Criando chars sólidos-tradução

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Criando chars sólidos-tradução

Postby Gran » Sat Mar 01, 2008 3:39 am

Criando Personagens Sólidos.

Ok, se você jogou Cantr alguma vez, agora você deve saver que é um pouco diferente da maioria dos RPGs.Um RPG baseado em testo, Cantr depende mais na expressão literária que na imagem visual.
Porém, se uma figura vale mais que mil palavras, então um parágrafo
bem escrito pode pintar mais de mil palavras.Do mesmo jeito, um personagem bem desenvolvido irá ao mesmo tempo pintar e escrever à imaginação.

Aqui estão algumas boas idéias para criar realísticos e dinâmicos personagens:

Começando:

Neste momento, seu personagem pode ser apenas um vapor, uma massa oblíqua e desorganizada de pensamentos, percepções e interrogações.Obviamente, a primeira coisa à decidir é o gênero.Seria ele ele ou é ela ela?Idade não é um fator, pois todos os personagens surgem na idade de 20 anos.

O Nome do Seu Personagem:

Contrário ao que a primeira lógica diz, o nome não deve vir antes dos atributos do seu personagem.Por causa das idéias pré-concebidas que você pode ter em relação à certos nomes. Talvez todos os Joes que você conheceu durante sua vida tenham tido problemas com você, não se davam bem ou, simplesmente se desgostavam. Talvez todos Brads que você conheceu você acabou ficando amigo/a. E mesmo se não tenha nenhum nome ainda em mente, muitos nomes de muitas pessoas que você conheçeu durante sua vida, pairam no seu subconciente, secretamente influenciando as suas opiniões e causadno mais preconceitos quando você ouve aquele nome. Por causa de preconceitos em relação à nomes, não importa o quão conscientes deles estejamos ou não, é melhor especificar os atributos do seu personagem primeiro.

Os Atributos do Seu Personagem:

À um personagem robusto e realista deverão ser dados todos os atributos que você pode imaginar. Uma cheia, bem completa personalidade deve nascer dentro do seu personagem. E mesmo que o seu personagem não apareça numa imagem para todos os outros jogadores verem, ele ou ela devem já ter atributos físicos bem definidos, pois isso vai ajudar ao interagir com outro personagens. Se você sabe como o seu personagem se parece, e o que ele ou ela é em tudo no que se diz de personalidade, então você está interagindo em qualquer situação, seja numa mera socialização, ou trabalhando com várias pessoas para completar um projeto, então as ações dos seus personagens irão fluir muito mais facilmente para você, porque a sua mente pode na verdade ver o seu personagem. No Cantr, do mesmo jeito que ao começar uma história, eu começo um personagem com a caneta e o papel em mãos.E como eu posso criar vários personagens para jogar no mundo de Cantr, eu não me prendo à detalhes, passando de frente e pra trás, suando tentando descobrir exatamente quem esse personagem vai ser.Não.Primeiro, eu pego a figura do personagem no meu olho da mente.Então eu apenas começo à descobrir alguns aspectos da persnoalidade,Um por um, eu escrevo todos assim que penso neles.

Exemplo:

Aqui está um exemplo de como meus atuais personagens do Cantr nascem, do início ao fim.Não vou dizer o nome dela, porque ela ainda é bastante jovem(no tempo desse texto), e ainda bastante ativa, e eu não quero que as pessoas saibam tudo sobre ela logo ao vê-la apenas lendo essa página, vou dâ-la um nome falso, e eu a chamarei de Jane.

Eu criei Jane, não dando-a um nome, mas considerando primeiro sua personalidade e seus atributos físicos. Eu a vi em minha mente primeiro, logo seus atributos físicos vieram primeiro, então eu meramente olhei e descobri algumas características da personalidade do nada.

1) Ela era uma mulher - por que foi isso que eu imaginei.

2) Ela era bonita, de corpo bonito. Ela tinha um cabelo loiro-mel, quase loiro-cinza, e seu olhos eram azuis. Ela era um tanto quanto malhada, mas certamente não mais que a média. Ela era um pouco baixa, boas pernas finas, mais desenvolvidas nas coxas.O cabelo dela ficava abaixo dos ombros em comprimento, e sua franja era grande e ficava dividida, descansando entre os dois lados da face deixando sua testa à descoberta. Seu lábios eram cheios e sensuais , seus olhos tinham um ar provocante. (Agora, é claro que os outros jogadores do Cantr não vão saber tudo isso, excet se isso for revelado à eles através de interações literárias, mas o ponto é, eu posso vê-la, portanto, isso me ajuda à saber quem ela é, como ela se comporta e, para a maior parte, eu posso sempre vê-la quando ela interaje com os outros.)

3) Agora, sabendo com o que ela se parce, eu designei uma personalidade para ela. Alguns do aspectos de sua personalidade foram apenas tirados do nada, enquanto a maioria foi adicionada por causa de sua aparênica física.

4) Como ela é bonita, tem olhos e tem olhos provocantes e lábios sensuais, seu primeiro aspecto de personalidade foi:"Orgulho". Ela é arrogante, cheia de orgulho, ela pensa que ela é o que há.(nota do tradutor:Ou a "última bolacha do pacote" ou a "última coca-cola do deserto"...)

5) Já que ela é cheia de orgulho e pensa que ela é a tal, então à seguir, ela gosta de se gabar, e se mostrar. Se você não a notar, ela vai notar que você não o fez e vai se mostrar de alguma maneira que o faça nota-la. Se homem parece desinteressado por ela, ela irá fazer o necessário para conseguir sua atenção. Se uma milher parece desinteressada por ela, ela irá reagir de manieria bastante semelhante, poe que ela sente como se tivesse em competição com essa mulher, e ela quer que saber que...bem...ela é o que há.

6) Já que gosta de se gabar, então à seguir, ela gosta de flerte!Sim, ela gosta de ser notada, e ela tem uma tendência à flertar com os homens.

7) Já que ela é bonita, flagrantemente gaba-se e flerta, então ela não tem ciúmes de nenhuma outra mulher.Poeque afinal de tudo, ela pensa que ela é o que há, por isso ela não pode ser ciumenta.

8) Já que ela é cheia de orgulho, se mostra, narcisista, então ela tmabém quer sempre o centro das atenções, não importa quem esteja ao redor, não importa o que esteja acontencendo, ela quer ser parte disso, porque ela quer ser notada. Esse aspecto faz dela uma personagem ativa em muito do tempo. (me fazendo um jogador ocupado também)

9) Já que ela é tudo que você vê acima, também convém que ela é uma romântica sem jeito. Sempre em procurando por amor e relações apimentadas.

10) Já que ela é tudo o acima mencionado, especialmente considerando a sua arrogância, então ela deveria ser dedicada à servir um chefe em emprego em tempo integral?Não. Ela não consegue ser dedicada à vida de trabalho, porque ela é muito presa à ela mesma e a romance, e se mostrando e sendo o centro das atenções, logo, convém que ela deveria ser menos preocupada com a vida de trabalho e ser uma dedicada e responsável empregada. Isso causa dificuldades para ela, porque ela é mais reluctante e hesitante à sair e arranjar um emprego, então ela deve batalhar mais que tudo para se manter alimentada, viva e obter certas possessões materiais. Ela pode arranjar um emprego, mas o manterá apenas por pouco tempo antes de ficar entediada com ele e o deixar.

Fraquezas:

Isso me trás ao próximo aspecto importante de qualquer desenvolvimento de um personagem, suas fraquezas. Nós todos temos certas fraquezas em nossas personalidade, e um personagem realístico também deveria tê-las.
Algumas das fraquezas de Jane foram tirada fo nada, mas a a maioria surgiu por causa dos aspectos de sua personalidade.

11) Boa habilidade de socialização e boas maneiras - ela não tem! Uma vez que ela é tão arrogante e orgulhosa e quer sempre ser o centro das atenções, e já que ela gosta de se gabar e está sempre se mostrando, então faz sentido dizer que ela não é recatada e própria em suas maneiras. Ela não cia quieta e ela não dará uma boa interlocutora também. Isso abre caminho para suas maiores fraquezas uma vez que se o líder da cidadade ou um chefe à disse o que fazer. ela pode não ver através disso, isto pe, se ela ao menos conseguir um trabalho pra começar.

12) Predisposição ao romance - é uma fraqueza pra ela. Ao invés de se focar em melhorar suas habilidades de trabalho e sua qualidade de visa, ela é mais focada em flertar e se divertir. Uma fraqueza definida para esta personagem.

13) Querida? O número de amidos que Jane tem é uma fraqueza, um obstáculo, nascido de sua personalidade arrogante. Como ela está sempre se gabando e se mostrando e pensa que é um pouco melhor que todo munod, as pessoas ao redor não podem fazer nada se não nota-la. Se eles gostam dela? Eles sussurram pelas costas dela sobre ela? Provavelmente! E emesno que isso não seja uma qualidade desejável, fazer novos amigos, essa personagem é posta nessa situação por causa de que ela é.

14) O nome dela - finalmente. Com todos os maiores aspectos da sua personalidade definidos, agora eu vou pensar num nome para esta personagem. Eu irei tentar achar um nome que combine com quem ela é, mesmo se eu tiver que criar um nome.

Prenda-se a quem seu personagem é!

Agora que nós temos um personagem com todo um conjunto de aspectos únicos e natureza física, é importante sempre se prender rigorosamente à quem aquele personagem é, nunca saindo fora do curso e deixando ele ou ela fazer algo que não se encaixa com a sua personalidade. Isso é o que faz seu personagem único e diferente! Cada situação que surge ao seu personagem, você, o jogador, deve sempre responder em sincronia com quem esse personagem realmente é.

Exemplo:

Jane subtamente decide que ela gosta da aparência de um homem, e vamos dizer que ela sabe que ele é o líder da cidade, e pode lhe far um bom emprego, e ela se aproxima dele, por causa da sua personalidade, ela vai provavelmente flertar um pouco com ele, talvez se valorizar de maneira sutil, assim, enrolando seu cabelo nas pontas dos dedos enquanto sorri timidamente. Mas e se ela não for bem recebida por ele? Suponha que ele seja casado, ou não esteja impressionado pelas ações dela? Como Jane iria reagir realisticamente, mantedodo em mente queme ela realmente é? Swria ela humilde e começarria, do nada, à ter boas habilidades sociais? Não, ela não pode, isso vai contra a sua natureza. Ela irá apenas falar "bem, obrigado de qualquer jeito", dar as costas e ir embora? Não, não considerando quem ela é. Como o jogador, é agora quando eu devo forçar me forçar à reagir numa maneira que combine com este personagem - ela ainda tenta mais impressionar esse homem. Ela flerta mais um pouco, se valoriza de outra maneira, um pouco menos sutil , e ela continua tentando! E o chefe gosta disso? Bem, dependendo da personalidade dele, eu não sei, porque essa situação ainda não surgiu para ane. Mas, há uma boa chance que ele fique irritado com ela e severamente a diga para ir pastar! Porque eu (o jogador) me mantive em perfeita sincronia com a personalidade da personagem, ela agora é levada nas novas circunstâncias, se encontrando numa situação difícil por causa dos seus hábitos. Como ela vai se recupera? Pran onde ela vai depois? Quem ela pode se aproximar agora dentre as pessoas da cidade?

Agora, alguns objetivos vem em mente para Jane. Ela está ficando com fome e ela foi negada de um emprego que realmente precisava, isso porque ela está mais interessada em flertar com o chefe do que estava em conseguir o trabalho. Agora ela se encontra numa situação onde ela tem ou de tomar um pouco de humlidade e pedir a alguém por comida, ou ela tem de ser humilde e cultivar - uma alternativa abominável para Jane!

Não Simpatize com seu Personagem!

Empatia e simpatia são duas coisas bem diferentes -- empatia é entender, enquanto simpaita é uma afinidade que você compartilha com seu personagem que cria mudanças, permitindo o personagem à afetar você. Você não quer deixar seu personagem afetar você emocionalmente. Você deve sentir empatia pelos personagens que você cria, ambos os heróis e os vilões, mas você nunca pode sentir simpatia. Em outras palavras, você tem de entender porquê os seus personagens fazem o que eles fazem, mas você não pode deixar que o entender tente você à diminuir seu sofrimento, ou deixa-los sair facilmente de situações, ou experimentar súbitos milagres que removerão seus obstáculos. Para Jane, é frustrante vê-la falhar em conseguir aquele trabalho, mas como jogador, eu não posso ser movido ou desviado de ter certeza de que ela se comporta como ela é.

A maior premissa na peça aqui, pelo personagem realístico é que, uma vez que ele ou ela nasce com certos hábitos, é quem ele ou ela é, e então o personagem começa à interpretar você invés de você interpretar o personagem - levando à uma atuação muito mais interessante, e muitas supresas desconhecidas por vir!*sorri*

The major premise in play here, for a realistic character is that, once he or she is born with certain traits, it is who he or she is, and then the character begins to play you instead of you playing the character - leading to much more interesting roll playing, and many unknown surprises to come! *smiles*

-Misty

-Traduzido por Gran
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Sat Mar 01, 2008 3:31 pm

tiveste esse trabalho todo mesmo sabendo que quase ( se nao todos) nós daqui do forum temos boas bases de ingles? :shock: bom trabalho lol...
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
Encaitaron
Posts: 1154
Joined: Wed Feb 21, 2007 12:07 pm
Location: In front of a computer ^^

Postby Encaitaron » Sat Mar 01, 2008 5:38 pm

Está horrivel!

Erros ortográficos a torto e a direito...
Buuuu
Buuuuu

Tá fixe...gostei!
Your mother plays Cantr II in hell!
User avatar
Pearl
Posts: 651
Joined: Thu Oct 05, 2006 10:53 pm
Location: Brazil babe, Brazil

Postby Pearl » Sat Mar 01, 2008 5:50 pm

Adoro sua prolixidade Gran.
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Sun Mar 02, 2008 12:58 am

Desculpa, Gran, imagino o trabalho que te deu... (eu também já traduzi algumas coisas no wiki) ... mas... putaquepariu... que "cousa" enorme...

Qualquer dia desses, de insônia, eu leio tudo, tá? :D

Por favor, não recomendem a leitura disto para os novatos, espera eles criarem uns 5 chars e se ambientarem ao jogo.

Se eles se depararem com um texto desses, acho que nenhum volta ao jogo uma segunda vez.

Bom trabalho, Gran, se desse para deixar como fixo, ficaria otimo!
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!
O Filinho Cantr nasceu!

Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Postby Gran » Sun Mar 02, 2008 4:07 am

Isso aqui fica pra quando surgir alguém que não entenda inglês, cousa rara até...bem, ao menos tá bonitinho. Não deu muito trabalho.

Prolixidade? Eu só traduzi, reclama com a autora.Se é pra traduzir, que seja feito na íntegra.Depois agente vê a versão "pocket". :D
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
User avatar
Encaitaron
Posts: 1154
Joined: Wed Feb 21, 2007 12:07 pm
Location: In front of a computer ^^

Postby Encaitaron » Sun Mar 02, 2008 9:13 am

Isso aqui fica pra quando surgir alguém que não entenda inglês, cousa rara até...


E*****o
Your mother plays Cantr II in hell!
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Postby Gran » Sun Mar 02, 2008 1:33 pm

Encaitaron wrote:
Isso aqui fica pra quando surgir alguém que não entenda inglês, cousa rara até...


E*****o


Quemga? :?
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
User avatar
Pearl
Posts: 651
Joined: Thu Oct 05, 2006 10:53 pm
Location: Brazil babe, Brazil

Postby Pearl » Mon Mar 03, 2008 12:00 am

GranAttacker wrote:Prolixidade? Eu só traduzi, reclama com a autora.Se é pra traduzir, que seja feito na íntegra. Depois agente vê a versão "pocket". :D


Não tava reclamando, eu realmente gosto.
Claro que não li depois do terceiro paragrafo.. mas fica aqui um exemplo

"Neste momento, seu personagem pode ser apenas um vapor, uma massa oblíqua e desorganizada de pensamentos, percepções e interrogações"

que poderia ser resumido para "Neste momento seu personagem pode não estar bem definido"

é legal escrever e escrever e não dizer muito =D
Gran
Posts: 1720
Joined: Mon Dec 04, 2006 5:53 am

Postby Gran » Mon Mar 03, 2008 7:41 pm

Bem, eu li porque eu foi necessário para traduzir.Se eu não gostasse de ler ou não traduzisse provavelmente não leria. :lol:

Pearl wrote:"Neste momento, seu personagem pode ser apenas um vapor, uma massa oblíqua e desorganizada de pensamentos, percepções e interrogações"


Diz se não é poético?! :D
"Navegar é preciso; viver não é preciso"
User avatar
Pearl
Posts: 651
Joined: Thu Oct 05, 2006 10:53 pm
Location: Brazil babe, Brazil

Postby Pearl » Mon Mar 03, 2008 10:48 pm

é lindo.
deveria ter sua propria página na net.
User avatar
Hikkke
Posts: 1020
Joined: Thu Sep 21, 2006 11:47 pm
Location: São Paulo - Brasil

Postby Hikkke » Tue Mar 04, 2008 3:36 am

"Neste momento, seu personagem pode ser apenas um vapor, uma massa oblíqua e desorganizada de pensamentos, percepções e interrogações"

que poderia ser resumido para "Neste momento seu personagem pode não estar bem definido"


Perl, apesar de sua versão ser mais limpa, clara e objetiva, a versão original é mais ampla.

Outra versão:

Neste momento, sua personagem não tem uma forma física definida, e nem uma personalidade formada. Ele apenas pode perceber o mundo a sua volta e se adaptar a ele.
Papai Cantr olhou para Mamãe Cantr e... puf!

O Filinho Cantr nasceu!



Tio Josival olhou para Tio Valdinei e... Tio Josival nunca mais olhou para nada...
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Postby Trapaças » Tue Mar 04, 2008 8:51 am

exelente texto, parabén Gran, apesar dos já anunciados erros de tradução, ficou fixe
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Postby Voltenion » Tue Mar 04, 2008 5:27 pm

Hikkke wrote:
"Neste momento, seu personagem pode ser apenas um vapor, uma massa oblíqua e desorganizada de pensamentos, percepções e interrogações"

que poderia ser resumido para "Neste momento seu personagem pode não estar bem definido"


Perl, apesar de sua versão ser mais limpa, clara e objetiva, a versão original é mais ampla.

Outra versão:

Neste momento, sua personagem não tem uma forma física definida, e nem uma personalidade formada. Ele apenas pode perceber o mundo a sua volta e se adaptar a ele.


....Parecia que ia dizer alguma coisa de interessante, não parecia? Bem, estava me só a questionar(e não isto não vai dar a um outro testamento): quando será que vais acertar no nome dela?! "Perl"... :?

é só! (tenho sono, perdoem-me :lol: )
"Delete Fu Island" activist.
User avatar
Encaitaron
Posts: 1154
Joined: Wed Feb 21, 2007 12:07 pm
Location: In front of a computer ^^

Postby Encaitaron » Tue Mar 04, 2008 6:26 pm

é só! (tenho sono, perdoem-me )


Tens bom remédio!
Vai dormir!
Your mother plays Cantr II in hell!

Return to “Português (Portuguese)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest