Acho que não é assim tão simples Pearl!
Por estranho que pareça acho que o nosso Role Play afasta um pouco os novatos!
Para pegar no lugar em que vocês falaram ai a vila M. Um novato nasce lá e sem perceber nada do jogo começa a ver toda a gente falar uns com os outros como velhos amigos! Se o novato perguntar ate lhe dão indicações, ajuda e trabalho para fazer mas eles fica sem perceber muito bem o objectivo de todo aquilo e sem motivação para fazer um trabalho que não é o dele
É como entrar numa festa onde não conhecemos ninguém mas toda a gente lá são velhos amigos uns dos outros e ficam tendo longas conversas sobre assuntos que não percebemos. Ficamo-nos a sentir um pouco á parte! Depois ainda nos dizem para fazer uma coisa que nós nem percebemos muito bem para que serve e só fazemos porque nos mandaram, não porque queremos. Acabamos por ficar desmotivados e arranjamos desculpas para sair da festa o cedo.
Acho que os jogadores novatos sente isso ao ver por exemplo o Moebius a falar animadamente com o Aniel sobre qualquer coisa que o novato não percebe enquanto mandam colectar hematite em troca de comida. O novato nem percebe do que eles falam, nem para que serve a hematite nem onde eles arranjaram a comida e acabando por achar o jogo estranho e desiste
Eu acho que muito dialogo e Role play entre os "veteranos" acaba por negligenciar os novatos e ter este efeito! O que acham?