Meros pensamentos e opiniões
Moderators: Public Relations Department, Players Department
- HFrance
Como é que a personagem que está bem na vida pode saber se as demais pessoas que formam a sua comunidade não estão interessadas em se desenvolver? Todas são exatamente iguais? Não há conflito de interesses? Não há inveja, cobiça e vontade de poder umas sobre as outras?
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
-
danizappa wrote:E já agora uma ultima impressão - as datas ooc.
Sempre foi das coisas que mais raiva me deram no jogo - ver, que numa qualquer localidade os chars tem consciencia que estao no dia 6342 e pior! - deixar notas escritas com essa referencia e usar essa data occ do jogo como referencia para combinar eventos dentro do jogo. Pior ainda? Estabelecer numa localidade um calendario oficial em que os dias multiplos de 500 da data ooc do jogo são o "dia do navegador" - dia onde deveria estar pronta mais uma embarcacao para a localidade. Como imaginam o calendario dessa localidade ficaria muito mais, vá lá.. digamos...bonito, se não estivesse lá estampada uma data que costuma aparecer no topo do ecra verde e que não tem relacao nenhuma com o tempo do jogo
Muito ao lado.
A data não é nem nunca foi uma data OOC. É uma data que está, exactamente como disseste, estampada no ecrã verde. E não só no topo, mas a cada fala, a cada evento. Porque haveria de estar uma referência OOC tão espalhada por todo o teu ecrã? Não é OOC. Os Cantrianos têm uma habilidade de saber a hora e o dia, sempre sem se esquecerem. Tal como conseguem falar português desde o seu primeiro dia, tal como sabem o que precisam de usar para fazer uma lança de osso. Está nos genes e não desaprovo de modo algum quem usa as datas de referência.
Mas se achares estranho nascer a saber os pormenores todos da data actual, se calhar poderias começar a perguntar em dia estás e que horas são, no início da vida do teu verdinho. Assim talvez te sintas menos mal, mas não há nada de errado em usar a data predefinida pelo jogo, visto que ela até está lá para isso.
Hikkke, exageraste completamente. O que quero é originalidade, não quero desorganização. Ou seja, é saber onde devemos ser criativos e onde devemos ser práticos. Pedra é Pedra, mas agora os Polacos porque é que têm que ser "Polonenses"? É um caso rarissímo e podiamos ter boas ocasiões de Rp entre comunidades. Só os diversos nomes que cada comunidade chamaria aos polacos, seria interessante de ver os diferentes pontos de vista.
É tanto esforço e num belo dia você loga e XXXXX pessoas morreram. E teu RP foi pras picas.
Já sabes bem que mais tarde ou mais cedo o teu personagem vai morrer. Mas nunca o teu RP vai para as picas. Se tivesse medo de não ser recompensado, ficaria a apanhar espinafres para o resto da minha vida sem fazer nada. Mas não, o que interessa é os momentos partilhados entre os jogadores que fazem "clássicos", o quanto contribuiste tanto para a evolução da tua comunidade como para a sua história. Se foste bom, o teu RP nunca vai pras picas. Nem mesmo quando toda a tua cidade foi limpa. Só os momentos, unem os jogadores e dão-te apetite a ti e a todos os outros para mais e mais bons e activos personagens.
"Delete Fu Island" activist.
- Hikkke
Olha, tenho sido talvez o mais ativo jogador do Cantr tuga, por anos.
Sendo mais ativo não estou dizendo de melhor RP, para deixar claro.
E as diversas situações foram me mostrando que ao se insistir em criar, inovar... acaba tomando um silêncio em resposta. E no caso especifico dos poloneses... não entendo (entendo, mas não aceito) o questionamento.
O povo de cidade X, conhece os polacos por poloneses. Como conhece sabre por sabre. Simples, eficaz. Criativo, não. Mas infinitamente mais pratico. E nada impede que o povo da cidade Y os conheça por ivansdragons ou balboas. Quando comecei a jogar, lituanos já eram chamados de lituanos. Então talvez minha mania de apelidar pela nacionalidade tenha suas raizes ai.
Já tentei fazer o que você e o Gran tanto sugerem e não deu certo. Não é pratico... e não funciona em alta temporada (baby boom). Já tentei inclusive mudar nome de recursos...
Aqui acho que vocês não entenderam o objetivo. O que quero dizer é que perder tempo com coisas insignificantes como nomes de povos, tentar convencer in-game... é um RP que não dá frutos. E podia ser, o tempo, gasto em ações que gerem real resultado.
Muitas sociedades durante a história focaram-se nisto. Não vejo erro. Tento sempre usar o RP para justificar o avanço... não faz sentido também todos se contentarem por terem uma charrete uma lança de osso e um saco pra coçar...
Olha, posso estar enganado, mas acho que as duas iniciativas foram oriundas de mim... E com pesar digo. NENHUMA funcionou... nem a criativa e inovadora, nem a conservadora e rigida.
Por que? Falta de RP... é mais comôdo deixar sua personagem a dormir do que formentar idéias.
O tempo de guerra com os lituanos geraram otimos RPs, inclusive o surgimento dos Mercenarios. E não foi nem necessario ficar inventando nomes. É interessante termos variações, mas não é essencial. E muitas vezes nem é pratico e acaba por atrapalhar e bagunçar.
Sei que tanto o Gran quanto o Volt tem boas intenções. E se conseguirem fazer valer o que disseram aqui. Vou dar meu apoio e contribuir. Como disse, já tentei fazer coisas semelhantes e o resultado foi desanimador. E vejo muito se falar sobre esta idéia ser ruim, isto ser aquilo... mas vejo muito pouco ser feito.
Sendo mais ativo não estou dizendo de melhor RP, para deixar claro.
E as diversas situações foram me mostrando que ao se insistir em criar, inovar... acaba tomando um silêncio em resposta. E no caso especifico dos poloneses... não entendo (entendo, mas não aceito) o questionamento.
Pedra é Pedra, mas agora os Polacos porque é que têm que ser "Polonenses"? É um caso rarissímo e podiamos ter boas ocasiões de Rp entre comunidades. Só os diversos nomes que cada comunidade chamaria aos polacos, seria interessante de ver os diferentes pontos de vista.
O povo de cidade X, conhece os polacos por poloneses. Como conhece sabre por sabre. Simples, eficaz. Criativo, não. Mas infinitamente mais pratico. E nada impede que o povo da cidade Y os conheça por ivansdragons ou balboas. Quando comecei a jogar, lituanos já eram chamados de lituanos. Então talvez minha mania de apelidar pela nacionalidade tenha suas raizes ai.
Já tentei fazer o que você e o Gran tanto sugerem e não deu certo. Não é pratico... e não funciona em alta temporada (baby boom). Já tentei inclusive mudar nome de recursos...
É tanto esforço e num belo dia você loga e XXXXX pessoas morreram. E teu RP foi pras picas.
Aqui acho que vocês não entenderam o objetivo. O que quero dizer é que perder tempo com coisas insignificantes como nomes de povos, tentar convencer in-game... é um RP que não dá frutos. E podia ser, o tempo, gasto em ações que gerem real resultado.
Outra coisa que me faz confusão é a febre do desenvolvimento e do avanço tecnológico.
Muitas sociedades durante a história focaram-se nisto. Não vejo erro. Tento sempre usar o RP para justificar o avanço... não faz sentido também todos se contentarem por terem uma charrete uma lança de osso e um saco pra coçar...
E já agora uma ultima impressão - as datas ooc.
Sempre foi das coisas que mais raiva me deram no jogo - ver, que numa qualquer localidade os chars tem consciencia que estao no dia 6342 e pior! - deixar notas escritas com essa referencia e usar essa data occ do jogo como referencia para combinar eventos dentro do jogo. Pior ainda? Estabelecer numa localidade um calendario oficial em que os dias multiplos de 500 da data ooc do jogo são o "dia do navegador" - dia onde deveria estar pronta mais uma embarcacao para a localidade. Como imaginam o calendario dessa localidade ficaria muito mais, vá lá.. digamos...bonito, se não estivesse lá estampada uma data que costuma aparecer no topo do ecra verde e que não tem relacao nenhuma com o tempo do jogo
Compreendo o sentido pratico de usar essa data, mas não a usar para mim é basico, essencial. Contudo é coisa que nem os Polacos nem os Ingleses parece que usam, por isso temos de estar acima deles nisso.
Houve uma tentativa de fazer uma outra referenciacao de calendário em Grande Chifre, mas não vingou infelizmente. Fica aqui o meu louvor a essa iniciativa.
Olha, posso estar enganado, mas acho que as duas iniciativas foram oriundas de mim... E com pesar digo. NENHUMA funcionou... nem a criativa e inovadora, nem a conservadora e rigida.
Por que? Falta de RP... é mais comôdo deixar sua personagem a dormir do que formentar idéias.
O tempo de guerra com os lituanos geraram otimos RPs, inclusive o surgimento dos Mercenarios. E não foi nem necessario ficar inventando nomes. É interessante termos variações, mas não é essencial. E muitas vezes nem é pratico e acaba por atrapalhar e bagunçar.
Sei que tanto o Gran quanto o Volt tem boas intenções. E se conseguirem fazer valer o que disseram aqui. Vou dar meu apoio e contribuir. Como disse, já tentei fazer coisas semelhantes e o resultado foi desanimador. E vejo muito se falar sobre esta idéia ser ruim, isto ser aquilo... mas vejo muito pouco ser feito.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!
Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
O Filinho Cantr nasceu!
Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
- HFrance
Eu tenho apenas uma personagem em locais mais desenvolvidos (língua inglesa),mas ele não é capaz de me dar indicações da seguinte dúvida:
- O que é que estes povos desevolvidos fazem com os ossos de animais?
- O que é que estes povos desevolvidos fazem com os ossos de animais?
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
-
O mesmo que fazem os nossos povos desenvolvidos: Absolutamente nada (Ou quase).
Ossos são inúteis para as sociedades que já possuem tecnologia extra. Por isso, eles nos máximo sevem para facas, vestuário e para irritar os homens encarregados dos estoques. Ah, e servem para fazer uma deliciosa sopa de osso.
Ossos são inúteis para as sociedades que já possuem tecnologia extra. Por isso, eles nos máximo sevem para facas, vestuário e para irritar os homens encarregados dos estoques. Ah, e servem para fazer uma deliciosa sopa de osso.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
- Hikkke
Ossos... outro desperdicio de RP. Dariam otimas cenas quando bem aproveitados.
Acabo de lembrar outra coisa sobre cidades desenvolvidas. Por mais que eu, e outros se esforcem. Os jogadores jovens sempre querem sair e explorar. Otimo, pode servir para enriquecer o RP... mas devido a inexperiencia, acabam por morrer de fome, ou ainda apagam a conta.
Eu acho otimo e recomendo, explorem, não fiquem presos a sua cidade Natal, assim como as descobertas enriquecem nossas vidas, enriquece as nossas personagens.
E também sobre cidades, pode-se aliar desenvolvimento e RP de forma proveitosa... mas ainda não chegamos neste estagio. Talvez quando as personagens pararem de dormir sem motivo... Eu tenho altas idéias... algumas em andamento. Mas as personagens SIMPLESMENTE DORMEM, e eu tenho de me controlar para não sair trancando elas em prédios ou dar-lhes machadadas.
Acabo de lembrar outra coisa sobre cidades desenvolvidas. Por mais que eu, e outros se esforcem. Os jogadores jovens sempre querem sair e explorar. Otimo, pode servir para enriquecer o RP... mas devido a inexperiencia, acabam por morrer de fome, ou ainda apagam a conta.
Eu acho otimo e recomendo, explorem, não fiquem presos a sua cidade Natal, assim como as descobertas enriquecem nossas vidas, enriquece as nossas personagens.
E também sobre cidades, pode-se aliar desenvolvimento e RP de forma proveitosa... mas ainda não chegamos neste estagio. Talvez quando as personagens pararem de dormir sem motivo... Eu tenho altas idéias... algumas em andamento. Mas as personagens SIMPLESMENTE DORMEM, e eu tenho de me controlar para não sair trancando elas em prédios ou dar-lhes machadadas.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!
O Filinho Cantr nasceu!
-
Reitero, datas que sejam fruto de qualquer coisa in-game são bem preferíveis à data OOC do jogo que aparece no topo do ecrã. O argumento de que todos os chars "sabem" em que dia estão para mim é absurdo. É tão absurdo como saberem que estão a ser controlados por um jogador que interage com o jogo através de uns quantos quadros que aparecem "escritos" no jogo a dizer: "inventário", "localidade", "objectos", estão a ver a ideia?
Quanto às iniciativas de ideias novas para aplicar RP serem infrutíferas Hikkke, a mim não me chateia porque sou cheio de paciência e esperança. Só te posso desejar o mesmo, coragem para continuares e não desanimes. Se poucas pessoas aderem é com essas que tens de contar.
Quanto ao fazer pouco - eu vou fazendo o que posso dentro do jogo e aqui deixando opiniões acerca daquilo que deveríamos almejar.
Quanto às iniciativas de ideias novas para aplicar RP serem infrutíferas Hikkke, a mim não me chateia porque sou cheio de paciência e esperança. Só te posso desejar o mesmo, coragem para continuares e não desanimes. Se poucas pessoas aderem é com essas que tens de contar.
Quanto ao fazer pouco - eu vou fazendo o que posso dentro do jogo e aqui deixando opiniões acerca daquilo que deveríamos almejar.
- HFrance
Alguém sabe em que localidade meus personagens pode encontrar urânio para iniciarem projetos de enriquecimento?
-
- HFrance
- Encaitaron
- HFrance
-
danizappa wrote:Reitero, datas que sejam fruto de qualquer coisa in-game são bem preferíveis à data OOC do jogo que aparece no topo do ecrã.
O argumento de que todos os chars "sabem" em que dia estão para mim é absurdo. É tão absurdo como saberem que estão a ser controlados por um jogador que interage com o jogo através de uns quantos quadros que aparecem "escritos" no jogo a dizer: "inventário", "localidade", "objectos", estão a ver a ideia?
Má comparação...É tão absurdo como saber exactamente as gramas que tens de tal recurso. Absurdo, mas nenhuma influência OOC. É aceitável e completamente normal ser usado porque fazer datas própias seria tão cansativo como criar um nome para cada povo de idioma diferente... *sarcastic touch*
Começa a acordar tópicos Enca.
"Delete Fu Island" activist.
-
A existência da unidade "grama" dentro do jogo a ser referida como "grama" também me parece desnecessária. Acho que há coisas que a conveniência não justifica. Por outro lado tb me parece mau RP o teu char saber exactamente as quantidades que tem de um momento para o outro. O RP que justificaria isso é basico - é dizeres que o teu personagem contou as "gramas" que tinha consigo ou viu no chão. Penso contudo que há lugar para muito mais subtilezas no jogo, e nao me parecem coisas muito arrojadas, parecem-me até basicas. Acho que não é por ai que o jogo fica complicado porque se pensarmos - as unidades são convenções mas antes de serem convenções são fruto da relação do homem com o meio e da percepção que ele tem das coisas e dos processos, como tal, diferentes culturas e diferentes maneiras de estar na vida geraram diferentes unidades. Ou seja, é mt mais enriquecedor dizer "duas mãos de paus de madeira" do que 252,2353 "gramas".
É tudo uma questão de os char merecerem viver num mundo "sólido" é por amor que ambiciono tais coisas. Não me parece que sejam menos pertinentes ou ninharias, pois é o contexto que gera as acções e as acções geram o contexto.
É aquela merda... um gajo gosta de ver e jogar num jogo "bonito" : bem escrito, bem jogado, bem fundamentado, original e criativo, não há aqui lugar para o acriticismo, passividade ou indolência. Acho que ainda vais ter uma surpresa bem agradavel a proposito desta conversa um dia Volt, se é que já não a tiveste.
Fod....-se! Mas isto para jogar Cantr ou é para meninos? Twisted Evil Laughing
É tudo uma questão de os char merecerem viver num mundo "sólido" é por amor que ambiciono tais coisas. Não me parece que sejam menos pertinentes ou ninharias, pois é o contexto que gera as acções e as acções geram o contexto.
É aquela merda... um gajo gosta de ver e jogar num jogo "bonito" : bem escrito, bem jogado, bem fundamentado, original e criativo, não há aqui lugar para o acriticismo, passividade ou indolência. Acho que ainda vais ter uma surpresa bem agradavel a proposito desta conversa um dia Volt, se é que já não a tiveste.

Fod....-se! Mas isto para jogar Cantr ou é para meninos? Twisted Evil Laughing
Return to “Português (Portuguese)”