Versão verdadeira( last I checked): É preciso apenas uma pessoa para procriar. Ou seja, qualquer viajante pode criar alguem. Apenas nascerão pessoas da mesma nacionalidade e nada mais. A população afecta o nascimento, daí a capital da Républica ter tantos nascimentos. Quanto maior a populãção mais nascimentos vão haver. Embora isso não queira dizer que não exista qualquer hipotese para as terras pequenas, só menos.
Se alguem passar por uma terra e depois sair novamente deixando a terra abandonada é possivel que num curto periodo de tempo nasça algum jovem. Embora muito pouco provavel devido à relação que existe entre população e nascimento. (se for tipo mercenários que vao 10 de um lado para o outro já é mais provavel)
Tambem é possivel nascerem personagens no mesmo sitio passado pouco tempo, mas não é possivel se os personagens do mesmo jogador ainda lá estiverem. Basta terem abandonado e depois voltado, que durante esse tempo curto se tiver criado mais um personagem existe a hipotese de nascer no mesmo sitio. Quanto a estar dentro de edificios já não sei de nada sobre isso.
O computador do jogo(ou que raio queiram chamar-lhe) não reconhece cidades como lituanas/tugas/inglesas/wharever. As pessoas nascem pela nacionalidade individualista das personagens à volta, não é por estarem mais lituanos num lugar que portugueses que vão nascer mais lituanos, isso tudo depende da população e do indicio de "fecundidade" de ambas nacionalidades. (explicava mais mas Geografia já me está a subir pela cabeça)
Quanto ao nascer em cidades que outros personagens do mesmo jogador morreram ser impossivel, é mentira. Não sei se é menos provavel que nasçam ai, do mesmo jogador, mas mesmo assim duvido. Acredito que as hipoteses continuam iguais e que isso foi um rumor criado por Ingleses devido ao facto de terem tantas cidades e ilhas que é normal que não seja costume para eles nascerem em cidades em que já tiveram personagens antigos.
Atenção: Os personagens por si mesmos pouco sabem disto, escrevi isto para puro conhecimento do jogador e não para de repente todos os personagens no jogo serem iluminados por esta ideia. (que até pode estar errada, mas duvido

Tambem aviso que isto foi tudo tirado da minha memória, e ela quando não se lembra de algumas coisas inventa algo para substituir. Por isso talvez nem tudo esteja certo.
By Volt