Meros pensamentos e opiniões

Out-of-character discussion forum for Portuguese-speaking players

Moderators: Public Relations Department, Players Department

User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby HFrance » Wed Nov 10, 2010 5:32 pm

Nenhum mundo virtual multiplayer poderá ser considerado realista, uma vez que um dos elementos essenciais da realidade é a sua persistência. O terreno pode persistir, podem persistirem as casas, os recursos naturais, os objetos, os animais, até a narrativa pode persistir, mas o que jamais persistirá neste mundo é exatamente seu elemento essencial: o sujeito. Um mundo em que as personagens de repente deixam de ser humanos e tornam-se estátuas - ou mesmo desaparecem - não pode ser realista jamais. Então, é hora de abandonarmos de uma vez por todas o paradigma da busca pelo realismo e tentarmos outros caminhos mais interessantes, como o Realismo Mágico de Borges, por exemplo.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby HFrance » Fri Nov 12, 2010 7:42 pm

HFrance wrote:Nenhum mundo virtual multiplayer poderá ser considerado realista, uma vez que um dos elementos essenciais da realidade é a sua persistência. O terreno pode persistir, podem persistirem as casas, os recursos naturais, os objetos, os animais, até a narrativa pode persistir, mas o que jamais persistirá neste mundo é exatamente seu elemento essencial: o sujeito. Um mundo em que as personagens de repente deixam de ser humanos e tornam-se estátuas - ou mesmo desaparecem - não pode ser realista jamais. Então, é hora de abandonarmos de uma vez por todas o paradigma da busca pelo realismo e tentarmos outros caminhos mais interessantes, como o Realismo Mágico de Borges, por exemplo.


O que me leva a ter idéias interessantes: se todo mmorpg vai necessariamente carregar consigo esta grande falha de não oferecer personagens integralmente persistentes e que não sejam NPC, uma saída honrosa seria assumir abertamente esta característica na própria narrativa do jogo, de um modo criativo. Por exemplo, em Pangandaran haverá um vírus que fará com que personagens inativas comecem a executar ações aleatórias por via de inteligência artificial, acompanhadas de sintomas (espirros, tiques nervosos, ou o que seja). Será um elemento dinâmico e criador de muita dramaticidade e polêmica.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
Voltenion
Posts: 2286
Joined: Sat Aug 25, 2007 3:52 am
Location: "Portugalija" como dizem alguns filhos da mãe
Contact:

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby Voltenion » Sat Nov 13, 2010 10:10 am

Interessante... Ainda n percebi se isto é uma piada ou a sério. E pensava que havia um tópico para o paranpadapampam.

Mera questão e dúvida:

Como estão a pensar reagir quando o jogo voltar? Não vocês mas os personagens, já vão quase dois meses sem jogar. Vamos recomeçar o jogo como se nada tivesse acontecido? (Eles de certeza vão pôr o jogo com a data em que se deu o atentado, logo tecnicamente para os cantrianos nada se deu...) Ou alguém está a pensar mandar comentários tipo: "Estranho...*Leva as m
aos à cabeça e massaja-a* Vocês não sentem que estiveram a dormir por anos a fio?" ou "P'los Deuses! De ontem p'ra hoje tenho a barba até aos joelhos!"
"Delete Fu Island" activist.
Illidan
Posts: 301
Joined: Wed Oct 22, 2008 10:51 pm

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby Illidan » Sat Nov 13, 2010 1:14 pm

Lembro com meu tio sobre a criação do MMO perfeito, discutiamos sobre ELDER SCROLLS e um MMO em TAMRIEL.

Uma das discurssões foi sobre o que o personagem faria quando seu jogador estiver FORA do jogo. A resposta foi simples: Haveria uma programação diária/semanal sobre o que cada personagem varia, ele continuaria comendo/trabalhando/treinando/rezando/dormindo/etc. Porém não poderia morrer nesse tempo off, e blablabla...

Outro ponto que decidimos era a morte definitiva, o envelhecimento dos personagens e morte por velhice, a possibilidade de ter filhos e jogar com os filhos do teu personagem, etc.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby HFrance » Sat Nov 13, 2010 2:49 pm

Illidan wrote:Lembro com meu tio sobre a criação do MMO perfeito, discutiamos sobre ELDER SCROLLS e um MMO em TAMRIEL.

Uma das discurssões foi sobre o que o personagem faria quando seu jogador estiver FORA do jogo. A resposta foi simples: Haveria uma programação diária/semanal sobre o que cada personagem varia, ele continuaria comendo/trabalhando/treinando/rezando/dormindo/etc. Porém não poderia morrer nesse tempo off, e blablabla...

Outro ponto que decidimos era a morte definitiva, o envelhecimento dos personagens e morte por velhice, a possibilidade de ter filhos e jogar com os filhos do teu personagem, etc.


É exatamente isto que me deixou curioso: Quem tua char é quando "a alma" dela foi passear. Mas eu não quero transformar a personagem numa NPC, uma vez que a personalidade de uma personagem livre é muito variada e complexa. Mas também não queria deixar de fora os debates acerca do que acontece com elas. Afinal, elas não nasceram em Pangandaran, elas vêm de um mundo em que a consciência era persistente e algo aconteceu na transição - este "algo" deve ficar bem explícito como elemento da estória. Em Cantr todas as esquisitices são encaradas com naturalidade pois as chars nasceram ali mesmo e nunca conheceram outro estado diferente pra comparar.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby danizappa » Sat Nov 13, 2010 4:59 pm

Naturalmente que os meus chars vão recomeçar do ponto onde estavam. Não vejo nenhumas falhas nisso. O inverso já me parece bizarro. Começar a "inventar" percepções que vêem directamente do ooc... não faz sentido para mim. Cantr é cantr, não é o que os jogadores sentem por terem ficado muito tempo sem jogar com as suas personagens. As personagens são autónomas aos jogadores e autónomas ao "sistema de jogo", aos servidores, etc. São autónomas ao tempo "real" em que nós jogadores habitamos.
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby danizappa » Sat Nov 13, 2010 5:17 pm

Esc wrote:
Só uma perguntinha:
Uma personagem recém-surgida pode saber o que existe dentro de uma cabana alegando ter visto a coisa ser guardada lá dentro quando ela tinha seis anos?
Que gafe!!!
As regras do jogo são claras: tua personagem não pode surgir sabendo de eventos anteriores ao seu surgimento. Isto é OOC. Se ela estivesse nascendo, tudo bem. Mas ela surge com vinte anos. É realista uma pessoa surgir aos vinte anos sem saber nada do que aconteceu no mundo antes daquele instante?

Eu wrote:
Não vejo como gafe, não vejo como contradição, não me preocupa a regra de os chars não poderem surgir sabendo de eventos anteriores ao seu surgimento e que isso seja OOC. (como é que poderia ser ooc???!!!)

Porquê?
Não que eu me esteja nas tintas para as regras do cantr por não o respeitar ou não querer respeitar pressupostos de organização da comunidade de jogadores.
Estou-me nas tintas porque não vejo como isso possa prejudicar o jogo no caso indicado e não vejo como isso possa ser garantidamente e prejudicialmente occ.

Não pode ser racionalmente um ooc porque se estaria a pressupor que os personagens existem antes dos vintes anos (independentemente de só "surgirem" no interface do jogo por essa altura). E também não vejo como isso possa ser garantidamente prejudicial.

Relativamente a uma observação do Volt:
parafreseando: "Esta teoria de os chars surgirem aos vinte anos não contraria em nada o jogo (ou a mecanica do jogo, já não me lembro bem)"
Quanto a mim contraria, pois existem berços.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby HFrance » Sat Nov 13, 2010 10:43 pm

O tal do berço... puro elemento de rp... de mal rp, por sinal. Às vezes o staff tenta agradar uns e outros sem se preocupar com a filosofia do jogo. Berço não tem o menor sentido, uma vez que crianças não fazem o menor sentido. Eu testei a possibilidade de "ageplay" em Cantr: criei uma personagem (Hebe) que insistia em ser uma criança. Mas ela era um experimento e eu tinha plena consciência de que ela era um experimento (o nome lembra Hebefrenia - doença mental de adultos que se comportam como - e pensam que são - crianças ou adolescentes) e pessoalmente eu não considerei erradas as interpretações de outras personagens no sentido de que Hebe era, na verdade, uma maluca qualquer. Os comportamentos que, do lado de cá (ooc), poderiam ser interpretados como "infantis", do lado de lá eram comportamentos meramente "anormais", sem esta conotação de "ageplay". Também não considerei erradas as recepções favoráveis à personalidade especial desta minha personagem - afinal, "infância" ou "adolescência" é um estado de espírito, independentemente de faixa etária.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby danizappa » Sun Nov 14, 2010 8:31 pm

Sim... e os vinte anos... e o notar em vez de nascer, tudo elementos contra a filosofia do jogo, sem dúvida. Onde é que eu estava com a cabeça. E os projectos que começam do zero e não a partir de um terço do período de progresso dos mesmos... outra grande gafe dos programadores. E os objectos que são TODOS realistas... é que de facto eles ao programar tiveram o pequeno lapso de deixar de fora todos os outros objectos irrealistas que iram NATURALMENTE fazer com que os objectos realistas fossem apenas uma pequena reminiscência decorrente da preguiça e da inépcia que caracteriza afinal todos nós humanos.

P.S.: ... e os ovos das aves que também absurdamente foram incluídos no jogo. As aves naturalmente que não nascem, surgem, como toda a gente sabe. Enfim, vamos-nos entretendo.
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby HFrance » Sun Nov 14, 2010 8:53 pm

Seria legal se os berços fossem dotados do poder de gerar spawnpoints... Mas há uma resistência absurda em se fazer isto (ou qualquer outra coisa que desse sentido ao surgimento das chars - sentido cantriano, não ooc). Chama-se resistência à Narratividade.
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby danizappa » Sun Nov 14, 2010 9:20 pm

Não sei. Spawnpoints talves não, mas que ajudasse a natalidade nessa localidade não me parece mal.
User avatar
Trapaças
Posts: 822
Joined: Wed May 30, 2007 12:43 pm
Location: Algures no Alentejo

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby Trapaças » Mon Nov 15, 2010 9:07 am

danizappa wrote:Não sei. Spawnpoints talves não, mas que ajudasse a natalidade nessa localidade não me parece mal.


Não é má ideia, construir berços para fazer a localidade ter mais "prioridade" em termos de spawning. Não estou é a ver como os Cantrianos iriam descobrir a relação entre construir berços e a subida de natalidade pois lá está a noção de aparecer ou ser notado em vez de nascer.
Illidan
Posts: 301
Joined: Wed Oct 22, 2008 10:51 pm

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby Illidan » Mon Nov 15, 2010 12:03 pm

E eles poderiam ser destruídos, boa sugestão.
Quem é que vai lá sugerir? :wink:
User avatar
HFrance
Posts: 3935
Joined: Sat Mar 25, 2006 10:24 pm
Location: No mato, à beira do rio.

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby HFrance » Mon Nov 15, 2010 3:51 pm

Esta sugestão (e outras parecidas) já estão lá há muito tempo...
ex.:
http://forum.cantr.org/viewtopic.php?f=2&t=18239
Cantr II is a social simulator. What is not working is due a problem in the society.
Cantr is like Vegas - what happens in the game should be in the game.
"It's a virtual world, not a theme park!" (Richard Bartle)
danizappa
Posts: 459
Joined: Thu Aug 21, 2008 2:39 am
Location: Margem Sul
Contact:

Re: Meros pensamentos e opiniões

Postby danizappa » Mon Nov 15, 2010 6:28 pm

Trapaças wrote:

Não é má ideia, construir berços para fazer a localidade ter mais "prioridade" em termos de spawning. Não estou é a ver como os Cantrianos iriam descobrir a relação entre construir berços e a subida de natalidade pois lá está a noção de aparecer ou ser notado em vez de nascer.

Trapaças, se não fosses homem falava-te melhor de como eles iriam "descobrir" essa "relação" e essa "subida"... ok já chega é o Trapaças tenho de parar com isto...

Return to “Português (Portuguese)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest