Biblioteca - Posts do Dúvidas/FAQ

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

aureliox

Após a Leitura dos Links...

Postby aureliox » Sun Dec 28, 2008 4:56 pm

Primeiramente olá. Sim, eu sou noob - me venerem :D

Deixa eu ver se entendi, temos aqui um tópico para dúvidas frequentes,
e dentro dele alguns links que se dizem "interessantes" para os novatos
como eu. Temos o clássico link para a wikipédia, esse acho que quase
todos leram. É útil, sem dúvidas, mas tem a desvantagem de ser muito
formal, e deixa em aberto muitos detalhes. Mais abaixo temos mais 3
links, estes tópicos abertos (e fechados) aqui no fórum. Como todo noob cheio de curiosidade fui diretamente a eles a ver os tesouros que encontraria. Por certo encontrei tesouros, e fiquem muito feliz em encontrá-los (isso é importante, pois tudo que vem abaixo é elogio, mesmo que não pareça), mas eram tesouros de uma natureza diferente da que procurava. Então, se por um lado sai rico e cheio de graça, por outro continuei um pobre noob.

O 1º tópico começou timidamente em junho de 2008 através de algumas
dúvidas do Rorschach, falaram sobre a relação tempo Cantr x tempo Real, sobre o alimentar-se, sobre viagens (ou melhor, sobre a diferença entre carregar ou ser carregado por uma carroça), sobre uma tal "febre do ferro e aço", questionaram-se longamente sobre o fato de já terem ou
não urinado na cabeça de alguém in-game, o que desdobrou-se num longo relato sobre perversões e estranhas celabrações chamadas "Guerra das Bostas I" e "Guerra das Bostas II" acontecidas nas cidades em que vivem/veram alguns personagens :shock: finalmente explicaram ao Souza que wisent é uma espécie de búfalo. Tudo isso de junho para julho, a partir daí, quer dizer, de julho para outubro, vocês falaram sobre animes, animes, mangás e animes!

No outro tópico, após umas respostas interessantes sobre materiais e projetos, danaram-se a falar sobre enlatados spam.

Por fim, no último tópico falaram bem sobre a fome e a colheita de alimentos, mas acabaram discutindo quem era maior que quem e nisso
ficou o tópico.

Quer dizer, esses são os links para a seção de FAQ do fórum?! Como o
mais novo representante do Comitê dos Noobs - o que faz de mim um noob noob - eu exijo mais informações sobre o jogo e menos análises de
naruto, pokemons e afins! De resto, não desejo que vocês virem um
arquivo wikipédia, nem que deixem de publicar suas teorias mirabolantes, nem que deixem de relatar as bizarrices que andam a fazer pelo mundo Cantr - foram essas coisas que me fizeram ler todos os
tópicos até o fim - mas acho que as informações refetentes ao jogo são
poucas - ou talvez estejam apenas desorganizadas. Ou talvez vocês não
possam dar mais, ou eu ainda não tenha ido aos lugares certos... Enfim, estou farto de rir, espero que continuem assim. Obrigado :D

PS: Porque meu texto saiu todo torto?
Encaitaron

Postby Encaitaron » Sun Dec 28, 2008 5:23 pm

Err... Alguma dúvida?
Your mother plays Cantr II in hell!
Pearl

Postby Pearl » Sun Dec 28, 2008 6:07 pm

Não acredito que sou a única que adora a desorganização do forum.. :?

Olá noob!!
E como o Enca disse..
se tiver alguma dúvida, manda ver
esse tópico ta aqui pra isso.
aureliox

Perguntas

Postby aureliox » Sun Dec 28, 2008 8:25 pm

Eu me amarro na desorganização de vocês, pelo menos as que até agora vi, ou seja, o fato de fugirem completamente do assunto original do tópico em, digamos, 90% dos casos? Isso é claro feito com muita propriedade. Mas o fato é que estamos a falar do FAQ, que é como um lugar sagrado, um templo de sabedoria, um pastor para as ovelhas desgarradas, um guia tradutor para um turista internacional, etc, etc. Então, não posso negar que foi um choque ler, nesse templo do saber, coisas sobre o Alpha, Violador Verde, Guerra das Bostas ou 1/7 de posts FAQ versus 6/7 post sobre naruto...
Mas pensando bem, agora que vocês voltam as faces (amendoada e perolada) à minha esquálida pessoa e me perguntam com a naturalidade dos deuses quais dúvidas me corroem o cerebelo (claro que as tenho, e muitas...), eu começo a pensar que realmente muitas delas foram sanadas pelo FAQ em questão (...as perguntas virão...). Quer dizer, analisando bem, vocês reponderam a todas as perguntas que lhes fizeram (...estão vindo...), e se depois descambaram à apreciação de temas alheios foi devido a algum instinto natural ligado à função fática. (...aqui estão elas) Mas para não deixar em branco o meu post, e não acabar fugindo do assunto do tópico (não que haja algum mal nisso), eu vou perguntar umas coisas (aha!):

1) Há como destruir notas? Escrevi uma nota, fiz uma cópia para enviar (fechada para edição), mas percebi que tinha um erro, então refiz, mas a cópia continua lá (errada), como me desfaço dela para que ninguém perceba meu erro? Terei que levar o erro no inventário até o fim da vida?

2) Quantos quilos eu posso carregar? Qual o limite do inventário?

3) A que horas o personagem come? Tenho um personagem que está a passar fome, mesmo eu já tendo colocado 400g de cenoura em seu inventário. Será que não gosta de cenouras?

4) Meu personagem pode fazer mais de um projeto por vez? Pedi para um personagem fazer dois projetos, eles aparecem na lista de atividades, isso quer dizer que ele está fazendo os dois?

5) Não é injusto só o personagem que iniciou o projeto ficar com os resultados? Tenho um personagem faminto e todos os campos estão ocupados, coloquei-o para trabalhar com outro na coleta de batatas, ele vai trabalhar o dia todo e não terá uma batata sequer para jantar?

6) Os dias que aparecem nos projetos, são dias reais ou dias no tempo de Cantr?

7) Quem dá o nome aos lugares? Existe um fundador para cada povoado? Porque eu posso por o nome que eu quiser para o lugar, mas os lugares têm um nome próprio sim, da mesma forma que as personagens que encontro.

Na certa há mais, mas por enquanto só lembro dessas :D Se tiverem paciência repondam-me. Ficarei grato.
Encaitaron

Re: Perguntas

Postby Encaitaron » Sun Dec 28, 2008 9:02 pm

aureliox wrote:Eu me amarro na desorganização de vocês, pelo menos as que até agora vi, ou seja, o fato de fugirem completamente do assunto original do tópico em, digamos, 90% dos casos? Isso é claro feito com muita propriedade. Mas o fato é que estamos a falar do FAQ, que é como um lugar sagrado, um templo de sabedoria, um pastor para as ovelhas desgarradas, um guia tradutor para um turista internacional, etc, etc. Então, não posso negar que foi um choque ler, nesse templo do saber, coisas sobre o Alpha, Violador Verde, Guerra das Bostas ou 1/7 de posts FAQ versus 6/7 post sobre naruto...
Mas pensando bem, agora que vocês voltam as faces (amendoada e perolada) à minha esquálida pessoa e me perguntam com a naturalidade dos deuses quais dúvidas me corroem o cerebelo (claro que as tenho, e muitas...), eu começo a pensar que realmente muitas delas foram sanadas pelo FAQ em questão (...as perguntas virão...). Quer dizer, analisando bem, vocês reponderam a todas as perguntas que lhes fizeram (...estão vindo...), e se depois descambaram à apreciação de temas alheios foi devido a algum instinto natural ligado à função fática. (...aqui estão elas) Mas para não deixar em branco o meu post, e não acabar fugindo do assunto do tópico (não que haja algum mal nisso), eu vou perguntar umas coisas (aha!):

Não li desculpa.

1) Há como destruir notas? Escrevi uma nota, fiz uma cópia para enviar (fechada para edição), mas percebi que tinha um erro, então refiz, mas a cópia continua lá (errada), como me desfaço dela para que ninguém perceba meu erro? Terei que levar o erro no inventário até o fim da vida?

Já ouvi rumores de que é possivel dar cabo de notas, mas se é mesmo possivel... nao sei :p

15 Kg

3) A que horas o personagem come? Tenho um personagem que está a passar fome, mesmo eu já tendo colocado 400g de cenoura em seu inventário. Será que não gosta de cenouras?

Não te preocupes que não corres o risco de ele não gostar de cenouras.
Existe uma hora certa em que os personagens comem (acho que cá em portugal é por volta das 18h)

4) Meu personagem pode fazer mais de um projeto por vez? Pedi para um personagem fazer dois projetos, eles aparecem na lista de atividades, isso quer dizer que ele está fazendo os dois?

Sim e Não.
Um personagem só faz um projecto de cada vez. A tua lista de actividades são os projectos que estão iniciados naquela localidade.

Embora existam alguns projectos automaticos, por assim dizer, como "Drying Dung" em que não tens de participar nele para que ele termine.

5) Não é injusto só o personagem que iniciou o projeto ficar com os resultados? Tenho um personagem faminto e todos os campos estão ocupados, coloquei-o para trabalhar com outro na coleta de batatas, ele vai trabalhar o dia todo e não terá uma batata sequer para jantar?

Então e se o meu personagem está morto de fome a apanhar cenoura/batata/whatever e toda a gente se junta no meu projecto e me tira boa parte da comida?

Pessoalmente, acho justo da forma como está :p

Tempo de Cantr (corrijam-me se estiver enganado)

7) Quem dá o nome aos lugares? Existe um fundador para cada povoado? Porque eu posso por o nome que eu quiser para o lugar, mas os lugares têm um nome próprio sim, da mesma forma que as personagens que encontro.

Tu das o nome que quiseres às terras.
Agora convém distinguir o nome porque conheces a terra enquanto jogador e o nome porque o teu char conhece a terra.
Por exemplo: o teu char e todo o mundo conhece a localidade X por "LituevaLabasPlus"
Mas nada te impede de nomear a localidade de "3742246blabla" (embora nao seja mto aconcelhavel)
Pearl

Re: Perguntas

Postby Pearl » Sun Dec 28, 2008 9:28 pm

aureliox wrote:1) Há como destruir notas? Escrevi uma nota, fiz uma cópia para enviar (fechada para edição), mas percebi que tinha um erro, então refiz, mas a cópia continua lá (errada), como me desfaço dela para que ninguém perceba meu erro? Terei que levar o erro no inventário até o fim da vida?

Infelizmente não há como destruir notas. O que se pode fazer é re-escrever notas que podem ser editadas, mas no seu caso o melhor é colocar a nota dentro de um envelope entitulado "Lixo" e esquecer em algum lugar..

o limite são 15 000 kgs

O personagem come - automaticamente - uma vez por dia. Não sei te dizer a hora certa (nunca reparei nisso), mas se tá no inventario não preocupa que ele vai comer quando chegar a hora.

O seu personagem só trabalha em um projeto por vez, afinal ele não é o super-homem. Você pode armar quantos projetos quiser, só dá pra fazer um por vez. Isso se o projeto não for automatico, como a secagem de carne entre alguns outros.

O resultado realmente só fica com quem iniciou, ao menos que seja um projeto abandonado, nesse caso o resultado cai no chão. Se seu personagem está com fome e há outras pessoas, não há mal nenhum em pedir por comida.

Tempo do cantr

Engraçado.. eu tbm tive essa dúvida quando comecei o jogo. É o seguinte, não importa o nome que você dá para um personagem ou locação, quem vê assim é apenas o jogador, ou seja; você. Você pode escrever qualquer coisa naquele espaço, tanto faz. Quem dá o nome aos lugares são os personagens, inventam qualquer coisa que vêm a cabeça.

Quanto ao nome da locação, é bastante útil quando se tem sérios problemas de mémoria e nenhum mapa. Dá pra marcar o que tem em certo lugar e coisas do tipo.

------------

Bem, espero que tenha ajudado.
Pearl

Postby Pearl » Sun Dec 28, 2008 9:37 pm

Enca foi mais rápido.. mas acho minhas respostas foram melhores xD
aureliox

Postby aureliox » Sun Dec 28, 2008 11:05 pm

Com certeza Pearl :D

Valeu mesmo as respostas pessoal, foram mais rápido do que eu pensava que seria! Depois eu mando unas 20 haha

bye
Hikkke

Postby Hikkke » Mon Dec 29, 2008 2:54 am

Primeiramente, seja bem-vindo aureliox.

1) Há como destruir notas? Escrevi uma nota, fiz...

Não, as notas não editavéis são indestrutivéis. Aliás, as fechaduras deveriam ser feitas de notas... mete elas num envelope com o nome TRASH/LIXO, pois nem sempre estará numa terra que se fala português.

Isto é relativo, podes carrregar mais de 15kg em algumas situações. Ex: Tem 15kg no seu inventário, mas você iniciou projetos de armas, etc, ao fim do projeto eles irão para o seu inventário e terás mais de 15kg, mas nem sempre isto acontece (ainda não repeti o experimento...).

5) Não é injusto só o personagem que iniciou o projeto ficar com os resultados?...

Olha, pelo que você disse, há espaço para ajudar outra personagem, então, há também para que você inicie seu próprio projecto de coleta. Se há 15 canteiros, podem ocupar 15 personagens, independente de estar trabalhando sozinho ou em conjunto.

------------------------------------X--------------------------------------

As outras respostas ficaram bem claras. :D

OFF: Não lembro de termos falado de Naruto... :lol:

Gran, depois tem de limpar este tópico, deixa só a pergunta e a(s) melhor(es/) resposta(s).
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
Pearl

Postby Pearl » Mon Dec 29, 2008 11:52 am

Hikkke wrote:

Isto é relativo, podes carrregar mais de 15kg em algumas situações. Ex: Tem 15kg no seu inventário, mas você iniciou projetos de armas, etc, ao fim do projeto eles irão para o seu inventário e terás mais de 15kg, mas nem sempre isto acontece (ainda não repeti o experimento...).

Até onde eu sei, isso que aconteceu foi um bug.
Na época um personagem quase chegou a carregar 16 kgs..
Mas agora que o bug foi corrigido o mais provavel que aconteça quando fizer uma arma e não couber no seu inventário é ela ir pro chão :D
aureliox

Postby aureliox » Mon Dec 29, 2008 7:47 pm

Não entra na minha cabeça que as notas não possam ser destruidas. Além de ser algo irreal (não que tudo no jogo tenha que ser real, mas isso é estranho o.O), é um problema sério para o planeta, porque se existem cada vez mais notas e elas nunca são destruidas, isso quer dizer que logo logo haverá mais pedaço de papel-indestrutível por metro quadrado que grão de areia no deserto. Será que nem mesmo as notas mais antigas desaparessem? Nem mesmo com a morte de seu autor?
Encaitaron

Postby Encaitaron » Mon Dec 29, 2008 8:50 pm

aureliox wrote:Não entra na minha cabeça que as notas não possam ser destruidas. Além de ser algo irreal (não que tudo no jogo tenha que ser real, mas isso é estranho o.O), é um problema sério para o planeta, porque se existem cada vez mais notas e elas nunca são destruidas, isso quer dizer que logo logo haverá mais pedaço de papel-indestrutível por metro quadrado que grão de areia no deserto. Será que nem mesmo as notas mais antigas desaparessem? Nem mesmo com a morte de seu autor?

Realmente é um erro de implementação bem grosseiro por parte dos criadores.
Mas para estar a falar disso também podemos falar da possibilidade de reparares edificios e no entanto eles nao serem possiveis de danificar. etc...
Gran

Postby Gran » Tue Dec 30, 2008 2:00 am

Ok, voltei para cuidar deste tópico e para responder algumas coisas. Mas primeiro.
Aureliox wrote:O 1º tópico começou timidamente em junho de 2008 através de algumas
dúvidas do Rorschach, falaram sobre a relação tempo Cantr x tempo Real, sobre o alimentar-se, sobre viagens (ou melhor, sobre a diferença entre carregar ou ser carregado por uma carroça), sobre uma tal "febre do ferro e aço", questionaram-se longamente sobre o fato de já terem ounão urinado na cabeça de alguém in-game, o que desdobrou-se num longo relato sobre perversões e estranhas celabrações chamadas "Guerra das Bostas I" e "Guerra das Bostas II" acontecidas nas cidades em que vivem/veram alguns personagens finalmente explicaram ao Souza que wisent é uma espécie de búfalo. Tudo isso de junho para julho, a partir daí, quer dizer, de julho para outubro, vocês falaram sobre animes, animes, mangás e animes!

Caguei-me de rir disso.
Parte séria do post à frente/respostas:
Aureliox wrote:1) Há como destruir notas? Escrevi uma nota, fiz uma cópia para enviar (fechada para edição), mas percebi que tinha um erro, então refiz, mas a cópia continua lá (errada), como me desfaço dela para que ninguém perceba meu erro? Terei que levar o erro no inventário até o fim da vida?

Já respondido, todas as notas são indestrutíveis. Uma vez criada, ela não pode ser destruída, apenas editada se estiver definida como editável.
Aureliox wrote:2) Quantos quilos eu posso carregar? Qual o limite do inventário?

O limite de peso que você carrega gira em torno de 15.000 g ou 15 Kg. Isso depende da força do seu char. Há quem carregue até 16.000 g. Porém as notas tem peso desprezível, assim você não tem um limite certo de quantas pode carregar. Roupas também não possuem peso definido.
Aureliox wrote:3) A que horas o personagem come? Tenho um personagem que está a passar fome, mesmo eu já tendo colocado 400g de cenoura em seu inventário. Será que não gosta de cenouras?

Os chars comem aproximadamente às 13:00h (Greenwich). Não posso dizer o horário exato com certeza, mas é mais ou menos nessa hora em que o seu char se alimenta ou ganha 5% de fome.
Aureliox wrote:4) Meu personagem pode fazer mais de um projeto por vez? Pedi para um personagem fazer dois projetos, eles aparecem na lista de atividades, isso quer dizer que ele está fazendo os dois?

Não, como já foi dito, seu char apenas trabalha em um por vez. O trabalho no qual você está ocupado no momento aparecerá no topo da página do char ou ao lado do nome dele na página do jogador. Projetos automáticos não necessitam de char nenhum por perto. Uma vez que você pôs as matérias primas, é só esperar acabar, e ficar por perto quando ele acabar, senão o resultado vai pro chão e espera alguém pegar.
Aureliox wrote:5) Não é injusto só o personagem que iniciou o projeto ficar com os resultados? Tenho um personagem faminto e todos os campos estão ocupados, coloquei-o para trabalhar com outro na coleta de batatas, ele vai trabalhar o dia todo e não terá uma batata sequer para jantar?

Não, seu char não vai receber nada pelo sistema. Aliás, esse mecanismo foi feito de certa forma para manter a justiça. O negócio é você negociar sua força de trabalho por sustento ou arranjar outro jeito, o char é seu. :P
Aureliox wrote:6) Os dias que aparecem nos projetos, são dias reais ou dias no tempo de Cantr?

Já respondido, dias cantr. Tudo dentro do jogo é medido pelas medidas do jogo.
Aureliox wrote:7) Quem dá o nome aos lugares? Existe um fundador para cada povoado? Porque eu posso por o nome que eu quiser para o lugar, mas os lugares têm um nome próprio sim, da mesma forma que as personagens que encontro.

Os nomes são dinâmicos, tanto de chars, localidades, veículos ou edifícios. Ou seja, você pode escrever qualquer coisa alí que só o seu char vai ser capaz de ver, é só um jeito de lembrar as coisas. A diferença é que os últimos dois tem "placas", daí já vem com o nome que foi determinado pelo autor do veículo/placa e pode ser alterado utilizando as ferramentas apropriadas.

Agora, todos os povoados tem seus fundadores, por motivos óbvios. Alguém tinha que fundar aquela praga, não importando que só tivesse espinafres, barro e ervas. :lol: Nunca houve uma cidade inicial, que tivesse sido feita com o jogo. Tudo foi feito pelos chars.

p/Hikkke: Vou limpar essa zona depois, mas rolaram tantas pérolas hilárias aqui que eu tenho pena de mexer, acho que vou juntar isso em um outro canto.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
Trapaças

Postby Trapaças » Tue Dec 30, 2008 9:52 am

aureliox wrote:Não entra na minha cabeça que as notas não possam ser destruidas. Além de ser algo irreal (não que tudo no jogo tenha que ser real, mas isso é estranho o.O), é um problema sério para o planeta, porque se existem cada vez mais notas e elas nunca são destruidas, isso quer dizer que logo logo haverá mais pedaço de papel-indestrutível por metro quadrado que grão de areia no deserto. Será que nem mesmo as notas mais antigas desaparessem? Nem mesmo com a morte de seu autor?

Só podes fazer duas coisas para evitar isto:
1- juntar o lixo num envelope
2- deixar de apanhar cópias de notas, os mapas dão jeito mas a probabilidade de um dos teus chars saírem do lugar onde estão é mais ou menos baixa, a não ser que eles sejam hiperactivos e não consigam ficar quietos no mesmo lugar

Em alternativa podes fazer RP de "tentativa de destruição de nota" ao, por exemplo, dizeres que alimentas a fogueira com as notas indestrutíveis :lol:
Hikkke

Postby Hikkke » Tue Dec 30, 2008 4:48 pm

Quanto as notas indestrutivéis, não as vejo como um problema tão grande. Basta criar-se em qualquer cidade um envelope "LIXO/TRASH", a partir dai, mete todas as notas que devem ir para o esquecimento. E podem meter envelopes em envelopes também. ENtão não importa o número de envelopes lixeira, basta que a certa altura o deposite no lugar "correto".

Outra solução mais "real", seria que as fogueiras tivessem a opção de projeto "burn notes", ai bastava bota-lás para queimas, simples e eficiente. Já que na vida nossa, documentos também são perdidos, rasgados e queimados, nenhum documento acaba sendo eterno, a menos que este seja guardado e protegido.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...

Return to “Português (Portuguese)”