Como interagir num RP em andamento, após uma dormida?

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Como interagir num RP em andamento, após uma dormida?

Postby Hikkke » Sun Aug 23, 2009 9:59 pm

Estamos "numas" de discutir, então levanto um novo e importante item.

A fim de se situar no tema, tomem a seguinte cena como exemplo:

2489-4.27: Alexandre Ribeirinho diz: Ah, aqueles dias foram gloriosos, muitas festas e mulheres a dançar entusiasticamente.

2489-7.21: Comeste 47 gramas de pão.
2490-7.21: Comeste 47 gramas de pão.
2491-7.21: Comeste 47 gramas de pão.

2491-7.25: Carolinas Candy diz: Como eram as mulheres?

WTF?!

Aqui temos uma cena clássica e corriqueira no Cantr. O jogador que interrompe um RP, seja pelo motivo que for, e volta dias depois tentando retomar do ponto que parou.

Isto não existe! Fica completamente fora do contexto. Mas, embora, todavia... não estou a dizer que os jogadores devem logar todos os dias.

Há maneiras de "driblar" todo o problema.

Vou citar algumas que uso (quando estou de boa vontade):

1° O Pensador.

2489-4.27: Alexandre Ribeirinho diz: Ah, aqueles dias foram gloriosos, muitas festas e mulheres a dançar entusiasticamente.

dias...

2491-7.25: Carolinas Candy diz: *se retira de perto de Alexandre e passa alguns dias afastado, suas feições dão a impressão que está a pensar em algo* Como eram as mulheres? Sabe, daquela tua história. Gostaria de saber mais.

2° O Distraído.

2489-4.27: Alexandre Ribeirinho diz: Ah, aqueles dias foram gloriosos, muitas festas e mulheres a dançar entusiasticamente.

dias...

2491-7.25: Carolinas Candy diz: *olha para os lados* Desculpem... andei concentrado em meus afazeres, aconteceu algo de importante? *olha para Alexandre* Lembro que você começava uma história. *sorri* Pode conta-la para mim?

3° O Grosso

2489-4.27: Alexandre Ribeirinho diz: Ah, aqueles dias foram gloriosos, muitas festas e mulheres a dançar entusiasticamente.

dias...

2491-7.25: Carolinas Candy diz: *ao ouvir Alexandre iniciar sua história, afasta-se, não ouvindo nada*

4° Simples e eficiênte.

2489-4.27: Alexandre Ribeirinho diz: Ah, aqueles dias foram gloriosos, muitas festas e mulheres a dançar entusiasticamente.

dias...

2491-7.25: Carolinas Candy diz: Podia continuar a história de XX dias atrás? Estou particularmente interessado em XXXX!

5° O Foda-se!

2489-4.27: Alexandre Ribeirinho diz: Ah, aqueles dias foram gloriosos, muitas festas e mulheres a dançar entusiasticamente.

dias...

2491-7.25: Carolinas Candy diz: Uaahhhh... Soninho bom.

Algumas dicas, toscas, para comtornar-se o problema de quando uma personagem sua fica incapacitada, seja qual for o motivo, de seguir o fluxo de RP.

Se tiverem sugestões, postem. Sempre há possibilidade de melhorarmos o RP, desenvolver alternativas que torne o fluxo de RP mais convincente e menos nonsense.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Sun Aug 23, 2009 10:04 pm

Agregando valor
2491-7.25: Carolinas Candy diz: Andei pensando muito sobre o que dissestes aquele dia... sobre a festa... As mulheres eram bonitas?
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Postby Gran » Sun Aug 23, 2009 10:17 pm

Ri da 5ª opção. :lol:

Eu acho que o ideal é sempre evitar fazer a gambiarra na conversa morta. Claro, sem jamais deixar no silêncio, mas ficar fazendo elo depois depois de três ou quatro dias é desagradável.

Edit: Esqueci o "sem" (em itálico).
Last edited by Gran on Mon Aug 24, 2009 2:51 am, edited 1 time in total.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Sun Aug 23, 2009 10:23 pm

Se o assunto não for importante ou se há desinteresse de uma personagem pela outra, ou se a personagem retardada (em dar continuidade) é mesmo grosseirona... tudo bem.

Mas em qualquer outro caso, é uma falta de respeito ao próprio espírito de roleplay. Retomar o assunto pode sempre ser muito bom para dar força ao jogo e motivação aos demais jogadores.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
User avatar
Mallu
Translator-Portuguese (LD)
Posts: 306
Joined: Sat Aug 15, 2009 11:13 am
Location: DF - Brasil

Postby Mallu » Tue Aug 25, 2009 11:08 pm

sinceramente a 5ª opção para mim é a melhor! :lol: :lol: :lol:
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Postby danizappa » Thu Aug 27, 2009 11:24 pm

Em relação à questão do non-sense de terem passado dias de silencio ou de interrupção e depois de repente alguém retomar a conversa acho que pode ficar um pouco estranho mas não me faz tanta confusão assim.

De facto acho que o tempo no cantr devia ser visto de forma mais "flexível". Ou seja, imaginemos dois char que estão sozinhos a falar.
Aí, um deles fica dois dias sem falar...aparece que comeste xxx gramas de espinafre... etc... e subitamente a conversa recomeça como se nunca tivesse parado. Acham mal? No fundo o que é importante ali é provavelmente a conversa "em si" e não a passagem do tempo.

Imaginem que era uma conversa que precisava de uma semana de tempo real para ser escrita. Há alguma razão para isso não ser "visto" no jogo como "uma conversa de um dia?" Especialmente se houver um sentido RP para isso?
User avatar
Encaitaron
Posts: 1154
Joined: Wed Feb 21, 2007 12:07 pm
Location: In front of a computer ^^

Postby Encaitaron » Sat Aug 29, 2009 7:55 pm

Em resposta à tua pergunta vou usar um exemplo extremista.

X aponta a um homem dos seus vinte
X: olá como te chamas? Eu sou X
...
Comeste xxx de espinafres
...
um homem dos seus trinta: olá X eu sou Y.
X: Como sabes o meu nome????
...
Your mother plays Cantr II in hell!
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Sat Aug 29, 2009 8:01 pm

(ooc: leia o histórico, ao menos!)
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Postby danizappa » Sun Aug 30, 2009 10:10 am

HFrance wrote:(ooc: leia o histórico, ao menos!)


Não tou a perceber, clarifica por favor.

Quanto à situação do Enca tb não sei se estou a perceber bem. Das duas uma... Ou o char X é amnésico ou o jogador que o controla não tem a tal flexibilidade para lidar com o tempo que eu falava acima.

Ou seja, neste ultimo caso, acho que a palavra extremista está bem empregue porque com um mínimo de bom senso se evita esse tipo de situações in-game.

Assim sendo a pergunta:

Char Y: Não te lembras? Disseste o teu nome há pouco... Estarás amnésico por ventura?

- seria uma possível resolução desta situação in-game.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Sun Aug 30, 2009 3:59 pm

Encaitaron wrote:Em resposta à tua pergunta vou usar um exemplo extremista.

X aponta a um homem dos seus vinte
X: olá como te chamas? Eu sou X
...
Comeste xxx de espinafres
...
um homem dos seus trinta: olá X eu sou Y.
X: Como sabes o meu nome????
...


Clarificando:

Y: (ooc: Ô meu chapa... faça o favor de ler o histórico dos acontecimentos da localidade, pois é o mínimo que um jogador de rpg pode fazer para justificar estar ocupando o servidor com uma conta - e não me venha com o papo doteu personagem ter dormido que isto não cola.)
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Postby danizappa » Sun Aug 30, 2009 5:01 pm

Pois, eu imagino que um jogador pudesse querer dizer algo desse tipo com esse discurso do jogador Y.

Obrigado pela clarificação HFrance :wink:

Agora é só ponderar se esse discurso faz sentido ou não. Para mim o RP de tentar fazer passar o outro char por amnésico é mais forte do que a insinuação ooc de que o jogador não está a ler o quadro dos eventos com o rigor absoluto da mecanica da passagem dos dias do jogo. Afinal essa mecânica é só mecânica do jogo, não está acima do RP que é a verdadeira substancia do cantr.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Sun Aug 30, 2009 5:14 pm

Certo. Todo RP é válido. Mas o personagem deve assumir as consequencias. Se for um "líder" amnésico, um "soldado" dorminhoco, um "trabalhador" desatento, cabe aos outros jogadores fazerem seus personagens perceberem adequadamente a situação. Roleplay gera roleplay. E, embora eu jamais utilizaria os ooc's para isto, tenho visto muito 'pano quente' ser colocado em jogo em situações destas, gerando um roleplay inconsequente.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Thu Oct 01, 2009 9:46 pm

Acho que me sai bem. 8)
"Delete Fu Island" activist.

Return to “Português (Portuguese)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest