Alguém activo?

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Postby danizappa » Fri Jun 05, 2009 11:54 am

Excelente! Ainda bem que o fórum contribuiu para isso :D Bem vindo de volta! Parabéns aos dinamizadores do fórum :wink:
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re:

Postby HFrance » Thu Jan 03, 2013 4:14 am

Esta aqui vai de presente de fim de ano para meu amigo secreto. Com este atrevimento de tirar uma coisa tão mofada do fundo do baú eu tenho apenas o propósito de mostrar como as coisas mudam depois que a gente compreende o estado real das coisas e decide aceitá-las como elas realmente são. O Cantr é um jogo genial e, mesmo que não sendo perfeito (é o eterno Beta), é a melhor coisa que já encontrei na internet.

HFrance wrote:Certo dia fui surpreendido pelo Departamento de Jogadores com a acusação de que estava violando as regras do jogo por fazer meus personagens se beneficiarem mutuamente. Fiquei surpreso pois tinha consciência de estar obedecendo as regras de não ter mais de duas personagens numa mesma localidade e de não fazer de nenhum deles um mero serviçal de outro. Tenho 14 personagens na comunidade lusófona e todos eles foram e estão sendo desenvolvidos cuidadosamente em seus traços psico-sociais, esgotando minha capacidade criativa. Todos eles têm personalidade distinta, fabricam, carregam e utilizam suas próprias armas e ferramentas, alimentam-se, defendem-se, trabalham e vivem suas próprias realidades, mesmo aqueles que se encontraram, por razões plenamente justificáveis, aos pares em um mesmo local.

No entanto, não criei ainda nenhuma personagem antipática e não faz parte da personalidade deles (pelo menos, ainda) serem individualistas e egoístas - pois tenho por pressuposto que estes traços não são inatos mas decorrentes do convívio social em uma coletividade desajustada. Sempre que surge a ocasião de prestar auxílio a qualquer outra personagem do jogo eles prontamente agem neste sentido, sensatamente, na medida de suas possibilidades, independentemente do jogador que esteja nos bastidores do acontecimento. Por exemplo, se uma personagem minha presencia outra personagem qualquer sendo atacada por um animal, e lhe sobra um escudo de madeira, imediatamente minha personagem lhe oferece a proteção sobressalente. Se estão numa região inóspita e lhe pedem comida, trata de dividir seu alimento, desde que isto não afete também sua própria sobrevivência. Algumas vezes meus pares de personagens agiram entre si desta forma, emprestando-se armas para caçarem em comum durante graves situações de fome, revesando-se na atividade de preparar a comida e dividindo-a igualmente em seguida. Trocaram recursos entre si para que todos ali tivessem as mesmas ferramentas e, assim, as mesmas condições de vida em comunidade.

Então, fiquei surpreso com a acusação e, mais ainda, pelo modo com que a acusação foi feita: não foram, a princípio, especificadas as circunstâncias em que o ilícito fôra praticado, quais personagens envolvidos, os momentos e detalhes do acontecimento. Pedi maiores detalhes e o que recebi foi uma lista de eventos do tipo "em tal data, fulano dá tal coisa a sicrano". Nenhuma indicação das razões que levaram o Departamento a suspeitar do favorecimento ilícito. Foi aí que fiquei ciente de uma nova regra do jogo - podemos ter até duas personagens numa mesma localidade desde que elas se ignorem completamente. Ora, teria eu, então, que recolher todos os reportos de jogo, compor um extenso relatório de motivações de cada uma de minhas personagens desde o início de minha participação no jogo, para provar minha inocência... e em inglês, língua na qual não sou fluente? Não é o partido da acusação que tem, no mundo democrático, o dever de apresentar inicialmente as provas circunstanciais e os argumentos justificados? Naquele momento pensei em abandonar o jogo.

Ora, na vida real tenho quarenta e três anos de idade e uma vida profissional na advocacia criminalista e direito público. Não perco minhas poucas horas de descanso nas madrugadas participando de qualquer joguinho online onde o objetivo seja, basicamente, levar vantagem sobre outras pessoas e dominar o mundo. Não tenho o menor interesse em ser o melhor ou o maior, principalmente em se tratando de jogos de RPG. E não seria em Cantr, que parecia-me muito mais que um simples jogo, mas uma complexa experiência, que eu agiria imaturamente ou com deslealdade. Se Cantr fosse apenas um jogo, não perderia meu precioso tempo com ele, e muito menos com a redação de uma extensa peça processual de defesa criminal num foro que nem mesmo respeita os mínimos requisitos do devido processo legal.

Resolvi, então, aplicar no mundo de minhas personagens uma intervenção "out-of-caracter" que deve ter parecido a cada um deles uma súbita e inexplicável perturbação mental endêmica que, de uma hora para outra, os fez correrem cada qual para um lado. Fiz isto a todos eles, indiscriminadamente, pois, do contrário, estaria favorecendo um ou outro destes pobres inocentes. Não poderia agir de outro modo, tornando-os indiferentes entre si, pois isto deformaria "artificialmente" suas personalidades. Parece que isto satisfez o Departamento pois, apesar de não ter ainda recebido dele nenhuma resposta, continuo inscrito no jogo.

Mas este extenso e cansativo discurso (perdoem-me) é também um instrumento de participação criativa, pois apresento aqui uma sugestão. Para que este mal-estar não aconteça mais e ninguém mais tenha que passar por este constrangimento, que seja formulada a regra de que apenas um caractere de cada jogador possa permanecer por mais de dois dias-Cantr em uma mesma localidade. Não importaria, então, o que as personagens fizessem ou deixassem de fazer. Isto pois, parece-me, o julgamento feito pelo Departamento é baseado em constatação mecânica dos eventos e, provavelmente, o responsável pela análise dos fatos não deve ter fluência na língua local e nem deve ater-se a investigar profundamente a história das personagens, seus inventários, suas notas, etc - seria ônus demais para ajudantes voluntários.

- Não! Isto seria liberar os jogadores desleais para uma orgia de escravidão e um esvaziamento do caráter RPG! - diriam alguns. Concordo, se não forem tomadas, também, medidas para a valorização das personagens. Atualmente é possível criar-se até 15 personagens, desde que uma por dia. Podemos, então, fazer nascer e deixar morrer indiscrimanadamente, quantas pessoas quisermos e fazê-los agir sem personalidade, sem propósito e sem caráter. Afinal, são fáceis de se obter. Agora, se limitássemos a criação de personagens, associando este direito à comprovação de uma certa dose de experiência do jogador, a situação seria diferente. Minha sugestão é que cada jogador tenha por regra o direito de ter um mínimo de duas personagens, sendo que uma terceira personagem somente pudesse ser criada quando alguma outra atingisse seus 30 anos-Cantr. Duas vagas para personagens estariam sempre reservadas e, não morrendo estas duas personagens, mais duas vagas seriam automaticamente criadas quando elas atingissem a "maturidade". Haveria, então, uma diferença significativa entre estas quatro personagens, com relação à experiência de vida, à integração nas localidades, à definição de suas características psico-sociais. Assim que estas outras duas atingissem os trinta anos, outras duas vagas estariam disponíveis e, assim, sucessivamente. Com a morte por velhice de algumas, o limite de quinze personagens seria "naturalmente" mantido. E a dificuldade de ter de esperar dez anos para ter novas personagens além das duas básicas faria com que o jogador valorizasse mais a criação. Pensaria duas vezes antes de usá-las como escravos, como mulas ou meros zumbis. Pensaria duas vezes antes de abandona-las à propria sorte e ao suicídio por inanição.

Eu gosto de Cantr e continuo a esperar dele muito mais no futuro...
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Re: Alguém activo?

Postby Voltenion » Thu Jan 03, 2013 8:19 pm

É uma ideia engraçada mas duvido que trouxesse muito de bom para além de mais terras e cidades mortas. Os activos já são poucos, deixa os ter 15 personagens num só dia se for preciso. Não aprovo, porque de certeza que das 15 só dois ou três personagens com conteúdo. Mas também não condeno porque fiz o mesmo quando era novato e foi o que me agarrou ao jogo. Acho que ao contrário do que tu pensas o que iria realmente acontecer se isto de duas personagens de cada vez se desse era uma data de jogadores desistentes por não gostarem do Cantr e os poucos que gostam, presos aos seus poucos personagens a dar pouco ao jogo.
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Alguém activo?

Postby HFrance » Thu Jan 03, 2013 10:19 pm

Voltenion wrote:(...) ao contrário do que tu pensas (...)

Pensava, pensava. Este post é muito antigo, de 2006! Mas continuo achando que o jogo devia ser reestruturado para permitir apenas uma personagem em cada localidade e, havendo necessidade de estarem duas juntas, o sistema automaticamente colocaria a conta em monitoramento e dar-se ia o prazo de uma semana para eles se separarem. Eu já ventilei esta idéia lá "em cima" mas ela transformou-se numa nuvem escondida atrás das montanhas geladas.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Re: Alguém activo?

Postby Voltenion » Thu Feb 07, 2013 6:24 pm

Vou para um retiro com uns jovens amigos amanhã, para o fim de semana. Seria mais longo, mas viva a austeridade a cortar-me o carnaval! Antes de mais digo, não, não vou para participar em actividades brazileirescas. Mas pronto, vou-me ausentar durante uns dias e só volto lá para Domingo à noite. Assim ficam avisados que alguns dos personagens que dormem por aí ainda acordam.
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Alguém activo?

Postby HFrance » Thu Feb 07, 2013 8:23 pm

Estacione tuas chars à sombra. Cuidado com os bichos.
Eu também vou para um retiro: chama-se Retiro Arroupa..
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Re: Alguém activo?

Postby Voltenion » Tue Feb 19, 2013 12:09 am

Já voltei com mais força. Depois da retirada estive a acertar algumas coisas e não tive os meus personagens muito activos. Mas já estou por cá outra vez. Bom ver-vos.
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Alguém activo?

Postby HFrance » Tue Feb 19, 2013 3:24 am

Ainda bem! Pensei que seriam quarenta dias... :shock:
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Re: Alguém activo?

Postby Voltenion » Wed Feb 27, 2013 12:11 am

Já não estou a ter aulas de código à noite. Devo voltar com mais tempo. Desculpas a quem prejudiquei com minhas lentidões a responder. Por outro lado, estou quase a fazer o exame! Desejem me sorte.
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Alguém activo?

Postby HFrance » Wed Feb 27, 2013 7:25 pm

Se quiseres, dou-te aulas de reforço em códigos.
Código penal, código morse, código de honra bushido e crítica literária do Código Da Vinci.
Vê se voltas logo ou eu vou aprontar tanto com as minhas personagens que não vais ter mais condições psicológicas para atualizar as tuas. :wink:
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Re: Alguém activo?

Postby Voltenion » Wed Feb 27, 2013 8:42 pm

A não ser que tenha um acidente nas aulas de condução (o que, tendo em conta a minha habilidade com a caixa das mudanças, é bem possível) já vou andar por cá. E até parece que os meus chars precisam de condições psicológicas. Só de um machado, lituano mode.
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Alguém activo?

Postby HFrance » Wed Feb 27, 2013 9:21 pm

Voltenion wrote:E até parece que os meus chars precisam de condições psicológicas. Só de um machado, lituano mode.

Ou de um cargo de Líder. Não precisa nem de personalidade! :lol:
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
User avatar
fvieira
Posts: 10
Joined: Fri Sep 12, 2014 10:39 pm
Location: UK

Re: Alguém activo?

Postby fvieira » Sun Sep 14, 2014 10:23 am

Aqui vai uma tentativa desesperada de voltar a juntar a nossa comunidade no fórum!
Quem estiver activo meta a mão no ar! Ou diga qualquer coisa neste tópico que fica mais fácil dos outros verem...
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Alguém activo?

Postby danizappa » Sun Sep 14, 2014 6:28 pm

Olá Skulty! Bem vindo!
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Re: Alguém activo?

Postby Trapaças » Mon Sep 15, 2014 6:10 am

De acordo com as estatísticas cantr (já algum tempo que não via isto, lol) temos 94 jogadores e 140 personagens, em termos de jogadores estamos em 3º lugar, em termos de personagens estamos em 4º lugar.

Return to “Português (Portuguese)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest