Sinceramente, não acho que seja um problema traduzir um bug/crash/lag para roleplay, assumindo contudo que isso tem efeitos práticos no roleplay... É verdade que de um certo ponto de vista é fracturar a sagrada "4th wall", mas se gerar RP decente.... why not? The game most likelly needs it...
Não sei se isso ainda acontece, mas o eco era um exemplo disso, ou quando jogadores se enganavam nos personagens... se bem me lembro o Hikkke culpava o Grande Iluminado?
Neste caso, assumindo que o crash do cantr deixou realmente o mundo a dormir (isto é N dias sem qualquer acção registada, mas o tempo passou efectivamente) então bem que poderia acabar por criar a lenda do "Grande Sono", por exemplo... "O dia em que o mundo dormiu...", talvez houvessem personagens interessados em explorar as vizinhanças e perceber se isso também aconteceu, ou se foi um fenómeno isolado?... (brainstorm puro, ya)
A propósito, os actuais jogadores ainda usam a "doença do sono" como desculpa para a inactividade? Ou é coisa de "old school"?... Devo dizer que deve ter sido das melhores justificações ic que se arranjou para um fenómeno ooc
Relativamente a contas múltiplas... Admito que já as fiz, e se em alguns casos consegui criar personagens que gostava, por outro, mesmo que 15 personagens pareça pouco... não é!. Ter várias contas pode realmente ajudar em termos de gestão e mão de obra, mas o jogador corre o risco de ver todo o interesse pelo rp e pelo jogo sugado das veias, para não falar que é um terrível gerador de silencio. Por muito que uma pessoa queira manter um roleplay vivo, vai, consciente ou inconscientemente, sentir-se estranho ao estar "a falar consigo mesmo", e ,logo, vai preferir estar calado.
*starts thinking of a ranting post for later*