosa (até demais, no meu caso). Houve ativa participação no debate. Quando saiu, todos comemoraram. Ocorre que nem todos estão preocupados com as responsabilidades que a medida acaba de implantar. Sim, as cidades vão superlotar, especialmente de novatos. Estes não se incomodam com a agitação, pelo contrário. Eles estão ansiosos por ver coisas acontecerem, de oportunidades de integração surgirem, de mobilizações acontecerem. E isto não vai partir deles, mas das personagens mais antigas, aquelas que deveriam estar gerenciando a cidade. Mas dá trabalho... e quem quer ser líder realmente? Liderar não é ter as melhores armas e se trancar num edifício fechado, abarrotado de riquezas.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Postby danizappa » Thu Dec 24, 2009 3:51 pm

Eu propus alternativas sim, através de programação diferente para o sistema de nascimentos ou até sem alteração na programação do jogo, mas sim atraves da alteração do comportamento dos jogadores. As alternativas estão lá atrás nos textos.

Critiquei atrás e mantenho as criticas.

A minha parodia do basofe dread a tentar convencer o pessoal para vir para a sua cidade é apenas a maneira como vejo a estruturação dos comportamentos que poderão resultar desta lógica dos S.P.s, mesmo que seja bem RPiado será sempre um Rp de recurso, uma nodoa no panorama global do mundo cantr, na big picture da coisa.

Concordo que Lusitania ainda está fraca de gente. Mas ainda nem tinha considerado nem referido que o problema seja já a sobrelotação. Acho que ainda falta um bocado para chegarmos lá, pelo menos em cidades grandes. O meu problema é mesmo a lógica não orgânica de colonização que vai ter de se verificar. Para além das restantes objecções que já referi que tenho contra o sistema.

Alternativas precisam-se o quanto antes ainda assim. Por exemplo, novos spawn points na ilha portuguesa, lituana e junto a Brama para os que gostam.


PS: já agora aproveito para deixar esta impressão. As cidades que não sejam SP nunca poderão abrir guerra contra uma cidade SP. A não ser que sejam batalhas do Fame... FAME!... I wanna...
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Thu Dec 24, 2009 10:00 pm

Volt, eu vejo esta discusão que está ocorrendo, justa, estamos a ve os prós e os contras e acho saudavél discutirmos isto, pois só assim chegaremos a uma melhor conclusão, o que funcionou, o que não funcionou...

Não podemos enfiar a cabeça num saco e correr uma avenida só porque vimos no mapa que ela é bastante longa, pode ter um bode a atravessa-lá... tá péssima analogia. :lol:

Agora é hora de rever o que anda a acontecer.

- novatos mais interresados ao game: SIM.
- mais actividade na ilha TUGA? SIM.
- morte dos pequenos centros? SIM.

Ainda é um bom sistema, por enquanto. Coloque os prós e os contras e ainda o saldo é positivo.

A maioria foi a favor dos s.p, inclusive eu, ok.

Agora isto não pode nos impedir de discutirmos os pontos negativos observados e tentarmos achar soluções ainda melhores, ou ainda estariamos todos usando internet de 28.8kbps...
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!



Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Thu Dec 24, 2009 10:12 pm

Hikkke wrote:Não podemos enfiar a cabeça num saco e correr uma avenida só porque vimos no mapa que ela é bastante longa, pode ter um bode a atravessa-lá...


Radicaaaaal isto!!! :lol:

Mas é a velha história: barquinho vai, barquinho vem... quem quiser pode se mexer! I like move, move... I like move, move...
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Fri Dec 25, 2009 9:49 pm

Tudo bem, pareceu-me ao inicio mais uma tentativa de voltar atrás do que uma discussão.

Falando de criticas construtivas, vamos então aos prós e contras, mas antes não se esqueçam: É temporário. Logo, muitos dos contras que existem são sacrifícios aceites devido ao pouco tempo (suposto) que isto vai durar.
O nosso objectivo era repopular a nossa ilha, logo a falha na colonização foi posta de parte. Com este sistema vamos voltar a ter mais cidades na ilha para, no futuro quando voltarmos ao sistema antigo, continuarmos com a nossa vida mas com muita mais interacção entre cidades, pessoas. Já não vai haver pessoas a viajarem pela ilha à procura de cidades novas, e só encontrarem 3, se as encontrarem. Não vejo contras, vejo sacrifícios para um bem maior.
Toda a gente vai nascer nos mesmos seis sítios e grande parte vai ficar lá, mas haverá sempre gente que sai. (Afinal o que mais temos é colonizadores. Já vi imensas vezes uns novatos juntarem-se e irem para outro local, criar a sua própria comunidade). Isto vai acontecer e quando isto se notar, que era o que nós queríamos, então ai podemos cancelar o sistema e voltar ao antigo. Era o plano, desde sempre. Não o estou a inventar agora.
É natal, vou comer.

Eu também deixo uma nota: O que raio é o fame? :?
"Delete Fu Island" activist.

Return to “Português (Portuguese)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest