Como fazer RP Musical?

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Como fazer RP Musical?

Postby Hikkke » Sun Jun 07, 2009 11:59 pm

"Andando eu fui, um besouro cacei!
Olhei ao lado, e vi que errei!"

Não, não é nada disto... me refiro aos instrumentos. Como fazer RP com eles? Sugestões?

Eu acho que falta MUITO os nivéis de habilidades aqui.

Assim como tem pessoas que nascem com talento para caçar, lutar... para musica também oras.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Postby Gran » Mon Jun 08, 2009 12:23 am

Em geral, só há dois tipos de jogadores. Aqueles que são membros da orquestra sinfônica escondidos e os que destroem as cordassó de tocar no instrumento.

Eu raramente faço roleplay de músico. Eu geralmente descrevo * toca uma música alegre/com um passo rápido/tom agudo* e etc. Já outros preferem *toca a introdução "Through the Fire and Flames" do "Dragonforce"* mas acho meio excessivo. :lol:
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Mon Jun 08, 2009 12:34 am

Depende, acho que se o objectivo é um personagem músico, então isso mesmo deve ser bem descrito. Se calhar cantar.
Se for simples convivência *toca uma música alegre* deve chegar.
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Postby Trapaças » Mon Jun 08, 2009 8:39 am

O RP musical parece sempre muito random pois tão depressa um char pode ser desafinado como o caraças como pode ser mesmo muito bom. Muito provavelmente esta desisão da parte do jogador depende de um lançamento de moeda :lol:

Agora um bocado a sério, não é obrigatório descrever que tipo de música está o char a tocar. Numa certa localidade a música que se toca não pode ser nem triste nem alegre o que a mim me desmotiva de tentar RPiar o tipo de música tocada pelo meu char.(O que se pode traduzir no char estar simplesmente a tocar notas soltas)
User avatar
Encaitaron
Posts: 1154
Joined: Wed Feb 21, 2007 12:07 pm
Location: In front of a computer ^^

Postby Encaitaron » Mon Jun 08, 2009 10:46 am

Eh... a musica não está muito bem implementada tanto na mecânica do jogo como no RP.

Como já disseram a habilidade do tocador depende um bocado da vontade do jogador. "Ora, vou ser um mozart ou um miudo de 2 meses à frente de um piano?"...
Em alguns casos vêm-se talentos a desenvolver-se (starts as a noob and finish as a 1337), mas isso é rarississississimo.

Quanto à mecanica do jogo, acho que isso podia ser melhorado.
Não só, como disse o Hikkke, na implementação de habilidade a tocar... Se nós até temos um medidor de habilidade para o uso de armas, também deveriamos ter para o uso de instrumentos musicais... Mas também em alguns aspectos como:
- ter a possibilidade de tocar o instrumento com um determinado volume/força
- se um determinado instrumento é tocado com determinado volume é audivel num raio de X pixeis.... Imagem o caso de uma batalha, é tocado o chifre, corneta, instrumento de batalha, todas as pessoas dentro de um edificio ou num caminho proximo poderiam ouvir... era, de um ponto de vista fisico, lógico...
Your mother plays Cantr II in hell!
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Postby Trapaças » Mon Jun 08, 2009 12:12 pm

Não é má ideia, não...
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Postby Gran » Mon Jun 08, 2009 8:47 pm

Mas claro que não pode ser randômico. Muda para caralho com a prática. Quanto mais se toca um instrumento, mais hábil você fica. E quanto mais você toca a mesma música, menos a chance de errar. Você pode não conseguir tocar "Through the fire and flames" l331 w4i, mas primeiro vai, toca lento, depois vai acelerando, até tocar bacana. E quando você sabe, a chance de errar cai para 1%. Só em casos tipo:

A: "Ah, vou tocar esta música pela quatrazilhonésima vez (isto foi contado nos dedos)."*Começa à tocar o piano. Ele inflige 100% de l33t contra seus ouvidos. Seu gosto musical é inútil contra o golpe*
B: "HEY!!!" *Homem nú de gravata aparece de dentro do piano*
A: "AI CARALHO!!! *toma um susto e cai do banco, errando uma nota do encerramento*
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Mon Jun 08, 2009 10:50 pm

Sou contra o dar habilidades de música aos personagens. Isto é só mais um limitador que as habilidades vão dar. Já se tem que ter muita sorte para se poder fazer rp de um homem forte, agora tenho que ter sorte para fazer um rp de um bom musico tambem? Não, nem pensem. Se alguem se vai dar ao trabalho de fazer um musico, deve ter pelo menos a possibilidade de ser bom no que faz, como recompensa do muito esforço que vai fazer para Rpiar um musico.


Agora a parte de ouvir a música ao longe, gostei. Isso dependeria, my opinion, do instrumento. Assim violinos e violas e tal podiam-se ouvir dentro dos outros edificios. Já cornetas e tambores podiam se ouvir nos caminhos e nas cidades em derredor. Assim estes instrumentos podiam ser usados para muito mais que musica, podiam ser para comunicações entre vilas e até sinais de emergência. Inves de sinais de fumo, teriamos sons de tambores. :P Agora não sei se é fácil ou possivel implementar isto.
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Wed Jun 10, 2009 2:49 am

Já eu, sou favoravel a incluir a habilidade música, sim. Oras, não é porque queres ser um músico que deves ser.

Um char pode MUITO querer ser músico, mas ser desajeitado para isto. resultado? Ele parte pelo mundo em busca de aprender a melhorar sua técnica.

Uma coisa bacana acho que seria o esquema de learning. Tipo, teria um char desajeitado na música, ele vai ter aulas com um experiente, conforme o tempo que os dois compartilharem o mesmo local, e tocarem os istrumentos com frequencia, isto vai dando um up na habildidade do aprendiz. Como um esquema de jobs.

Quanto a se escutar através dos edificios... :? Todos sabemos que edificios são na verdad alguns pequenos universos paralelos, onde cabenas de palha são a prova de golpes de lança e nenhum som entra, ainda que não tenha porta e grite a plenos pulmões na entrada.

Voltando ao tema principal, como fazer rp musical.

Como definir a harmonia? Tipo, gente a tocar guitarra e alude, bano e harpa... podem ser todos Mozarts, Jimmys... mas e a harmonia do conjunto, como fica? E os estilos?
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!



Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Postby danizappa » Wed Jun 10, 2009 9:03 pm

A questão deve ser pensada de raiz e tem de ser RPada. A pratica de RP fornece muitas pistas. O que penso que não se pode fazer é, como habitualmente se faz no cantr, trazer preconceitos ooc para o jogo. Ou seja, se um jogador vai construir um instrumento nao pode ser simplesmente porque pode escolher construir um instrumento numa lista de "build objects". A própria constituição física dos instrumentos está ligada à cultura musical a eles associada. Uma espécie de "instrument lore"

Não pode ser do tipo: "ah.. fixe deixa ver que som é que isto faz... e isto? *começa a construir um piano sem nunca ter tocado ou visto tocar alguem nenhum instrumento*

Quanto às harmonias, pah primeiro é preciso definir melodias, dá mais jeito como ponto de partida. Depois quando houver uma boa caracterizacao RP de uma melodia, pode-se começar a pensar em como é que as notas dessa melodia podem ser agrupadas para dar um efeito que sintetize o "mood" da melodia que tinhamos em presença e por ai fora.

Bem... não é nada fácil mas força, acho que é algo bem aliciante tentar imaginar melodias e expressões musicais no cantr. Vou tentar dar o meu contributo quando tiver oportunidade :P
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Postby Gran » Wed Jun 10, 2009 9:46 pm

Tens razão! Não devemos mais permitir a interferência OOC no jogo! Vamos cortar isto de vez! À começar, notei que muitar pessoas usam as espressões "para", "por" e "porquê". Gente! Isso são tudo expressões derivadas do latim, como você vai usar isso sendo que seu char nunca viu uma personagem que fala latim!? ( >_> )

Seriamente, sempre haverá gente à produzir coisas à louca, sem fazer um... argh... "lore" (anglicciiiista). E por um motivo simples. Não há saco para se simular a evolução da instrumentação musical. Fora isto, é um exemplo impossível.O máximo que um novato pode fazer é uma flautinha fodida. Instrumentos mais desenvolvidos necessitam de outras ferramentas que apenas um char vivido pode ter. E sendo mais experiente, provavelmente ele já viu algum instrumento em sua vida.

Se alguém tiver tempo e saco para criar (eu ia dizer escrever, mas me esqueci que não existe o maldito solfégio no cantr) uma partitura, eu respeito. Mas para o jogador que quer enrolar aquela multidão do festival, uma descrição básica basta.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Wed Jun 10, 2009 10:11 pm

As expressões "para", "por" e "porque" são coloquiais e bastante freqüêntes no português do Brasil.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Postby danizappa » Wed Jun 10, 2009 11:08 pm

Pah Gran é fácil essas expressões são hum... comé que se chama aquela lingua?... ah é isso! Português! :lol:

Não importa ter visto um char latino (falante de latin) para ter tido acesso a expressões latinas isso é são preconceitos ooc a falar :P (a falar pelos chars).

Os chars nascem a saber falar português.
Os chars não sabem que as expressões que usam derivam do latim nem deveriam saber pois isso não aconteceu, vá digamos no mundo deles (IG).

Se não sabem que essas expressões são latin e se o facto dessas expressões serem latin é um facto ooc então definitivamente está tudo bem e não há nenhum problema!

Os char fazem bem em falar português>>>>Sim

Há problema de usarem expressões que derivam do latin? >>>Não.

Isso de falarem c expressões de latin... isso não é ooc?>>>> Não, os char n sabem que português tem expressões de origem latina e também não sabem o que é ooc.

Agora... o que é que acontece....
Os chars não sabem o que é ooc, mas falam uma língua mt interligadas com coisas que são ooc. Há problema? (se houvesse tava tudo fudido!
:twisted: ) >>>> Não. Vamos ter de falar portugues porque isso é 1 pressuposto do jogo.

Agora... quando nos deparamos com coisas parvas que tiram a envolvência ao ambiente de jogo por fazerem referencia a coisas ooc de maneira desnecessária dá-me pena, no fundo é isso, porque essas coisas estragam bastante o ambiente, mas isso é algo que com certeza vai melhorando com as nossas experiências de jogo.
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Postby Gran » Wed Jun 10, 2009 11:53 pm

1- Sou brasileiro.
2- Demorei à entender o post do garoto Zappa. Texto meio bagunçado com um "c" intruso por toda a parte. :?
3- Achei interessante que o tópico descarrilhou com a discussão sobre meu comentário que é... "comé que se chama aquela" expressão?! Ah, sarcasmo.
*Fora o fato de ter lido "latin" mais de três vezes.

A minha reclamação é contra o escrutinismo. Eu mesmo gosto de uma dose de escrutínio, mas devemos nos lembrar que há uma aspecto prático: Por vezes não há como despender o esforço necessário para fazer algo que se demonstre verdadeiramente único ao ambiente de jogo. Não há como evitarmos algumas intervenções de fora, emsmo que seja pela abscência da digna "atuação" (ser negligente quando se cria um instrumento novo, como disses mais cedo). Se fosse para ser tudo direto do jogo, falaríamos lá outra lingua que não a lusa, nascida fora do verdimundo do cantr.

É um argumento "ao absurdo". Para mostrar porquê nem sempre devemos ficar à exagerar sobre o mérito do IG. Detesto ser didático e à explicar a piada, mas pá. É assim que nos entendemos. :)
Last edited by Gran on Fri Jun 12, 2009 2:35 pm, edited 1 time in total.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Postby danizappa » Thu Jun 11, 2009 10:47 am

Não precisavas de explicar a piada como eu não precisava de ter falado do latim occ. (Latim sim! Dizer "latin" é como fazer referências ooc na vida real pois os chars reais ao falar PT não devem usar palavras em inglés - até porque fica um bocado feio sim ;) contudo acho que às vezes é necessário/práctico )

Quanto às coisas serem ou não serem práticas claro que é óbvio que não se pode sempre levar tudo às últimas consequências do tipo criar um língua nova como tinha sugerido atrás.

Devo então dizer que não deve faltar ao jogador a perspectiva sobre a versatilidade da sua acção e sobre a flexibilidade com que os char podem usar o tempo.

Dessa maneira, penso que cabe aos jogadorer saber gerir o tempo que os chars despendem no aprofundamento dos aspectos mais complexos e menos imediatos do jogo - falo particularmente na fundamentação das coisas IG que se pode tornar menos prática em momentos em que os jogadores não aderem tanto ao RP.

Ou seja, mesmo que estas fundamentações do RP do jogo não sejam sempre execuiveis penso que devemos te-las sempre presentes como uma espécie de meta do nível de qualidade do jogo português.

Return to “Português (Portuguese)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest