Importante: Perguntas Frequentes / Tópico de Dúvidas / FAQ

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Importante: Perguntas Frequentes / Tópico de Dúvidas / FAQ

Postby Gran » Mon Dec 01, 2008 3:50 pm

Este tópico está reservado para as dúvidas de qualquer novato que se sinta confuso. Se não achar a resposta já escrita, pergunte aqui mesmo.

Primeiro, boas-vindas à todos os novatos e curiosos que vêm aqui. Se este é o seu primeiro dia no jogo, é recomendável que leias Primeiro Dia em Cantr na Wiki. Vá com calma para não te meteres em confusão e dá uma lida. Assim não te arrependes. :)

Cantr II Wiki - Versão Portuguesa

Se quiser, leia também os tópicos antigos:
"Aqui"
"Mais este"
"E mais esse aqui"
Este último é um recorte dos Posts Antigos do FAQ.


Este post terá edições futuras para adicionar mais conteúdo. Para se encontrar, use CTR+F e digite o que procura.

_____________- FAQ -___________________

Índice wrote:I. Primeira Parte - Pergunta e Resposta
1.Que é Capital Rule ('CR')?
2.O que são e o que deveriam ser 'OOC' e 'IC'?
3.Como eu tenho dois mil minutos por dia? Isso é mais do que é possível num dia só!
4.Mas um dia NÃO TEM trinta e três horas!
5.Tá, como eu posso ter mais personagens?
6.Porque alguns personagens estão em branco e outros em cinza?
7.Quanto custa para jogar Cantr II?
8.Como eu posso contribuir para o jogo?
9.Quais privilégios os membros do staff recebe?
10.Tem uns chars que falam uma língua estrangeira mas que eu falo um pouco, posso tentar falar com eles?
11.Há como destruir notas? Escrevi uma nota mas eu cometi um erro, que eu faço com ela?
12.Quantos quilos eu posso carregar? Qual o limite do inventário?
13.A que horas o personagem come? Tenho um personagem que está a passar fome, mesmo eu já tendo colocado um bocado de cenoura em seu inventário. (Será que não gosta de cenouras?)
14.Meu personagem pode fazer mais de um projeto por vez? Pedi para um personagem fazer dois projetos, eles aparecem na lista de atividades, isso quer dizer que ele 15.Digamos que Alberto iniciou um trabalho e Beltrão resolveu ajudar ele. Digamos catar batatas. No fim do trabalho, cada um fica com metade do produzido ou
16.Os dias que aparecem nos projetos, são dias reais ou dias no tempo de Cantr?
17.Tá, eu dou nome ao meu personagem, mas quem dá o nome aos lugares? Existe um fundador para cada povoado? Ou... Porque eu posso nomear os lugares
18.Até que idade vive um personagem? ( Já encontrei lituano nos oitenta).
19.Uma dúvida! Há como colocar fechadura em alguma caixa, barril, esses troços que armazenam? (Storage).
20.Se você viaja com uma personagem e a tal personagem morre na estrada, para onde vão os itens que deveriam 'cair' dela?

II. A Regra Capital e Adições


I. Primeira Parte - Pergunta e Resposta

1.Que é Capital Rule ('CR')?
"A Capital Rule são o conjunto de regras básicas que regem o jogo (podes lê-las em 'II. Regra Capital e Adições'). A Capital Rule, em resumo é: "Ninguém deve usar conhecimento 'OOC' ( e. horários que outra pessoa entra ou 'transportar' informações de uma personagem sua para outra ) sobre a mecânica ou os eventos do jogo para proveito próprio ou de outros. As regras cobrem uma grande extensão de eventos que poderiam acontecer e outro vários eventos questionáveis que ocorrem no jogo.
O que deves se lembrar é: Se seus personagens trabalham juntos, tu estás quebrando a regra. eles nunca devem se ajudar, sob hipótese alguma. Se tu, jogador, sabes algo que o seu personagem não deveria saber (como onde fica uma cidade que viste, por exemplo, com outro char) e usa essa informação no jogo, estás quebrando a regra. Se trapacear de alguma forma entre seus personagens, estarás quebrando a regra."

NOTA:Fique à vontade para contactar o Players Department ('PD') com quaisquer perguntas sobre a Capital Rule. Se alguém quebrou a regra, leve sua reclamação ao forum de suporte."

2.O que são e o que deveriam ser 'OOC' e 'IC'?
"'OOC' é o acrônimo para 'Out Of Character', que, traduzindo-se o conceito, significa tudo externo a um dado personagem. O exemplo mais claro é a nossa realidade, que sempre será de alguma forma externa ao personagem já que ele não pode ter acesso à mesma. 'IC' é o acrônimo para 'In Character', o oposto do anterior, ou seja, o que é interno ou intrínseco ao personagem. Exemplo mais forte, claro, a realidade dentro do jogo. Você, o jogador, a sua personalidade e as suas relações, tudo isso que significa você é 'OOC', pois está fora do mundo de jogo. Suas personagens, suas relações e a personalidade delas são 'IC', pois são interiores à realidade de jogo."

NOTA: O uso de das letras 'OOC' seguidas de dois pontos são uma forma comum e não oficial de indicar de que a fala alí naquele diálogo não é da personagem, mais do jogador. Geralmente usado em casos de necessidade, como dúvidas sobre o jogo ou erros que ocorram durante o dia. Mas não tanto para trocar novidades. É encorajado que toda conversa 'OOC' permaneça FORA do jogo. Recomenda-se que diálogo 'OOC' seja feito por cochichos, exceto em caso a mensagem deva ser pública, uma vez que tira a atmosfera do jogo."
NOTA: Como a realidade do jogo não é auto-sustentada por motivos de praticidade ( e. as línguas 'cantrianas' foram 'importadas' da realidade exterior), conceitos considerados 'OOC' podem vazar para o jogo, como já ocorreu várias vezes. As conseqüências porém têm sido mínimas mínimas ou mesmo simplesmente irrelevantes.

3.Como eu tenho dois mil minutos por dia? Isso é mais do que é possível num dia só!
"Este limite foi imposto para saciar a demanda básica diária de um jogador cantriano comum, que segundo estudos do painel de administradores gira em torno de trinta e três horas e meia ou aproximadamente um minuto e meio por minuto."

NOTA: Se no seu primeiro dia faltar um zero no seu 'dois mil', é porque ainda não consertaram este problema. Duzentos era o limite antigo, mas só vale pelo primeiro dia.

4.Mas um dia NÃO TEM trinta e três horas!
"Isto é Cantr. Não se importe com essas picuinhas e vá cuidar do seu verde."

5.Tá, como eu posso ter mais personagens?
"Você começa com dois personagens e à cada dia que passa, você ganha lugar para mais um personagem até o limite de quinze simultâneos."

6.Porque alguns personagens estão em branco e outros em cinza?
"Isso serve para avisar se houve algum evento novo. Se houve, o nome do personagem ficará branco, senão ele ficará cinza."

7.Quanto custa para jogar Cantr II?
"Cantr II é um jogo gratuito e sempre será! Aqui não tem conta premium nem mensalidade! Mas, claro, como há custos envolvidos e não há pagamentos, doações são bem-vindas."

8.Como eu posso contribuir para o jogo?
"Se você deseja fazer uma doação, entre na sua conta e na parte inferior, depois do botão de log out ficam os botões para doações via PayPal e Yahoo!. Se deseja contribuir mas não em dinheiro, você pode se juntar ao staff."

9.Quais privilégios os membros do staff recebe?
"Os membros doam sei tempo e dedicação para ajudar o Cantr II e não recebem nenhum benefício pela ajuda, salvo o reconhecimento e agradecimentos de outros jogadores e membros da equipe. E esse reconhecimento e agradecimento já é muito bacana."

10.Tem uns chars que falam uma língua estrangeira mas que eu falo um pouco, posso tentar falar com eles?
"A resposta certa é 'Se o teu personagem não sabe aquela língua, não'. Quer dizer que se não aprendeu, ele está restrito ao português. Mas foi postulado e confirmado pelo PD que o aprendizado é possível, desde que haja alguns anos de convivência para teoricamente se aprender a língua. Varia geralmente de dois a cinco anos cantrianos."

11.Há como destruir notas? Escrevi uma nota mas eu cometi um erro, que eu faço com ela?
"Todas as notas são indestrutíveis. Uma vez criada ela não pode ser destruída, apenas editada, isto é, se estiver definida como editável. Se erraste ou seu 'amigo' fez um cartaz difamando você dizendo-o corno, canalha, porco ingrato viado, nada se pode fazer senão esconder a nota como puder."

12.Quantos quilos eu posso carregar? Qual o limite do inventário?
"O limite de peso que você carrega gira em torno de quinze quilos. Mas isso depende da força do seu personagem e de alguns erros ocasionais no jogo (mas principalmente na força, por favor)."

13.A que horas o personagem come? Tenho um personagem que está a passar fome, mesmo eu já tendo colocado um bocado de cenoura em seu inventário. (Será que não gosta de cenouras?)
"Os chars comem aproximadamente, com meia hora de erro, às 13:00h (Greenwich). Caso eles não tenham comida no inventário eles vão receber 5% na barra de fome. Eles só se alimentam nessa hora, refeição é sagrada. Sempre tenha comida com você. E nada de 'não gostar de cenoura'. Bobagem, gosta sim. Seus chars só não comem pedra porque lhes estraga os dentes."

14.Meu personagem pode fazer mais de um projeto por vez? Pedi para um personagem fazer dois projetos, eles aparecem na lista de atividades, isso quer dizer que ele está fazendo os dois?
"Seu personagem apenas trabalha em um por vez. O trabalho no qual você está ocupado no momento aparecerá no topo da página do personagem ou ao lado do nome dele na página do jogador. Projetos automáticos não necessitam de char nenhum por perto. Uma vez que você pôs as matérias primas, os projetos automáticos correm sozinhos. Projetos semi-automáticos, embora raros, merecem menção. a diferença deles para os automáticos é que trabalhando neles eles produzem mais."

15.Digamos que Alberto iniciou um trabalho e Beltrão resolveu ajudar ele. Digamos catar batatas. No fim do trabalho, cada um fica com metade do produzido ou quem recebe é o iniciante?
"Quem recebe é o iniciante. Então se não pedires, não recebes as batatas. Mas vá lá, não custa tentar as boas maneiras e um 'por favor' gentil. Brutos egoístas sedentos por batatas são raros."

16.Os dias que aparecem nos projetos, são dias reais ou dias no tempo de Cantr?
"Teoricamente, dias do jogo. Mas um dia no jogo é igual ao nosso dia, então você realmente vai esperar quinze dias por aquele bote."

NOTA: Fique atento. Um dia de jogo é igual à um dia real, mas as outras divisões não. Uma hora cantriana vale três horas reais, por exemplo.

17.Tá, eu dou nome ao meu personagem, mas quem dá o nome aos lugares? Existe um fundador para cada povoado? Ou... Porque eu posso nomear os lugares e pessoas como eu quiser? Isto muda alguma coisa?
"O que ocorre é que todos os nomes de localidades e pessoas são dinâmicos, isto é, você decide o que quer pôr lá. Até o nome do seu personagem pode ser mudado se você entrar na página do seu personagem ( clicando na face verde e sorridente do lado do seu nome, é pequena mas logo se acha) e digitar no campo destinado um novo nome, tal como qualquer outro personagem. Mas que fique claro, estas mudanças só valem para você. Só tu as vê! Logo, se põe o nome do chefe da sua da forja de 'Grandecíssimo Desgraçado', isto não mudará em nada para ele. A explicação semi-realista é que o nome alí é só coisa da mente da sua personagem, para se guardar de memória."

NOTA: Veículos e edifícios vêm com nomes 'prontos', tendo placas que indicam estes nomes. Mas se seu 'amigo' que ia montar a sua motoneta, ao invés de chama-la de 'Moto Megadestruidora de Lituanos' a chamou de 'Motinha do Viado', não se entristeça: placas podem ser modificadas com as ferramentas adequadas (podes checar na wiki) e machados para dar cabo no seu 'amigo' hoje são mais baratos.

18.Até que idade vive um personagem? ( Já encontrei lituano nos oitenta).
"Tempo indeterminado, não há morte por causas naturais. Mas te digo que se tivesse ido na carreira de mercenário dois anos atrás, ou se tentares morar num vilarejo perto da fronteira com alguma terra estrangeira (obs. leia-se lituana, principalmente), a expectativa de vida dele geralmente não é lá muito longa."

19.Uma dúvida! Há como colocar fechadura em alguma caixa, barril, esses troços que armazenam? (Storage).
"Não. Fazer uma fechadura não. Mas há alguns móveis que vêm com ela. Ainda assim, eles não guardam nada, então são provavelmente inúteis no seu caso. E no de muitos outros. As únicas formas de armazenamento segura no momento são usar um prédio ou um veículo."

20.Se você viaja com uma personagem e a tal personagem morre na estrada, para onde vão os itens que deveriam 'cair' dela?
"Eles vão para a localidade mais próxima, seja ela no ínicio ou no fim da via.

II. A Regra Capital e Adições:[/b]

A Regra Capital (Capital Rule) é a regra básica que governa as acções no jogo. Quaisquer atitudes que a transgredirem são passíveis de punição e denunciáveis para o Departamento dos Jogadores (PD), que pode ser contactado do fórum ou do jogo.

Enquanto cada à cada jogador é permitido ter mais de um personagem, essas personagens devem ser indivíduos distintos e separados. Isto implica em que:
# Seus personagens não são automaticamente uma família, uma tribo, um exército ou uma companhia - nem mesmo amigos. Cada um deles deve ser seus objectivos distintos. Eles também não devem conhecer um ao outro excepto se eles venham à se encontrar. Se dois de seus personagens interajam, eles devem fazer sempre segundo os seus interesses e objectivos individuais - essencialmente como se a outra personagem fosse controlada por um estranho. Descrever seus personagens como uma família, juntar todos para formar um exército ou utilizar algum personagem apenas para produzir bens em serviços em serviço de outro de seus personagens (fazer uma "mula") são todas violações da Regra Capital e passíveis de punição.
stranger.
# Seus personagens não conhecem automaticamente o que outros de seus personagens viram ou fizeram. Se tens um personagem em Lusitânia, aquele personagem não deveria saber que houve uma revolução no que estabeleceu um novo governo em Esperança até que algum personagem viaje de Esperança para Lusitânia para espalhar a notícia, mesmo que tenhas uma personagem em Esperança. Discutir eventos que aconteceram em outras partes até que as notícias se espalhem intra-jogo significa uma violação deste aspecto da Regra Capital.
# Similarmente, uma organização que tenha pontos em mais de um sítio não deve existir em uma localidade onde nunca passou algum membro dela para estabelecer uma oficina ou ponto neste local.
- A Ferraria de Esperança não deve ter nenhuma oficina ou posse em Lusitânia até que alguém que trabalhe para ela viaje até Lusitânia para abrir uma nova oficina.
- A criação de organizações se deve dar intra-jogo - não entre seus contactos pessoais, fora do jogo ou entre seus conhecidos excepto se tiverem legítimo contacto dentro do jogo.

Adições:
Estas recomendações não estão claras nas regras, mas houve casos de banimento em outras zonas por estes motivos descritos abaixo. Portanto estou as adicionando para evitar problemas entre os jogadores luso-brasileiros e a comunidade geral.

Segundo 29 de abril de 2009, é punível:
- O postar material de conteúdo maduro ou com conotação explicitamente sexual dentro do jogo. ( Pois há menores que jogam e expor um menor à material classificado entra como abuso de menores segundo as leis internacionais). Punível com advertência, fechamento temporário da conta ou até banimento por tempo variável.
- Fazer alusão ao ato sexual sem o consentimento do jogador com quem estiver escrevendo (vide artigo anterior). Punível com advertência e/ou banimento temporário, dependendo da ocasião e se houve repetição do ato.
Last edited by Gran on Mon Jan 11, 2010 11:47 am, edited 6 times in total.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Sobre o tempo

Postby Hikkke » Mon Jan 26, 2009 12:36 am

Nas ultimas semana tenho tido problemas com o tempo.

Ele inexplicavelmente parece estar passando mais rápido que o normal.

Agora mesmo, cliquei num char e sai logo em seguida para testar. Tinha 38 minutos e quando sai tinha 33... depois eu idiotamente repeti o teste e tinha 28!

WTF!?

Sempre foi assim e só agora que dei conta? A cada clicada independente do tempo que ficas, te arranca no minimo 5 minutos?!

Não lembro de ser assim sempre...

Hoje mesmo, loguei poucas vezes comparado a outros dias, e já estou quase sem tempo!

Antes de recorrer ao PD, gostaria de saber se isto acontece com todo mundo.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Postby Trapaças » Mon Jan 26, 2009 9:34 am

Não, demorei a meia hora do costume.

Isso que dizes acontece-me mais quando recorro ao telemovel para jogar, parece que está sempre em lag e a "meia hora do costume" transforma-se em hora e meia, às vezes duas... :?
User avatar
Pearl
Posts: 651
Joined: Thu Oct 05, 2006 10:53 pm
Location: Brazil babe, Brazil

Postby Pearl » Mon Jan 26, 2009 1:42 pm

ultimamente anda com muito lag.. Tbm tenho perdido vários minutos, mas só quando tá com lag e demoro pra perceber :roll: Talvez vc perdeu minutos por causa do lag?
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Mon Jan 26, 2009 2:34 pm

NOT!

Não tem nada haver com lag.

É assim, clico no personagem para entrar e em seguida já clico em sair, assim em menos de 10 segundos, sem lag. Mas sempre me come 5 minutos nisto!

Ontem eu estava com 38 minutos, fiz isto para ver um lugar e qdo sai, estava com 33, depois repeti para veer se acontecia de novo e pasmem! 28... depois tive que entrar mais uma vez para ver se tinha aglguma nova aão importante e tava lá, 23... sem nenhum lag.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!



Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
JoMi
Posts: 1
Joined: Sat Jan 31, 2009 1:16 am

Postby JoMi » Sat Jan 31, 2009 1:37 am

Bom registrei me no jogo há uns dias e me deparei com uma situação relativa ao RP, é o seguinte, o Cantr não tem uma interface gráfica então no caso de por exemplo o personagem fazer uma ação que envolva o relevo, pode gerar uma discrepância entre os presentes em um lugar. Imaginei a seguinte situação, um homem vê um morro, mas naquele mesmo lugar alguem já tinha visualizado uma cratera, gostaria de receber orientações de como lidar com essas situações, obrigado e desculpe o incomodo.
User avatar
Encaitaron
Posts: 1154
Joined: Wed Feb 21, 2007 12:07 pm
Location: In front of a computer ^^

Postby Encaitaron » Sat Jan 31, 2009 10:17 am

JoMi wrote:Bom registrei me no jogo há uns dias e me deparei com uma situação relativa ao RP, é o seguinte, o Cantr não tem uma interface gráfica então no caso de por exemplo o personagem fazer uma ação que envolva o relevo, pode gerar uma discrepância entre os presentes em um lugar. Imaginei a seguinte situação, um homem vê um morro, mas naquele mesmo lugar alguem já tinha visualizado uma cratera, gostaria de receber orientações de como lidar com essas situações, obrigado e desculpe o incomodo.


Antes de mais, bem-vindo!

Dado que a imaginação é quase o limite deste jogo, na medida que não tens uma interface grafica também não te dizem o quão grande ou diverso o terreno em que estás é.
Por isso, nada te impede de ver uma cratera e um outro personagem ver um morro (e eu tive de procurar saber o que isso era :lol: ).
Ficas com uma terra com uma cratera algures e um morro algures também.

Além do mais, não há nada que prove que esse outro char tivesse visto uma cratera exactamente no mesmo sitio que tu viste um morro ou vice versa...

Sou capaz de ter sido um bocado confuso, mas espero ter ajudado.
Your mother plays Cantr II in hell!
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Postby Gran » Sun Feb 01, 2009 1:00 am

Morro + cratera = Vulcão

Resolvido.
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Envelopes

Postby HFrance » Fri Jul 03, 2009 5:56 pm

Dificuldades em abrir aqueles envelopes misteriosos que encontrou no chão? Simples. Lacre-o. Depois rompa o lacre e retire todo o conteúdo (eca).
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Re: Envelopes

Postby Gran » Tue Jul 07, 2009 7:50 pm

HFrance wrote:Dificuldades em abrir aqueles envelopes misteriosos que encontrou no chão? Simples. Lacre-o. Depois rompa o lacre e retire todo o conteúdo (eca).

._.

Quê?
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Mon Jul 13, 2009 6:31 pm

Esta dificuldade (e outras mais) diz respeito a uns bugs do firefox. Experimentei o IE e estes probleminhas (transição entre páginas) não existem.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
JuniorM
Posts: 37
Joined: Sat Jan 17, 2009 4:20 am

Postby JuniorM » Sun Aug 09, 2009 5:48 am

Queria saber se quanto mais gente dentro do barco ele fica mais lento ou mais rápido?
Poderia ficar mais lento por causa do peso mas também penso que poderia ficar mais rápido pois são mais pessoas remando.
User avatar
Encaitaron
Posts: 1154
Joined: Wed Feb 21, 2007 12:07 pm
Location: In front of a computer ^^

Postby Encaitaron » Sun Aug 09, 2009 7:48 am

Pois... o problema é que ninguém rema realmente... deixa o barco andar. :lol:

O barco fica mais lento.
Your mother plays Cantr II in hell!
JuniorM
Posts: 37
Joined: Sat Jan 17, 2009 4:20 am

Postby JuniorM » Sun Aug 09, 2009 4:39 pm

Obrigado Enca. :D
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Mon Aug 10, 2009 1:30 am

Gostava de ter aqui um guía bem pormenorizado sobre como funcionam os codigos nas notas. Ou seja, como fazer todas aquelas letras grandes e coloridas que atraem qualquer novatozinho :)

Obrigado, é para eu dar um grande passo no jogo, e ver se trago o Cantr Tuga comigo.
"Delete Fu Island" activist.

Return to “Português (Portuguese)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest