Importante: Perguntas Frequentes / Tópico de Dúvidas / FAQ

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Wed Jan 20, 2010 6:15 pm

Não irei entrar nesta discussão, se é certo ou errado.

Bloquear máquinas propositalmente, se me lembro bem é uma infração ou no minimo desaconselhavél, de forma geral. Imagina um novato que só queira atrapalhar, loga uma unica vez na vida e sai bloqueando todas as máquinas duma cidade? Um Rp de um louco, ou algo assim, dá para levar, mas fazer por fazer: "ha, não gostei do jogo, vou foder com todo mundo... dãh", isso não dá. As regras deveriam ser mais claras quanto a isto, ou o código do jogo deveria permitir a retidada de materias das máquinas, uma vez que ele ainda não foi iniciado e o material não foi comprometido ou perdido.

Agora pregar madeiras de tal forma que se faça uma cabana, inutilizando a madeira para outro uso, isto sempre fui feito, principalmente em áreas de conflito.

Se a Moreninha, a Loirinha ou a inha que seje está certa, ou errada, não vou opinar.

Bom, não vim aqui por esta discussão. Uma de minhas personagens está num sitio, e não há um único animal, nem um escaravelhozinho... E nem há vestigios que o lugar já foi pisado por outra personagens, logo não há sinal de extinção pela caça.

É possivél um lugar ter zero de animais? Ou é um bug? Incrivél... se minha personagem não estivesse no meio do nada, daria um RP bem interessante. :(
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Wed Jan 20, 2010 7:31 pm

Eu já vi no fórum geral um jogador dizer que encontrou um lugar sem nenhum recurso e que ele pretende fazer um eremita radical por ali. Parece naquele caso foi proposital, para criar lugares especiais. Este deve ser outro caso... Um personagem meu passou por uma ilha sem peixe nenhum nas localidades de litoral. E tem aquela ilha sem madeira... hehehe.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Postby Trapaças » Thu Jan 21, 2010 9:20 am

Uma ilha sem madeira ainda se percebe, para mim GC sempre foi uma espécie de ilha vulcânica 8)
O facto de maior parte de GC serem montanhas é mais um motivo para eu acreditar nisto :lol:
User avatar
eununco22
Posts: 126
Joined: Mon May 14, 2007 8:38 pm

Postby eununco22 » Thu Jan 21, 2010 3:28 pm

Trapaças wrote:Uma ilha sem madeira ainda se percebe, para mim GC sempre foi uma espécie de ilha vulcânica 8)
O facto de maior parte de GC serem montanhas é mais um motivo para eu acreditar nisto :lol:


Ainda bem que não sofre erupções. :lol:

Mas bem que podiam colocar materias para fazer pelo menos bronze lá, ficaria um tanto interessante e famosa.
Já andei por uns caminhos pensando que teria, mas foi em vão e acabei morrendo novamente por rinocerontes :cry:
Não existe sábio que não precise de mais conhecimento ou burro que não saiba ensinar nada
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Sat Jan 23, 2010 10:43 am

HFrance wrote:Voltenion...

Você só poderá ajudar no caso se tiver acesso a ele. Venha para o Departamento de Jogadores. Será um prazer aprender algo sobre Diplomacia contigo.

Ah... mas tem um detalhe: não poderás dizer nada sobre o caso aqui fora, tá? Questão de diplomacia...


Não era bem no departamento de Jogadores que estava a pensar entrar, era mesmo no novo posto, Liason Officer, que eu traduzi à pressão para Diplomata. Ainda não me candidatei.

Voltando ao assunto, acho que há uma diferença entre um novato a prender máquinas por razão nenhuma e um personagem já com história a prender máquinas de um rival seu de há já muito tempo. Um é CRB, outro não o é.

Quanto à localidade sem animais, é possível que tivesse poucos e esses poucos tenham imigrado para outro lugar ao lado. Acontece às vezes, mas também o Doug pode ter se esquecido de os lá meter. Acho que é uma oportunidade de Rp interessante, no mínimo. O teu personagem ia aperceber-se da tranquilidade que é não ter animais numa localidade, formava um grupo e ia matar os animais na outras localidades todas. Trazer a paz aos outros. :lol:
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Sat Jan 23, 2010 9:30 pm

Sim, se a tal personagem XXXXX já não estivesse a caminhar solitariamente por anos.

Outra dúvida, uma personagem cometer suicidio, é CRB?
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!



Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Postby Trapaças » Sun Jan 24, 2010 9:32 am

Acho que não se for bem RPiado e não for uma coisa estranha... :roll:
Mas CRB como? Contra ti próprio? :shock:
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Sun Jan 24, 2010 3:56 pm

Por trás de toda definição de ilegalidade está o conceito de culpabilidade.

No Cantr, a culpabilidade de toda violação de regras consiste em "querer levar vantagem indevida".

Toda vantagem indevida é aquela motivada por fatores out-of-characters.

No caso do suicídio, por exemplo, se o motivo for apenas para desocupar um slot para a criação de personagem em um lugar melhor, existem elementos out-of-character: o conceito de slot e a possibilidade de se criar outra personagem não fazem o menor sentido no mundo verde nem na mentalidade daquela personagem.

E a vantagem indevida que se pretende levar é, ao final, ter um quadro de personagens artificialmente selecionadas.

Mas há que se lembrar que nem todo elemento out-of-character tem este caráter de culpabilidade. Nem todo ooc tem como fundamento levar vantagem indevida. Estas exceções, geralmente, dizem respeito a medidas determinadas ou autorizadas pelo Departamento de Jogadores. Por exemplo, quando o PD determina que três personagens sejam separadas, isto é um ooc, mas um ooc legitimado.

O que é importante: em caso de suspeita de tentativa de suicídio, é sempre bom comunicar o Departamento de Jogadores para que ele verifique a existência de culpa.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Sun Jan 24, 2010 4:46 pm

Quanto ao outro assunto...

O que é um projeto em Cantr II? Um projeto consiste apenas em separar e reservar recursos para a construção de um item. Nada é transformado ou destruído neste processo. A transformação do material somente começa a ocorrer quando o projeto entra na fase de operação, ou seja, quando alguém começa a trabalhar nele, depois que todos os recursos já foram devidamente alocados. Pensar de outra forma é dar ao mecanismo um sentido que não é próprio do mundo verde. Se tua personagem quer sabotar, que inicie os trabalhos no projeto e interrompa.

Acompanhem a implementação do cancelamento de projetos, iniciativa que dará uma resposta última para esta questão: http://forum.cantr.org/viewtopic.php?p=395496#395496 Após implementado isto, será possível fazer roleplay decente de sabotagem revertendo os projetos de uma fábrica, por exemplo.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Mon Jan 25, 2010 4:13 am

Sempre fui muito fiel ao jogo, por isso faço com que minhas personagens sempre lutem até o fim para viver.

Mas, algumas viviam fora da tugalând, e com s.p, e delected acounts, acabaram por ficarem sozinhas no mundo, afinal, nasceram nas muitas "vilas" de dorminhocos.

E nessas horas não aparece um mastodonte que acordou com a pata esquerda, ou um dos nossos colegas de machado.

Só uma delas eu realmente gosto de jogar e até faço RP solo, pois em si, ela era uma exploradora desde o inicio, se bem que devido as proporções da ilha, já começo a me perguntar se ela irá obter sucesso. :shock:

As outras... já não há RP, estão em pontos não mapeados, em outras palavras, perdidas no mundo verde! Os RPs estão parados, e como estão sozinhas e longe da civilização, ainda que acabem os s.p, creio que haja uma minuscula possibilidade de encontrarem outras personagens.

Nestes casos, imagino que suicidio não seria um CRB, certo?

Uma delas não tardava, acabava por morrer de fome, acabei por fazer o possivel e ela está a salvo por enquanto, só para seguir vagando, sem um objetivo, e talvez já tendo esquecido até o próprio nome ou aonde está, totalmente sem um caminho a seguir.

Sobre esta questão do cancelamento de projeto, eu, se tivesse um inglês melhor, até gostava de participar da discussão, venho acompanhando à algum tempo, e discordo dos rumos que tem se tomado. Acho que projeto iniciado, não pode ser cancelado, uma vez que tenha se trabalhado 0,01%, já era, termina. Como se descozinha uma carne?! :shock:

Acho que deveriam se apegar ao simples, colocou madeira, mas não tem carne, 1 hora depois, pode tirar a madeira e cancelar o projeto. Simples.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!



Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Postby Trapaças » Mon Jan 25, 2010 9:53 am

Faz sentido projectos de culinária não poderem ser recuperados se já houver trabalho, mas como o hikkke já disse se ainda se só meteu carne e/ou madeira mas não se "acendeu" a madeira, então podemos recuperar.

Parece que também faz sentido em outros projectos, se já estamos a tecer algo não conseguimos recuperar logo as matérias primas, no pior caso seria outro projecto só para separar a linha do couro por exemplo. Se estamos a construir uma charrete, em princípio podemos cancelar a qualquer momento pois só estamos a trabalhar madeira com um martelo, é simples recuperar a madeira da charrete na qual está a ser trabalhada.
Se estamos a construir uma casa é mais complicado, ai seria como na tecelagem, um novo projecto só para recuperar as matérias primas.
Ferramentas e armas em principio não dá pois damos uma nova forma à matéria prima.
Máquinas, só se forem tipo a charrete, coisas mais complicadas tipo rádios imagino que precisem de um projecto para recuperar.
Deixem lá ver o que falta... não sei, acho que já falei da maioria dos projectos possíveis
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Mon Jan 25, 2010 2:14 pm

O problema não é tão simples. Quem recupera projetos hoje? O Departamento de Programação através de solicitação bastante justificada feita pelo jogador. Além de ser completamente ooc, ainda ocupa desnecessariamente os voluntários do Cantr.

Mas, se os projetos passarem simplesmente a serem possíveis de reversão, sem ônus nenhum, há o risco de desvirtuarem ainda mais o sentido in-game que se quer dar aos projetos: eles podem passar a servir como "armários" de recursos - a personagem quer guardar o estoque e não tem casa com chave, enfia tudo num projeto e reverte depois, quando precisar.

Certamente, para evitar isto, os processos de reversão de projetos implicarão em perdas de material, talvez até proporcional ao tempo em que se trabalhou neles. E também deverá haver uma proporcionalidade em tempo de reversão, ou seja, um projeto não trabalhado poderia ser revertido imediatamente, descaracterizando a possibilidade de usá-lo como "estoque" seguro. E certamente os materiais empregados serão restituídos ao chão...

É muita coisa a se considerar para se dar ao mecanismo uma boa funcionalidade e, ao mesmo tempo, uma consistência de roleplay.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Wed Jan 27, 2010 2:01 pm

HFrance wrote:Quanto ao outro assunto...

O que é um projeto em Cantr II? Um projeto consiste apenas em separar e reservar recursos para a construção de um item. Nada é transformado ou destruído neste processo. A transformação do material somente começa a ocorrer quando o projeto entra na fase de operação, ou seja, quando alguém começa a trabalhar nele, depois que todos os recursos já foram devidamente alocados. Pensar de outra forma é dar ao mecanismo um sentido que não é próprio do mundo verde. Se tua personagem quer sabotar, que inicie os trabalhos no projeto e interrompa.
.


Actualmente isto é mentira, já que é impossível ter de volta os recursos utilizados no projecto, o que quer dizer que a partir do momento em que se usa uma grama, o projecto já começou.

Mas, se os projetos passarem simplesmente a serem possíveis de reversão, sem ônus nenhum, há o risco de desvirtuarem ainda mais o sentido in-game que se quer dar aos projetos: eles podem passar a servir como "armários" de recursos - a personagem quer guardar o estoque e não tem casa com chave, enfia tudo num projeto e reverte depois, quando precisar.


Uma forma muito mais fácil de evitar isto é permitir a todos poderem terminar projectos. Como dizes um projecto não pode ser um armário, logo ninguém se atreveria a largar recursos importantes por aí sabendo que qualquer outra pessoa poderia retirá-los. Isto assumindo que o "terminar" de um projecto seria também um projecto. Para não acontecer o caso de alguém estar a 99% de terminar uma casa e aparecer um novato e terminar a casa em dois segundos. Para além de ser um projecto, apareceria nos eventos algo como "novato estúpido está a abortar o projecto construir cabana." Assim conseguirias terminar o projecto dele antes de vermos a nossa casa ir com os porcos.

Não me apetece é ir ao fórum inglês.
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Postby HFrance » Wed Jan 27, 2010 3:40 pm

Voltenion wrote:Actualmente isto é mentira, já que é impossível ter de volta os recursos utilizados no projecto, o que quer dizer que a partir do momento em que se usa uma grama, o projecto já começou.


Mentira - palavrinha forte esta... Quanto aos voluntários do Departamento de Programação, após analisar caso a caso, liberar projetos, é verdade. Eles fazem isto exatamente por ser a sabotagem um ato ilícito. Quanto a devolverem os recursos, eu jamais disse isto. Eles não o fazem exatamente para evitar ficarem trabalhando por conta de jogadores que querem desvirtuar os projetos sob a forma de "armários".

Voltenion wrote:Não me apetece é ir ao fórum inglês.


Seria bom que os principais debates do fórum inglês fossem resumidos e traduzidos aqui no nosso, por quem tivesse assumida habilidade com línguas.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Illidan
Posts: 301
Joined: Wed Oct 22, 2008 10:51 pm

Re: Importante: Perguntas Frequentes / Tópico de Dúvidas / FAQ

Postby Illidan » Fri Feb 19, 2010 5:12 pm

HFrance, não estou conseguindo acompanhar bem, como anda aquele tópico sobre pessoas que se trancam em construções por motivos de peso no forum inglês.
Já vi muitas vezes ser travada a tal guerra de trincheiras em nossas cidades e gostaria de saber se aquilo é o que está sendo discutido

Return to “Português (Portuguese)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest